Image Map

5 de janeiro de 2013

Serafim

۞ ADM Demon Girl

Serafins (do hebraico seraph, plural seraphim) são categoria de anjos da tradição judaico-cristã. Na tradição judaica, eles estão em um patamar intermediário da hierarquia angélica, enquanto na tradição cristã são considerados os mais elevados de todos os anjos, sendo os que estão mais próximos de Deus. A palavra hebraica saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um "fogo" ou mesmo a um "fogo consumidor". Há ainda a tese de que não seriam anjos, uma vez que a palavra hebraica para anjo é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é "angelus" (mensageiro) e estas figuras aladas que aparecem na Bíblia exaltando a Deus não comunicam mensagens ao profeta que os observa.

A única descrição dos serafins como anjos ocorre no livro de Isaías, capítulo 6:
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: "Santo, Santo, Santo é Yahweh dos Exércitos!"; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: "Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, Yahweh dos Exércitos". Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou a minha boca, e disse: "Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado".
Entretanto, a palavra seraphim, relacionada à saraph, "queimar", também é usada para se referir a serpentes venenosas do deserto que picavam os israelitas - provavelmente a víbora-tapete, Echis coloratus, serpente de 30 cm a 60 cm (máximo 80 cm) que vive entre as rochas do deserto e cuja picada é "ardente", não como a naja do deserto, cuja picada, apesar de mais mortal, não provoca essa sensação. O exemplo mais conhecido é o do livro dos Números (capítulo 21):
Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então Yahweh mandou entre o povo serpentes ardentes (nachashim seraphim), que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: "Havemos pecado, porquanto temos falado contra Yahweh e contra ti; ora a Yahweh que tire de nós estas serpentes". Então Moisés orou pelo povo. E disse Yahweh a Moisés: "Faze-te uma serpente ardente (nachash seraph), e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela". E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Víbora-Tapete

A figura de uma serpente sobre uma haste era associada à cura e à medicina em várias culturas da Antiguidade. Era a imagem do deus-serpente sumeriano, patrono da medicina e "senhor da boa árvore", possivelmente relacionada à Árvore da Vida do Jardim do Éden. Uma serpente em torno de um bastão também representava Asclépio, o deus grego da medicina em cujos templos eram criadas serpentes sagradas. Em tempos modernos, uma serpente em torno de uma haste ou cálice voltou a ser o símbolo da medicina e da farmacêutica. Parece lógico que os serafins tenham sido originalmente imaginados como agentes dos deuses em forma de serpente, com poderes relativos à cura de doenças.

Bastão de Asclépio

Na tradição católica, os serafins louvam continuamente a Deus, de cujo trono são os anjos mais próximos. Cantam a "música das esferas" e assim regulam o movimento dos céus. Eternamente ardendo em amor a Deus, seu brilho é insuportável até para os demais anjos.

O Pseudo-Dionísio, em sua Hierarquia Celestial, fixou a natureza ígnea dos serafins na imaginação medieval. Descreve os serafins como ocupados em manter a divindade em perfeita ordem, além de cantar o Trisagion ("Santo, Santo, Santo!" ou, em hebraico, "Kadosh, Kadosh, Kadosh!"). Com base na tradição rabínica, interpretou seu nome como "aqueles que queimam ou aquecem":

O nome serafim indica claramente sua revolução incessante e eterna em torno dos princípios divinos, seu calor e entusiasmo, a exuberância de sua atividade intensa, perpétua, incansável, e sua assimilação elevada e energética dos que lhe são inferiores, acendendo-os e queimando-os com seu próprio calor, e purificando-os completamente com uma chama que tudo queima e consome; e por seu inocultável, inextinguível, invariável, brilhante e iluminante poder, dispersa e destrói as sombras da escuridão.


Tomás de Aquino, na Suma Teológica, oferece sua descrição da natureza dos serafins:
O nome "serafim" não vem só da caridade, mas do excesso de caridade, expresso pela palavra "fogo" ou "ardor". Daqui Dionísio expõe a relação do nome "serafim" com as propriedades do fogo, contendo um excesso do calor. Ora, no fogo podemos considerar três coisas: 
Em primeiro lugar, o movimento que é ascendente e contínuo. Isto significa que estão voltados inflexivelmente para Deus. 
Em segundo lugar, a força ativa que é o "calor", que não é simplesmente encontrado no fogo, mas existe nele com alguma veemência, com ação mais penetrante, alcançando mesmo às menores coisas com fervor superabundante; por meio do qual se representa a ação destes anjos, exercitada poderosamente sobre os que estão sujeitos a eles, estimulando-os a um fervor semelhante e purificando-os completamente com seu calor. 
Em terceiro lugar, consideramos no fogo a qualidade da claridade, ou brilho; o que significa que estes anjos têm em si mesmos uma luz inextinguível e iluminam perfeitamente os demais.
Segundo uma tradição cristã, Satanás ao Satã, o líder dos anjos caídos, foi o mais elevado dos anjos de Deus, o que por definição teria sido um serafim. No entanto, a própria bíblia afirma que Satã era o “querubim ungido”, comprovando que seria totalmente impossível a traição divina partir de um dos serafins, pois estes seres que ardem em grande caridade e que permanecem mergulhados em uma adoração cega e constante, são logicamente incompatíveis com o pecado mortal. Somente um dos querubins poderia ter sido o responsável pela “Queda”, pois estes são os anjos mais identificados com o conhecimento universal e a sabedoria divina, sendo portanto os mais propensos ao pecado do orgulho.

Arte de Anna Ignatieva
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

17 comentários:

  1. cara teu blog é muito bom, só conheco ele a dois dias e ja li ele quase todo, adoro as matarias relacionadas a anjos e animais da criptozoologia, abraço fera, nunca deixe de postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #ADM Demon Girl: Muito obrigada, q bom q tenha gostado ^^

      Excluir
    2. parabens continue excelentes artigos

      Excluir
  2. muito bom este blog
    tem mitos, lendas, historias q nunca já conhecido
    e também por eu ser um amante da mitologia, dos seres fantásticos
    q correm em nosso imaginário ou não.

    bem o q eu tenho a dizer q adorei o blog

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse blog, sou evangélico e tenho a mente aberta para qualquer tipo e estilo de estudo.. Continue assim que vc vai longe ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sou evangélico, e tenho a mente aberta". Você no seu caso, tem é a mente programada; compreendeu robozinho? e não se enxerga!!! querendo passar você mesmo para trás... OBSERVE-SE RÁPIDO, e pare de se iludir.

      Excluir
    2. Acho que este comentário foi extremamente preconceituoso em relação aos evangélicos. Chamar alguém de programado ou de robô pq acredita em algo diferente de vc, é no mínimo intolerância de sua parte. "Observe-se" para não continuar reproduzindo esta prática.

      Excluir
    3. 👏👏👏👏👏👏.perfeito. Bom dia.

      Excluir
  4. muito bom esse blog, sou evangélico e tenho a mente aberta para qualquer tipo e estilo de estudo.. Continue assim que vc vai longe ^^

    ResponderExcluir
  5. realmente parecem fabulas mitologicas....muito dezzzzzz

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito. Conhecer mais desses seres tao fantasticos =), mas tudo que Deus faz é perfeito mesmo. O melhor é saber que não são só histórias, que existem mesmo =)

    ResponderExcluir
  7. Brother seu blog eh d + msm, nunk pare de posta! (y)

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive interesse por esses anjos por causa do meu nome....
    Adoreii !!!
    Serafim - Fogo... hahhaha :-)
    Super Demais!

    ResponderExcluir
  9. O cara q chamou d robozinho e o próprio, pois este sempre é o comentário de cegos fanáticos q enxergam apenas uma visão "decorada'' do que impõe seus líderes. Coitados....

    ResponderExcluir
  10. Qual é o site dessa primeira imagem? Eu gostaria do link.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby