Image Map

2 de fevereiro de 2013

Kappa

۞ ADM Sleipnir

Kappa (japonês 河童, também conhecido como Kawatarô (川 太郎), Komahiki ou Kawako (川 子)) é um yokai aquático pertencente ao folclore japonês, por vezes classificado como um bakemono. Assemelham-se a pequenos humanóides de aparência reptiliana, com as mãos e os pés palmípedes e ostentando uma casca de tartaruga. A cor da pele varia do verde ao azul para amarelo, e até mesmo vermelho. Seu rosto pode conter um nariz adunco ou mais parecido com um macaco. Coroando a sua cabeça, há uma depressão circular cheia de água, necessária para manter seus poderes sobrenaturais quando fora d’água e eles são criaturas hermafroditas. Um kappa coberto com cabelo é conhecido como um Hyosube (uma classe mais cruel de Kappa). Eles são conhecidos por serem um dos poucos yokais capaz de aprender e compreender línguas humanas.

Uma origem para os Kappas pode ser a de que eles sejam os fantasmas de pessoas afogadas. Qualquer lagoa ou rio pode ter um. Eles possuem imensa força e pode facilmente dominar um humano, embora a fonte deste poder venha da água armazenada dentro da depressão em sua cabeça. Esvaziar essa depressão enfraquece o Kappa, e isso pode ser feito curvando-se para o kappa após o encontro. Em uma demonstração de boas maneiras, o Kappa também irá se curvar, e assim, acabará despejando a água de sua cabeça.

Arte de João Freire

As ações deste yokai podem variar de pequenas travessuras a atos mortais. Eles adoram passagens de gás, as quais sempre os deixam com odor de peixe. Eles também podem tentar olhar por baixo dos quimonos das mulheres e nadar para baixo dos encanamentos afim de bater nas nádegas das pessoas enquanto elas defecam. 

Kappas também podem dominar uma pessoa ou animal para violentá-los ou matá-los para se alimentar deles. Uma vez que a vítima já esteja morta, eles removem suas entranhas. Primeiro eles enfiam a mão em seu ânus, removem o seu shirikodama (尻子玉, literalmente "bola de alma do ânus", uma espécie de glândula imaginária que segundo o folclore está localizada na região e contêm a alma da pessoa), e o devoram. Depois, devoram o seu fígado e tudo mais o que conseguirem aproveitar. Segundo algumas histórias, eles também podem devorar pessoas vivas.

Arte de Ikarow

Além de carne fresca, o kappa também gosta de cozinha vegetariana. Adoram principalmente beringelas e pepinos. Diz-se que se você talha o seu nome e idade em um pepino, em seguida, jogando-o na água para um kappa com fome, vai garantir que o kappa nunca possa prejudicá-lo. Embora também é perigoso nadar logo depois de comer um pepino. 

Kappa também amam disputas. Eles desafiam transeuntes para jogos como “Puxe-meu-dedo” e luta de sumô. Caso a vitória seja do yokai, ele geralmente afoga e devora o perdedor. Um conto fala de um samurai que aceitou o pedido de um kappa para um cabo-de-guerra. Felizmente, ele enganou o kappa e usou um cavalo para puxar em seu lugar. O demônio caiu, derramando o conteúdo de sua cabeça no chão. Agora fraco demais para fugir, o kappa prometeu ensinar o samurai o truque de massagem se pudesse ser liberado. 

Os Kappas são muito bem informados sobre assuntos de medicina e de irrigação. Em um caso onde um kappa perdeu seu braço para um cavalo assustado, ele pediu aos moradores para que trouxessem o membro de volta. A comunidade forçou o kappa a selar um pacto com eles em troca do seu braço perdido. A partir de então o kappa passou a entregar um monte de peixes para a aldeia, e advertir outros kappas de não passarem pela aldeia.

Arte de Ángel Ramírez


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Bastante interessante e um belo trabalhoo de pesquisa...parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Legal !! no livro maldição do tigre eles são descritos como macacos brancos sem pelo ! e que sugam o sangue da pessoa que eles afogam !doidera

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!
    Só vi em algum outro local que eles desmembravam humanos, mas não sei se procede.

    ResponderExcluir
  4. no touhou tem um kappa Engenheira o nome dela é:Nitori Kawashiro (mas esse kappa parece humano)

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby