Image Map

25 de janeiro de 2013

Ladon

۞ ADM Sleipnir

Arte de Utas

Ladon (grego Λάδων; também chamado de Ladão, Dragão Hespério ou Dragão das Hespérides, grego Δρακων Ἑσπεριος) é um dragão pertencente a mitologia grega. Ele era servo da deusa Hera e habitava o jardim das Hespérides, onde era responsável por guardar a árvore de maçãs douradas, juntamente com as Hespérides, as filhas do titã AtlasEsta árvore foi um presente de casamento de Gaia para Hera e ZeusUma vez colocado lá, Ladon enrolou-se em torno da árvore e tornou-se seu guardião. 


A ascendência dessa criatura difere de várias fontes. Segundo os poetas Apolodoro e Higino, Ladon era um dos muitos filhos do monstruoso casal Tifão e Equidna. Já de acordo com o poeta Hesíodo, ele descende das divindades marinhas Fórcis e Ceto.  Há ainda autores que atribuem sua maternidade à Gaia.

Ladon possuía um corpo enorme e era dotado de cem cabeças, as quais dizem que falavam  línguas diferentes cada uma (ou simplesmente possuíam tons de voz diferentes). Ele também nunca dormia, mantendo-se sempre vigilante para qualquer possível tentativa de roubo das maças.

Arte de Giovanni Fim

Obter essas maçãs douradas foi um dos trabalhos de Héracles (o 11°), que com um tiro preciso usando uma de suas flechas envenenadas, atingiu o coração da besta e a matou rapidamente. Como uma celebração de sua vitória, Héracles gravou uma imagem em auto- relevo do dragão sobre o seu escudo e lançou os restos mortais do monstro aos céus, onde Zeus transformou-o na constelação de Dragão. Em uma versão alternativa do mito, Ladon nunca é morto, e Héracles, em vez disso, pede ajuda ao titã Atlas para recuperar as maçãs. Enquanto Héracles toma seu lugar por alguns instantes na tarefa de sustentar os céus, Atlas vai até o jardim e pega algumas maças para ele.

Ladon é destaque nos livros de Percy Jackson. Também é vendido como um dragão de pelúcia em um programa de TV para crianças nos EUA. Finalmente, existem vários cruzamentos culturais sobre Ladon. Muitas são as histórias de dragões guardando itens em quase todas as culturas do mundo. Além disso, o gregos usam-no não só como guardião da árvore das Hespérides, mas como o deus-rio da Arcádia, na Grécia.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. mitologia grega muito interessante, parabéns pelo site

    ResponderExcluir
  2. Adorei o site, adoro mitologia grega, como estou lendo a Maldição dos Titãs, fiquei interessada em saber quem era Ládon, obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou lendo o mesmo e procurei saber sobre esse inimigo do sonho de Perseu.

      Excluir
  3. Muito bom, esta meio incompleto, mas ajuda...

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado ajudou muito

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby