Image Map

28 de dezembro de 2012

Hera

۞ ADM Sleipnir 


Hera (do grego: Ἥρα, transl. Hēra ou Ἥρη, transl. Hērē) é a deusa grega do casamento, das mulheres e da maternidade. Esposa e irmã de Zeus, ela foi criada pelos Titãs Oceano e Tétis. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa Juno.

Ela é geralmente retratada como uma mulher majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, o escorpião, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados a ela. Sua cidade protegida é Argos. 

Hera é conhecida por ser ciumenta e agressiva contra qualquer relação extraconjugal. Ela odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência e beleza. 


Ela é a mais excelsa das deusas, sendo representada na Ilíada como orgulhosa, obstinada, ciumenta e rixosa. Com Zeus teve três filhos: Hebe, Hefesto e Ares, e alguns textos incluem Ênio, Ilítia e Éris como seus filhos. Odiava sobretudo Héracles, que procurou diversas vezes matar. Hera intervém com muita freqüência nos assuntos humanos: na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Páris, ajudou os gregos e aqueus e velou, igualmente, pelos argonautas, para que seu barco passasse sem perigo pelos temíveis rochedos de Cila e Caribde.

Possuía sete templos na Grécia. Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu pássaro para marcar os locais que protegia. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga. 

A união de Hera e Zeus 

O casamento de Hera e Zeus foi fundado em conflito e assim continuou sempre. Zeus sempre a cortejava, sem sucesso. Ele, então, usando de truques, metamorfoseou-se em um cuco desgrenhado. Hera sentindo pena do pássaro segurou-o contra o peito para aquecê-lo. Zeus, então, retomou a sua forma normal e aproveitando-se da surpresa e susto que ela tomara, a estuprou. Ela então se casou com ele para cobrir sua vergonha. 

A rebelião contra Zeus 

Uma vez, quando Zeus estava sendo arrogante e ditatorial, particularmente com os outros deuses, Hera convenceu Poseidon, Apolo e Athena a participar de uma revolta. Sua parte na revolta era dopar Zeus, tarefa na qual foi bem sucedida. Os deuses, então, colocaram Zeus para dormir em um sofá, tomando o cuidado de amarrá-lo e atá-lo a muitos nós. Isso feito, eles começaram a discutir sobre o próximo passo. No entanto a nereida Tétis tomou conhecimento desses planos e avisou a Briareu, um dos três Hecatônquiros (gigantes de cem braços e cinquenta cabeças), tio e aliado de Zeus durante a Titanomaquia. 


Ainda cheio de gratidão para com Zeus, Briareu dirigiu-se imediatamente ao Olimpo e postou-se, com toda a sutileza de eram capazes as cinquenta cabeças e os cem braços que possuía, ao lado do sobrinho, tratando rapidamente de desatar os muitos nós. Zeus saltou do sofá e pegou o seu trovão. Os deuses caíram de joelhos implorando e pedindo misericórdia. Ele agarrou Hera e pendurou-a do céu com correntes de ouro. Ela chorou de dor durante toda a noite, mas nenhum dos outros se atrevia a interferir. Ela continuou a chorar e pedir clemências a Zeus e, na manhã seguinte, ele concordou em libertá-la se ela jurasse nunca se rebelar novamente. Ela tinha pouca escolha, a não ser concordar. 

Algumas versões da história dizem que Zeus não castigou nem a esposa nem a filha. Poseidon e Apolo, como castigo, tiveram de servir o rei de Tróia, Lameodonte, e construir as muralhas da cidade  Apesar de nunca mais ter se rebelado, muitas vezes Hera ia contra os planos de Zeus e foi muitas vezes capaz de enganá-lo. 

As punições à Tirésias, Calisto e Io

Em um famoso mito, Hera foi responsável por tornar o adivinho Tirésias cego. A história diz que Zeus e Hera discutiam sobre quem gostava mais de sexo, homens ou mulheres Hera dizia que o homem é quem tem mais prazer, Zeus dizia que é a mulher. Os dois resolveram convocar Tirésias para decidir a questão, já que por ter sido transformado em mulher e ficado assim durante sete anos, tinha conhecimento sobre as particularidades dos dois sexos.

Mesmo sabendo que  qualquer que fosse seu veredito, seria punido por um dos deuses, Tirésias decidiu a questão: “se dividirmos o prazer em dez partes, a mulher fica com nove e o homem com uma”. Hera considerou que com tais palavras, Tirésias havia sugerido que o homem era superior, e furiosa, o cegou. Mas Zeus, compadecido e em recompensa por Tirésias ter dado a ele a vitória, deu-lhe o dom da adivinhação, de conhecer o futuro, além do privilégio de sobreviver a sete gerações humanas e compreender a linguagem dos pássaros. 

Um dos episódios de ciúmes de Hera foi com Calisto (deusa) que por ter muita beleza conquistou seu marido, mas Hera para separar os dois a transformou em uma Ursa. Calisto ficou muito isolada de todos e também com medo da floresta por causa dos caçadores. Até que um dia ao reconhecer seu filho Arcas correu para abraçá-lo, mas Arcas já preparava sua lança por não reconhecer sua mãe. Hera vendo o que aconteceria lançou um feitiço e enviou os dois para os céus que viraram constelações, a Ursa maior e a Ursa menor. Porém, como Hera ainda tinha muita raiva de sua rival, ela pediu às divindades marinhas Tétis e Oceano para que não os deixassem descansarem em suas águas, e com isso essas duas constelações sempre ficam em círculos e nunca descem para trás das águas como as outras estrelas.


Outro episódio de ciúme de Hera foi quando Zeus, por saber que Hera estava chegando e ele estava com uma de suas amantes (Io), a transforma rapidamente em uma vaca. Hera, muito desconfiada, pede para Zeus aquela vaca de presente e Zeus não podendo negar um presente, o dá para sua esposa. Ela então coloca aquela novilha aos cuidados de Argos, um monstro de muitos olhos, que ao dormir nunca fechava todos com isso a novilha estava sempre sendo observada. Mas Zeus ao ver o sofrimento da amante pede para que Hermes mate Argos. Então, Hermes toca uma música, fazendo Argos dormir completamente, fechando todos os olhos. Após isso, Hermes arranca-lhe a cabeça. 

Triste pelo acontecimento, Hera pega todos os olhos e coloca na cauda de seu pavão, onde eles estão até hoje. A deusa continua perseguindo Io, mas Zeus promete que não terá mais nada com a amante. Hera aceita a promessa e devolve a aparência humana à Io.


Créditos especiais à ex ADM Dama Gótica, que sugeriu e revisou a matéria ♥
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

31 comentários:

  1. Muito obrigada me ajudou muito em um trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Esse Site Estao de Parabens

    ResponderExcluir
  3. Ótimo o site, me ajudou em um trabalho de escola, tão de parabens, obrigada

    ResponderExcluir
  4. meu trabalho vai ficar melhor, graças a vocês.. obrigada mesmo.. e não se deixem desmotivar!

    ResponderExcluir
  5. meu trabalho ficou perfeito graças a vocês, continuem assim! obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa :D

    ResponderExcluir
  6. O que posso dizer de Hera? Bem. Talvez algo arrebatador se tratando dela, pois se realmente existisse tal deusa, sem dúvida seria a mais bela e imponente dentre todas elas. aqui no Brasil quem cuida do casamento, ou a (o) santo (a) deusa casamenteiro, é um tal de "Padre Cícero" olhe! Eu poderia pedir para Hera algo? Bem... queria ser o macho dela. Ãh-ãh... isso também se tornou uma lenda. Hera e Ederson Maia sendo marido e mulher, seria algo como Inaudito.

    ResponderExcluir
  7. OTIMO SITE PARA PESQUISAS ME AJUDOU MT EM UM TRABALHO DE HISTÓRIAS.CONTINUEM ASSIM O TEXTO É MT INTERESSANTE .GOSTEI E RECOMENDO PARA TODOS OS FÃNS DA MITOLOGIA GREGA! MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Hera é poderosa, mas não ao ponto de se equiparar aos 3 grandes: Poseidon, Hades e Zeus.

      Excluir
  9. Nos contos e historias tanto no papel quanto na TV mostra Hera sendo a vilã por perseguir e fazer esquemas mas se ver pela historia dela ela que é a vitima, estuprada e obrigada a se casar, humilhada constantemente com adultério pelo marido/irmão e ela não pode fazer nada com ele não porque não quer mas porque não consegue, ( desculpem o palavreado) mas foda pra ela desconta a fúria em quem dá eu não a culpo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hera não é nenhuma coitada. As maldades que ela cometia não giram em torno de perseguur amantes e bastardos de zeus.

      Excluir
    2. Ela jogou Hefesto no mar, ela não é injustiçada

      Excluir
  10. Olá :)
    Eu gostaria de saber se há uma fonte disponível sobre certos aspectos ressaltados na matéria sobre Hera, como por exemplo o estupro e a rebelião durante a Titanomaquia...
    É que tenho grande interesse em mitologia, e já li vários artigos sobre, mas apesar de perfeitamente cabível, nunca li nada que fizesse referência a esses acontecimentos.
    Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! A rebelião que Hera orquestrou contra Zeus não foi durante a Titanomaquia, ela ocorreu muito depois, só não sei lhe precisar o momento correto. Já sobre Zeus ter estuprado Hera, há fontes que dizem que isso ocorreu da forma que descrevi no texto, e tem fontes que dizem que ela resistiu as investidas de Zeus até ele prometer que se casaria com ela.

      Excluir
    2. Olá, R. Sleipnir.
      Percebi meu erro de ter se referido à rebelião durante a Titanomaquia apenas depois de enviar o comentário, I'm sorry. Quanto às fontes, você não teria as referências bibliográficas ou a mídia em que ele foi publicado, teria? Porque se você tivesse, eu teria muito interesse em ler :)
      Aliás, vocês fazem um ótimo trabalho por aqui! <3

      Excluir
    3. Gabriela, consegui achar o nome de um dos livros que usei como referência para o post, porém ele é todo em inglês, e não sei se existe uma versão em português dele:

      -The Complete Idiot's Guide to Classical Mythology © 2004 autores: Kevin Osborn and Dana L. Burgess

      Excluir
    4. Muito obrigada!
      Uma ótima oportunidade para eu afiar meu inglês :3

      Excluir
  11. Muito obrigada mesmo ,me ajudou muito nos trabalhos de escola !!!

    ResponderExcluir
  12. Acho a deusa Hera tão injustiçada, Zeus enganou ela para se casarem por pura vaidade e ele trai ela por esporte e ela nem pode descontar nele. Hera não é a vilã, ela é a deusa injustiçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela jogou o filho no mar e fez com que Hércules matasse a própria família, o que aconteceu com ela não justifica isso.

      Excluir
  13. Hera e a minha deusa grega preferida, ela é tão subestimada por sua história, alguns podem achar que ela é má ou até a vilā mas na verdade ela é a vítima, pois Hera valoriza a fidelidade e compromisso, algo muito importante pro mundo, ela já foi obrigada a se casar, foi violentada, teve que casar, não pode fazer nada contra Zeus, eu dou razão pra ela por punir suas amantes, quem manda dá pro marido dela, seria injusto ela aceitar tudo de boa, ainda bem que ela não deixou barato pras amantes dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar! Eu acho que o mais certo mesmo seria ela deixar Zeus. Ela se vingava das amantes dele, mas a maioria delas, senão todas, nem tinham escolha. Zeus chegava, violentava e saia fora.

      Excluir
    2. Ser corna não justifica as maldades dela

      Excluir
    3. Ela perseguia os filhos das amantes que não tinham feito nada e até com as famílias deles que realmente não tinham qualquer conexão com isso.

      Excluir
  14. Hera é malvada mas mesmo assim eu gosto dela.

    ResponderExcluir
  15. Com licença, acredito que exista um erro no texto ao dizer que tirésias é bissexual. Tirésias poderia responder esta pergunta pois teve seu sexo mudado pelos deuses. Nem mesmo transexual seria uma boa definição. Talvez fosse melhor usar: "O qual, devido à acontecimentos anteriores, mudara seu sexo", ou algo semelhante. Seu site é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é o melhor termo para definir o personagem. Irei revisar e corrigir, obrigado!

      Excluir
  16. Muitos estudiosos acreditam que na origem, Hera a Deusa-mãe de um povo pré-helênico, e o mito de Zeus seria posterior ao Dela. Anteriormente Hera não possuía um marido, e reinava toda majestoso, como Criadora, Provedora e Sustentadora de toda a vida na Terra. Após a chegada de outros povos que trouxeram a crença no deus Zeus, eles não conseguiam conter a grande devoção à Deusa, aí tornaram-na uma esposa de Zeus, e não só isso, a tornaram uma subordinada e ciumenta de Zeus, que só vivia pra pegar suas traições. Uma simples Deusa do casamento e da família, distanciando da imagem daquela Grande Mãe que originalmente era adorada.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby