13 de fevereiro de 2013

Lâmia

۞ ADM Berserker



As lâmias (do grego laimos, "garganta") eram seres da mitologia grega com forma de mulheres belas e fantasmagóricas, que devoravam crianças ou que, com artifícios sensuais, atraíam os jovens a seus leitos para devorá-los ou sugar-lhes o sangue.

Presume-se que podiam tomar forma humana, mas supunha-se que, ao atingir seu objetivo, retornavam à sua forma verdadeira de mulher-serpente, ou de uma besta quadrúpede e feroz.

Na Alta Idade Média, o termo lâmia referia-se, no folclore popular, a espíritos que voavam a noite. Depois de 1450, as lâmias começaram a aparecer em tratados inquisitoriais de feitiçaria, referindo-se a feiticeiras. Alguns deles derivavam erradamente seu nome do latim laniare ("lanhar"), porque as bruxas, segundo os autores, devoravam carne humana.

A lenda da Rainha Lâmia

Segundo o mito, Lâmia foi originalmente uma belíssima rainha da Líbia, filha de Poseidon e amante de Zeus. Hera, mulher de Zeus, corroída pelos ciúmes, matava os filhos de Lâmia ao nascerem (exceto Cila e Aquileu, segundo algumas versões), ao final, a transformou em um monstro (em outras versões Lâmia foi esconder-se em uma caverna isolada e o que a transformou em um monstro foi seu próprio desespero).

Por fim, para torturá-la ainda mais, Hera a condenou a não poder fechar os olhos, de forma que sempre estivesse obcecada pela imagem dos filhos mortos. Zeus amenizou seu sofrimento dando-lhe o poder da profecia e a capacidade de tirar e pôr os olhos quando quisesse descansar, mas Lâmia passou a invejar as outras mães e por isso devorava seus filhos.

Mitos de lâmias

Segundo opinião bastante difundida, a Lâmia mitológica serviu de modelo para as lâmias (Lâmiae em latim), ora descritas como bruxas canibais, ora como espíritos ou como monstros, que geralmente tinham forma humana da cintura para cima, mas com caudas de serpente. As Lâmias atraíam os viajantes expondo os belos seios e emitindo um agradável cicio, para depois matá-los, sugar seu sangue e devorar seus corpos. Neste aspecto, as Lâmias constituem um antecedente dos súcubos da Idade Média e das modernas vampiras.


Na Vida de Apolônio, de Filóstato, conta-se que em Corinto, uma lâmia tomou a forma de uma fenícia bela e rica, rodeada de servos e tesouros ilusórios, para seduzir Menipo, discípulo de 25 anos do profeta pagão Apolônio de Tiana. Na véspera do casamento, Apolônio a reconheceu e a denunciou, obrigando-a a desfazer seu disfarce e confessar que pretendia devorar o belo Menipo.

Nas Metamorfoses, de Antoninus Liberalis (século II), Lâmia, também chamada Síbaris, era uma mulher-serpente que vivia em uma caverna do monte Crífis e dizimava homens e rebanhos de Delfos, na Fócida, até ser morta por um herói chamado Euríbaro. Este se apaixonou por um jovem chamado Alcioneu, que ia ser sacrificado ao monstro e ofereceu-se para ser levado em seu lugar. Ao chegar à caverna, agarrou Lâmia e a jogou das rochas. Onde ela tombou, surgiu uma fonte conhecida como Síbaris, que mais tarde deu nome a uma cidade da Itália.

No folclore da Grécia moderna, Lâmia é uma ogra suja, estúpida, glutona e antropófaga que vive em uma casa ou torre remota, come carne humana e tem habilidades mágicas. Nos contos de fadas, o herói precisa evitá-la, enganá-la ou cair em seu favor para conseguir algum objeto mágico ou informação crucial. Em alguns contos, a lâmia tem uma filha que também é mágica e ajuda o herói, eventualmente apaixonando-se por ele.


Em grego moderno, a expressão "της Λάμιας τα σαρώματα" ("varrida de Lâmia"), refere-se a negligência e desmazelo e se diz "τό παιδί τό 'πνιξε η Λάμια" ("a criança foi estrangulada pela Lâmia") para a morte súbita de uma criança no leito.

Na Vulgata, a tradução da Bíblia por São Jerônimo, o nome de Lilith foi traduzido por Lâmia em uma passagem do livro de Isaías, 34:14: "Nela (a terra de Edom) se encontrarão cães e gatos selvagens, e os onocentauros chamarão uns pelos outros; Lâmia frequentará esses lugares e neles encontrará o seu repouso".

No folclore búlgaro, a lâmia é uma criatura com muitas cabeças, que crescem outra vez se forem cortadas. Vive em cavernas ou no subsolo e atormenta os povoados alimentando-se do sangue das pessoas ou matando mulheres jovens. Em algumas historias tem asas, em outras, sua respiração é de fogo.

Na mitologia basca, as Lâmias são gênios com pés e garras de ave e cauda de peixe. Quase sempre femininos e de admirável beleza, moram nos rios e fontes, onde costumam pentear suas longas cabeleiras. São em geral amáveis, mas ficam enfurecidas se alguém rouba seus peixes. Às vezes se apaixonam por mortais e até têm filhos com eles, mas não podem se casar.


Algumas versões do mito dos vampiros fazem uma descrição das lâmias como uma personificação dos vampiros, citando-as como vindo de uma espécie de nascimento vampírico, ou seja, vampiros que nascem de outros vampiros, tendo assim uma “vida normal” onde crescem, desenvolvem-se e as vezes envelhecem, ao contrario dos vampiros criados a partir de humanos comuns. Estes sendo os originais da rasa dando assim origem aos tradicionais vampiros.

Representações das lâmias

É possível que Lâmia fosse originalmente um monstro marinho semelhante a um tubarão (em grego, a palavra lâmia refere-se também a um tubarão grande e solitário). Porem nos mitos gregos e medievais, as lâmias são geralmente representadas como belas mulheres da cintura para cima e serpentes da cintura para baixo.

No século XVII, as lâmias foram também descritas como seres quadrúpedes, com garras nas patas da frente, cascos nas patas traseiras, cobertos de escamas, com cabeça e seios, além de um pênis (embora fossem fêmeas).



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

16 comentários:

  1. adorei a historia mas eu acho que e real porque uma mulher minha visinha ela tem a pele scamosa ele a as veses esta com os olhos vermelhos q ate da medo e o beiço vermelho os dentes grandes e unhas preta OBS:unhas sem tintas e muito grande ele come carne muito sangue me ajuden por favor vcs tem uma resposta ai
    como se mata uma lamia

    ResponderExcluir
  2. Velho, não mate sua vizinha, por favor...

    ResponderExcluir
  3. No ano de 1461, faltando apenas 10 segundos para o ano novo começar, -Garganfour- uma das Lâmia, reivindicou sua criança: Ela teria transado com a mulher de um nobre da idade média, cuja mulher era estéril, e Garganfour lhe injetou um liquido em seu ventre. Mas a mulher recusou lhe entregar a criança um dia antes de terminar aquele ano da era Medieval. Essa Lâmia apareceu com mais outras 10 Lâmias, e soprou insetos em forma de carrapatos, eles sugaram todo o feto, ao mesmo tempo que sugavam, eles cresciam, ou seja... a criança não morreu, mas ficou adulta instantaneamente, e se tornou uma mulher linda, as Lâmias se dobrou diante de tanta beleza, e passou a adorar Garganfour. A mesma ordenou que elas deixassem a festa de seus pais prosseguirem, então as Lâmias se tornaram lindas mulheres, e participaram da festa. A mãe da jovem Garganfour se aproveitou, e envenenou à todas as Lãmias, enquanto elas tomavam vinho quente. Presume-se que todas as Lâmias estão mortas e sepultadas nas proximidades do castelo Suze-la-Rousse da época galo-romana.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o renomado livro Dicionário de Símbolos, Lâmia era, originalmente, uma personagem humana da mitologia grega. Teve um caso com Zeus, o que enfureceu Hera, seu esposa, e condenou Lâmia a um isolamento em cavernas. Enciumada, remoía dentro de si as cenas que imaginava se passarem entre Zeus e Hera, de forma que jamais conseguia dormir. Com pena, Zeus lhe concedeu uma graça: a capacidade de tirar os olhos e dormir. Ao acordar, ela os punha novamente e voltava aos mesmos tormentos (retirar os olhos apenas diminuía, mas não os extinguia nem mesmo momentaneamente). Lâmia é um símbolo do ciúme feminino.

    ResponderExcluir
  5. cara q Dahoraaa..eu queria ver uma Lâmia..como eu faço?

    ResponderExcluir
  6. Teorias á parte essa imagem bizarra de uma grotesca criatura com corpo de animal coberto de escamas, busto de mulher e penis ficou colada na minha cabeça.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk deve ser uma lâmia travecão mariluzdaluz3 kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Isso tem tudo haver com o acontecimento do acidente do aviã que leveva o time do Chapecoense, em um avião com o nome "Lâmia" e morreram 76 homens exceto uma mulher, e por fim o significado do nome já se relaciona a bruxa que devora, voa a noite e mata os homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobagem! O acidente foi causado pela imprudência de um homem ganancioso que quis economizar com gasolina e perdeu a vida levando outras muitas consigo.

      #ForçaChape

      Excluir
    2. O nome da empresa aérea não é Lâmia, mas sim LaMia que significa Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación.

      Excluir
  9. Vixx

    Eu tbm tenho essa Duvida Daaviação que Caio O

    ResponderExcluir
  10. eu acho que foi emprudencia sim do piloto mais teve uma ajuda sim do mal.tem gente que posto ate no face que isso td foi obra de Deus como obra de Deus uma disgraça dessa.Deus e tao maravilhoso que que coloco suas mãos santas sobre aquelas vidas que n forão os sobreviventes.agora acredito eu na minha opinião que isso e culta do piluto sim mais do diabo tbm.pois estamos nos fim dos tempos.
    Força para familia de cada um pois e uma dor que n dar pra explicar perder um parente um amigo��

    ResponderExcluir
  11. Realmente a atitude do Piloto foi decisiva para o Acontecimento,o Aviao estava mecanicamente perfeito.Porem ele visando dinheiro ,em primeiro lugar matouna Todos.
    Pessoas que fazem isso. Realmente mostra uma Ausência no Trmor a Deus. Coincidência ou Não posso dizer que sua atitude é Diabólica.
    Como o Nome de sua Ex Empresa.Simboliza um Demônio.podemos dizer que que está empresa estava consagrada a Demônios, e o que segue a este Espíritos ou sua Influência, só podem ter este desfecho Final.a Total Destruição..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parem de inventar histórias sobre o nome da empresa, nem um dos maiores portais gospel do Brasil dá suporte pra essas teorias.

      https://noticias.gospelmais.com.br/significado-de-lamia-causa-boato-nas-redes-sociais-entenda.html

      Lamia significa Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación, é uma sigla em espanhol e não uma palavra de origem grega.

      Para aqueles que adoram teorias mirabolantes e crendisses absurdas, é conveniente esse tipo de comparações.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby