Image Map

24 de novembro de 2012

Mothman

۞ ADM Berserker


Mothman ("Homem Mariposa") é o nome dado a uma estranha criatura que, segundo relatos, apareceu em Charleston e Point Pleasant, Virginia Oeste, entre novembro de 1966 e dezembro de 1967. Antes e depois destas datas há relatos apenas esporádicos de aparições, com alguns tendo sido bem recentes, como em 2007 por exemplo. Suas aparições costumam ser associadas ao acontecimento de desastres futuros.

A maior parte das testemunhas oculares descreve o Mothman como uma criatura do tamanho de um homem, com enormes asas de morcego e grandes e brilhantes olhos vermelhos. Frequentemente aparece sem cabeça, com seus olhos situados na altura do peito.

Aparições

As aparições mais antigas de que se tem notícia foram relatadas no jornal New York Sun a partir de 18 de setembro de 1877, as manchetes diziam que uma curiosa criatura com aspecto humano mas com asas de morcego ou inseto, foi vista em Nova Iorque, particularmente no Brooklyn, durante o período de 1877 a 1880. Porém o Mothman só foi identificado com esse nome pela primeira vez em 1926, por um menino da Virginia Oeste. No mesmo período, três homens que estavam cavando uma cova em um cemitério da região viram uma figura humanoide, marrom e com asas levantando voo detrás das arvores. Ambos os incidentes foram reportados separadamente um do outro.

De 1926 a 1960 foram registradas mais de mil aparições do Mothman nos boletins policiais dos EUA, muitas delas provavelmente falsas devido a histeria da população toda a vez que os jornais abordavam o assunto. O interessante é que, com o passar do tempo, um segundo personagem começou a aparecer nesses relatos. Apelidado de “Ingrid Cold”, essa entidade acompanhava as aparições de Mothman, sempre observando as pessoas de longe. Sua aparência era um tanto peculiar, tinha mais de 1,80m de altura e estava vestido com um macacão verde brilhante que cintilava e parecia refletir as luzes da rua, havia um largo cinto preto ao redor da sua cintura e sua feição era sombria, com pequenos olhos arredondados, bem brilhantes e bem separados.

De acordo com o livro “Estranhas Criaturas do Tempo e do Espaço”, de John A. Keel, o Mothman começou a ser visto em Ohio a partir de 1959, quando sobrevoou muito rapidamente o pátio da esposa de um médico da região. Ela disse parecer tratar-se de uma borboleta gigante e apenas se atreveu a mencionar o incidente para algumas poucas pessoas. O som emitido pela criatura foi descrito por ela e outras testemunhas em locais e dias diferentes como sendo o “som de um grande rato”.

Após essas aparições o Mothman passou a ser visto com mais frequência em Point Pleasant, onde ganhou a notoriedade que se espalhou pelo mundo, sobretudo entre os anos de 1966 e 1967. Sempre sendo descrito como um ser alado muito grande de olhos vermelhos fumegantes. Boa parte da população permanecia cética quanto a existência da criatura, mas a histeria que se multiplicava rapidamente era muito real.


Um dos casos mais notórios se deu na tarde de 15 de novembro de 1966, ao passarem de carro por uma fábrica abandonada perto de Point Pleasant, dois jovens casais avistaram dois olhos enormes, de 5cm de largura e 15cm distantes um do outro, ligados a uma coisa que “tinha a forma de um homem, mas era maior” e que tinha grandes asas recolhidas nas costas. As testemunhas enfatizaram que os olhos eram quase hipnóticos. Quando a coisa começou a se mover em direção a porta da fábrica, os quatro entraram em pânico e fugiram. Logo depois viram o mesmo tipo de criatura na encosta de uma colina perto da estrada. Ela abriu as asas (que pareciam as de um morcego), levantou voo e seguiu o carro, que a àquela altura já estava a 160km/h. Ela os seguiu pela rodovia 62 até saírem do município de Point Pleasant. Um dos quatro disse ao investigador John A. Keel que o monstro nem bateu as asas e ficava apenas os seguindo de cima. Os quatro disseram ao xerife interino Millard Halstead que ele emitia um ruído como o de um disco tocando em alta velocidade ou um guincho de camundongo.

A polícia da cidade de Charleston recebeu uma chamada telefônica exaltada de um certo Richard West às 10h 15min da noite, no dia 21 de novembro daquele mesmo ano. O homem insistiu que um “homem alado” estava sentado no telhado de sua casa. A criatura tinha cerca de 1,80m de altura, uma envergadura de asas de 2,40m e grandes olhos vermelhos.

Alguns outros relatos também são coerentes com o fato de que perseguiu automóveis nas estradas e pessoas a pé.

Há coincidências das aparições da criatura com relatos de aparecimentos de OVNIs. Diversas pessoas em Ohio no ano de 1966 relataram terem visto discos voadores. Point Pleasant faz parte do altamente industrializado Vale do Ohio e está na beira do Bible Belt. As testemunhas foram identificadas como pessoas educadas e honestas, altamente devotas de suas convicções religiosas e supostamente não teriam motivos para mentir sobre o caso. No total foram 26 observações documentadas como descrições do Mothman na Virginia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969.

A única aparição documentada fora dos EUA ocorreu na Inglaterra, numa estrada rural perto de Sendling Park em 16 de outubro de 1997, quando quatro jovens disseram ter visto uma "estrela" subir aos céus e sumir atrás das árvores não muito longe dali. Com medo, eles fugiram mas logo depois pararam para ver uma luz dourada e oval que sobrevoava um campo a 80m de distância. O OVNI dirigiu-se para a área arborizada e desapareceu de vista. De repente, eles viram uma forma escura caminhando trôpega em direção a eles, vinda do outro lado do campo. Era preta, de tamanho humano e sem cabeça, com asas que pareciam de morcego. Diante das circunstâncias, os quatro preferiram não permanecer no local.

Sinais de Desastre

A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunica verbalmente com as pessoas. Entretanto, de acordo com o livro “The Mothman Prophecies” também de autoria de John A. Keel, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres. Inclusive existem relatos sobre a criatura ter sido vista dias antes de muitos acontecimentos trágicos mundo a fora, incluindo o grande terremoto na Cidade do México em 1985, o desastre nuclear de Chernobyl em 1986 e a queda das Torres Gêmeas em 2001.

Nota Final

Um grande número de hipóteses já foi apresentado para explicas os relatos das testemunhas oculares, indo desde meros erros na identificação, a fenômenos paranormais, de animais desconhecidos pela ciência a grandes teorias da conspiração. Vários estudiosos do caso deduzem que a criatura com grandes asas e olhos vermelhos pode ser uma nova espécie de coruja e que possui hábitos exclusivamente noturnos. Mas até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores quanto ao que seria o Mothman.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Muitas dessas criaturas descritas no blog tem no jogo Persona 3 e 4, para PS2. Interessante as histórias, mas somente para jogos, literatura e cultura. Abraços

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby