27 de fevereiro de 2013

Esfinges

#ADM Berserker


Esfinge egípcia:

A imagem das esfinges é tradicionalmente representada como a de criaturas que tem o corpo de leão e a cabeça de um humano ou falcão, embora algumas vezes possam ter a cabeça de outros animais. Diferentemente da esfinge grega, as egípcias são geralmente apresentadas com seres humanizados, além disso, as esfinges egípcias eram vistas como muito benevolentes, em contraste com sua versão grega, que era malévola, sendo consideradas como uma espécie de guardiãs, muitas vezes representadas em enormes estátuas colocadas nas entradas dos templos.

Cada tipo de esfinge possui uma denominação diferente, que esta de acordo com o modelo de sua cabeça. Os tipos mais comuns de esfinges egípcias são: androsfinge - corpo de leão com cabeça de humano; hierocosfinge - corpo de leão com cabeça de falcão; criosfinge - corpo de leão e cabeça de ovelha (usada para representar o deus Amon).

Quando representadas com a cabeça humana, geralmente era a cabeça de um faraó. Assim como as pirâmides, também simbolizavam uma demonstração extrema de poder, com associações solares sagradas. A maior e mais famosa é a esfinge do planalto de Gizé, a Sesheps, na margem oeste do Nilo, possuindo um pequeno templo entre suas patas. Acredita-se que essa esfinge carregue o rosto do faraó Quéfren ou possivelmente a de seu irmão, o faraó Djedefré, sendo datada de algum momento na quarta dinastia, um período que compreende entre 2723 a.C. a 2563 a.C. Contudo, há algumas teorias alternativas que datariam a esfinge ao período que antecede o antigo império, que pode ter sido em tempos pré-históricos.


Esfinge grega:

Na tradição grega havia uma única esfinge, ela era um demônio que trazia com sigo muita destruição e má sorte e de acordo com Hesíodo era filha da Quimera com Ortro, outros dizem que era filha de Tifão e Equidna. A esfinge tem pernas de leão, asas de águia, cauda de serpente e o rosto de mulher, era uma criatura tida como extremamente traiçoeira e impiedosa.

A mitologia grega conta que a esfinge foi enviada por Hera ou Ares de sua casa na Etiópia para guarda a entrada da cidade grega de Tebas, permitindo apenas a passagem de viajantes que conseguissem responder sua charada, o quebra-cabeças mais famoso da história, conhecido como “O Enigma da Esfinge”, o quebra-cabeça exato perguntado pela esfinge não foi especificado por vários contadores de histórias, e não era padronizado como o dado abaixo até mais tarde na história grega:

- Decifra-me ou devoro-te: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três e é mais fraca quando tem mais pés?


Como ninguém conseguia responder corretamente, ela estrangulava e depois devorava qualquer um que tentava cruzar a passagem, dai a origem do nome esfinge, que deriva do grego sphingo (estrangular). Após essa grande matança que deixou o povo de Tebas aterrorizado, ela foi facilmente derrotada por Édipo, o único que foi capas de concluir que a resposta seria “O homem, pois engatinha como bebê, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa um arrimo (bengala) quando é ancião”.

Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. Versão alternativa diz que ela devorou-se.

Esfinges na arte:

Na arte decorativa europeia, a imagem da esfinge teve um grande ressurgimento durante o Renascimento. Mais tarde, as esfinges que seguiam muito o conceito original egípcio, foram incorporadas em muitas outras culturas, embora muitas vezes interpretadas de forma bastante equivocada, devido a problemas nas traduções dos escritos originais e da evolução do conceito em relação a outras tradições culturais. Geralmente, o papel das esfinges está associado a grandes estruturas arquitetônicas, como tumbas reais e templos religiosos. A esfinge mais antiga conhecida foi encontrada perto de Gobekli Tepe, em Nevali Cori, Turquia, datada de 9.500 a.C.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, fique a vontade e deixe seu comentário nas postagens, pois ele é o nosso maior incentivo!

Um comentário:

  1. muito bom seu blog, faltou alguns com áudio, algumas musicas, para curtir um som quando se lê

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.