Image Map

4 de outubro de 2012

Tezcatlipoca

۞ ADM Sleipnir


Tezcatlipoca (pronuncia-se Tez-ca-tlee-PO-ka), cujo nome na língua nauátle significa "espelho fumegante", é o deus asteca da noite e da feitiçaria, bem como o patrono dos reis astecas e dos jovens guerreiros. Tal como acontece com muitos deuses astecas, ele possui diferentes aspectos relacionados com o céu, os ventos, o norte, a terra, a realeza, adivinhação, e a guerra. Para os diferentes aspectos que ele incorporava, Tezcatlipoca também era conhecido como o Tezcatlipoca Negro do Norte, associado à morte e ao frio.

Segundo a mitologia asteca, Tezcatlipoca era um deus vingativo, que podia ver e punir qualquer mau comportamento ou ação que acontecesse na Terra. Por essas qualidades, os reis astecas eram considerados representantes de Tezcatlipoca na terra, e durante as suas eleições, eles tinham que ficar na frente da imagem do deus e realizar várias cerimônias, a fim de legitimar seu direito de governar.

Iconografia

Em sua forma humana, Tezcatlipoca é representado com listras pretas e amarelas em seu rosto e por um espelho de obsidiana em seu peito, através do qual ele podia ver todos os pensamentos e ações humanas. Em sua forma animal, ele é representado por um jaguar. Simbolicamente, Tezcatlipoca também é muitas vezes representado por uma faca de obsidiana.


Tezcatlipoca e Quetzalcoatl

Tezcatlipoca era filho do deus Ometeotl, que era a entidade criadora original. Um dos irmãos de Tezcatlipoca era Quetzalcoatl, que segundo a mitologia asteca era ao mesmo tempo um inimigo, bem como o seu aspecto dualista. Por esta razão, Quetzalcoatl é também conhecido como o Tezcatlipoca Branco, para distingui-lo de seu irmão, o Tezcatlipoca NegroA oposição entre Quetzalcoatl e Tezcatlipoca é refletida na lenda da mítica cidade de Tollan . A lenda diz que Quetzalcoatl, o rei e sacerdote da pacífica Tollan, foi enganado por Tezcatlipoca e seus seguidores, que eram adeptos de sacrifícios e violência, e o forçaram ao exílio .

Alguns arqueólogos e historiadores acreditam que a lenda da luta entre Tezcatlipoca e Quetzalcoatl é uma referência à eventos históricos, como o choque de diferentes grupos étnicos do Norte e do Centro do México .

Tezcatipoca contra Quetzalcoatl

Tezcatlipoca e a Origem do Mundo

Muitas lendas astecas sustentam que Tezcatlipoca e Quetzalcoatl eram os deuses que deram origem ao mundo. Em uma das histórias astecas sobre a criação, eles uniram forças para criar o mundo. Antes disso havia apenas o mar e o mostro chamado Cipactli. Para atraí-lo, Tezcatlipoca usou seu pé como isca, e Cipactli o devorou. Os dois deuses então capturaram o monstro, e o utilizaram para fazer a Terra com o seu corpo. Depois disso, eles criaram os humanos, que tinham que oferecer sacrifícios para confortar Cipactli pelos seus sofrimentos. Devido a isso, Tezcatlipoca costuma ser representado sem um dos pés.

Segundo a mitologia asteca, o mundo passou por uma série de quatro ciclos, ou "sóis", cada um representado por uma divindade específica, e cada um terminando de uma forma turbulenta. Os astecas acreditavam que viviam na quinta e última época. O primeiro ciclo foi governado por Tezcatlipoca, quando o mundo era habitado por gigantes. A luta entre Tezcatlipoca e o deus Quetzalcoatl, que queria substituí-lo, colocou um fim a este primeiro mundo com os gigantes, que foram devorados por onças.

De acordo com outra lenda asteca, relatada pelo frei Andrés de Olmos, à pedido do Sol, os deuses se auto-sacrificaram no processo de criação do universo. Isso aconteceu em Teotihuacan e provocou um grande desespero nos seres humanos, que passaram a vagar à procura de seus deuses, chorando e rogando. Num determinado momento, Tezcatlipoca os encontrou e se compadeceu, orientando-os para que preparassem uma festa, com muita música e preces em sua honra. Finalmente, os deuses voltaram a se comunicar com os humanos e desde então, as preces e a música se tornaram elementos fundamentais nos cultos da região.Desta forma, Tezcatlipoca é encarado como o deus responsável pela introdução desses elementos, além dos sacrifícios, na religião asteca.


Culto

À Tezcatlipoca era dedicada uma das cerimônias mais importantes de todo o ano. Esta cerimônia era chamada de Toxcatl , e era comemorada em maio, envolvendo o sacrifício de um menino . Este menino era escolhido entre os prisioneiros mais perfeitos fisicamente. No ano anterior à cerimônia, o jovem personificava o próprio deus e era servido por funcionários, alimentado com comidas deliciosas, usava  roupas finas e era treinado na música e na religião. Cerca de 20 dias antes da cerimônia real, ele era casado com quatro virgens, que o entretinham com músicas e danças.

O sacrifício real ocorria durante uma cerimônia solene. O jovem era acompanhado a um templo fora de Tenochtitlan, a capital asteca , e quando ele subia as escadas do templo, ele tocava uma música com quatro flautas que representavam as instruções do mundo e que ele iria em seguida, destruir. Quando ele chegava ao topo do templo, um grupo de sacerdotes esperavam por ele para realizar o sacrifício. Assim que o sacrifício terminava, um novo garoto era escolhido para ser sacrificado no ano seguinte.

Arte de Yobertertye Gst
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. a segunda imagem é de um livro, que eu sinceramente curti muito, mas minha memoria n permitiu dizer o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack Farrel & A Serpente Emplumada.

      Excluir
    2. 3 anos depois, lembrando do livro e sem a menor ideia de como achar, venho aqui ver se alguem respondeu meu comentario, muito obrigado.

      Excluir
    3. A serpente emplumada, se não me falha a memória, se trata do irmão de tezcatlipoca. Dito isso, sou levado a crer que nesse livro, um pouco da mitologia asteca é explicada. Está correto?

      Excluir
  2. muito bom o artigo! parabéns mesmo!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby