Image Map

22 de março de 2013

Cobras e Serpentes

۞ ADM Sleipnir


Cobras e serpentes desempenham um papel em muitos dos mitos e lendas do mundo. Às vezes, essas bestas míticas aparecem como cobras comuns. Em outras vezes, eles assumem formas mágicas ou monstruosas. Serpentes e cobras têm sido associadas com o bem e com o mal, o que representa a vida e a criação, morte e destruição.

As cobras e serpentes como símbolos

Na religião, mitologia e literatura, serpentes e cobras, muitas vezes representam a fertilidade ou uma criativa força vital, em parte, porque as criaturas podem ser visto]as como símbolos do órgão sexual masculino. Elas também têm sido associadas com a água e a terra, porque muitos tipos de cobras vivem na água ou em buracos no chão. Os antigos chineses ligam as serpentes com a chuva que dá a vida. Crenças tradicionais na Austrália, Índia, América do Norte e África têm ligado as cobras com os arco-íris, que por sua vez estão frequentemente relacionados com a chuva e a fertilidade.

Conforme as cobras crescem, muitas delas mudam a sua pele em vários momentos, revelando por baixo uma brilhante nova pele. Por esta razão, as cobras se tornaram símbolos de renascimento, de transformação, de imortalidade e cura. Os gregos antigos consideravam as cobras como sagradas para Asclépio (ou Esculápio), o deus da medicina. Ele carregava um caduceu, um bastão com uma ou duas serpentes em torno dele, que se tornou o símbolo dos médicos modernos.

O Caduceu
Para os gregos e os egípcios, a serpente representada eternidade. Ouroboros, o símbolo grego da eternidade, é constituído de uma cobra enrolada em um círculo ou arco, mordendo o próprio rabo. Os Ouroboros surgiram a partir da crença de que as serpentes comem-se e renascem de si mesmas em um ciclo interminável de destruição e criação.
Ouroboros

Vivendo sobre e no solo, as serpentes passaram a ser vistas em algumas religiões e mitologias como guardiões do submundo. Neste papel elas podem representar sabedoria oculta ou mistérios sagrados, mas também tinham outros significados mais sinistros. O uso de serpentes como símbolos de morte, mal ou traição podem estar relacionado com o fato de que algumas delas são tóxicas e perigosas. Satanás e outros demônios têm sido frequentemente retratados como cobras, como na história bíblica do Jardim do Éden, onde a astuta serpente tenta Eva e Adão a desobedecer a Deus. Alguns santos cristãos dizem ter expulso cobras como um sinal de poderes milagrosos dados a eles por Deus. Segundo a lenda, São Patrício livrou a Irlanda de cobras.

Os Nagas da mitologia budista e hindu mostram como serpentes podem simbolizar tanto o bem como o mal, esperanças e medos. Embora esses deuses-cobra pode assumir qualquer forma, incluindo um humano por completo, muitas vezes apareciam como cabeças humanas em corpos de serpente. Os Nagas viviam em reinos subaquáticos ou subterrâneos. Eles controlavam chuvas e interagiram com as divindades e os seres humanos numa variedade de maneiras. Alguns eram bons, como Muchalinda, o rei serpente que protegeu Buda de uma tempestade. Outros poderiam ser cruéis e vingativos.


Cobras e serpentes em mitos

Muitas criaturas míticas, como dragões, combinam qualidades ofídias com características de  seres humanos ou animais. Na mitologia grega, Equidna era um monstro meio-mulher, meio-serpente  cuja descendência incluiu vários dragões. Cécrops tinha a cabeça de um homem e no peito o corpo de uma serpente e era um herói da cultura para os atenienses. Na mitologia tolteca e asteca, Quetzalcoatl, a serpente emplumada, ocupava um lugar importante. Na Europa medieval, as pessoas contavam histórias sobre basiliscos, uma serpente com corpo de dragão que poderia matar apenas olhando ou respirando em suas vítimas. Melusina, outra figura no folclore europeu, era parte mulher, parte peixe e  parte cobra, e tinham que passar um dia por semana na água.

Mitos que enfatizavam os aspectos assustadores ou maléficos de serpentes e cobras, frequentemente as retratavam como inimigas de divindades e dos seres humanos. O herói grego Perseu salvou Andrômeda, que foi acorrentada a uma rocha, matando um monstro marinho que ameaçava comê-la. Na mitologia nórdica, um monstro chamado Jormungand, "a Serpente de Midgard", enrolava-se em volta da terra, mordendo sua cauda. Thor  lutou contra a serpente, que viveu no mar, onde seus movimentos causavam tempestades ao redor do mundo. Outro monstro nórdico, Nidhogg, era uma serpente enrolada em torno das raízes de Yggdrasill, a Árvore do Mundo. Ele estava sempre tentando destruir a árvore, mordendo-a ou apertando-a.


Na mitologia do Egito antigo, Apep/Apófis era um demônio do caos que aparecia na forma de uma serpente. Todas as noites e ele atacava Ra, o deus do sol. Mas Mehen, outra enorme serpente, enrolou a sí mesma no barco solar de Ra, para proteger o deus de Apopis, sendo esta uma perfeita ilustração de como as cobras podem ser símbolos de bem e do mal na mitologia.

Serpentes mitológicas que atuam como forças do bem tem vários papéis, como a criação do mundo, protegendo-o, ou ajudando os humanos. Histórias do povo Fon da África Ocidental falam de Da, uma serpente cujo 3.500 nós suportam o oceano cósmico em que a Terra flutua. Outros 3.500 de seus nós suportam o céu.

Os aborígines do norte da Austrália contam como a Grande Serpente Arco Íris, Julunggul formou o mundo. Quando o sangue humano caiu em um poço, a raiva de Julunggul cresceu. Ele enviou uma onda de água que varreu toda a terra, e engoliu as pessoas, plantas e animais. Julunggul levou todos para o céu, mas o espírito de uma formiga o mordeu e o fez vomitar o que havia ingerido. Isso aconteceu de novo e de novo até Julunggul partiu da Terra, deixando as pessoas, plantas e animais em todas as partes dela.

De acordo com uma história dos índios Diegueno da Califórnia, os seres humanos obtiveram muitos dos segredos da civilização de uma enorme serpente chamada Umai-hulhlya-wit. Esta serpente viveu no oceano até que as pessoas realizaram uma cerimônia e chamou-a para a superfície. Eles construíram uma cerca para ela, mas era pequena demais para segurá-la. Após Umai-hulhlya-wit ter apertado tanto de si mesmo quanto possível dentro da cerca, o povo a colocou no fogo. Logo o corpo da serpente explodiu, regando a terra com o conhecimento, segredos, músicas, e outros tesouros culturais que ela continha.

Os mitos hindus contêm muitos contos de serpentes. Kaliya era um rei serpente de cinco cabeças que envenenou a água e a terra até que o deus Krishna o derrotou em batalha. Kaliya então adorou Krishna, que poupou sua vida. Kadru era uma deusa serpente que deu a luz a 1000 filhos. A lenda diz que eles ainda vivem hoje como serpentes em forma humana. Um dos filhos de Kadru foi a cobra-mundo Shesha, que os deuses usaram ​​para virar uma montanha e movê-la até o oceano, assim como as pessoas desnatam o leite em manteiga usando uma corda enrolada em torno de uma vara ou pá. Assim como os deuses agitaram o oceano com a cobra, muitas coisas preciosas surgiram a partir dele, incluindo a Lua, uma árvore mágica, e a Amrita, ou água da vida.

Serpentes marinhas

Serpentes misteriosas não ocorrem apenas em mitos antigos, mas também em lendas mais modernas. Durante séculos, as pessoas relataram ter visto cobras grandes ou monstros ofídios no mar ou em lagos. Embora muitos cientistas marinhos admitirem que criaturas ainda desconhecidas podem habitar as profundezas, ninguém produziu evidências confiáveis ​​de um tipo inteiramente novo de serpente do mar. Muito provavelmente as criaturas misteriosas vistas nadando na superfície da água são massas de algas, troncos flutuantes, linhas de botos pulando no ar, lulas gigantes, ou apenas tubarões comuns ou leões marinhos.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Muito bacana, Tiago Silva Souza yakov777@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A serpente desenvolveu um corpo sem pés para sua própria sobrevivência e evolução, o ser humano é criativo e conseguiu fazer a serpente ser ligada a várias coisas diferentes... Porém, é só um réptil como qualquer outro, foi quase extinto na Europa pelo cristianismo, e na sua época que tinha pés, ou que era possível ver répteis parecidos já era associado como um dragão, ouroboros, e outras coisas.
    É só um animal esperto e inocente que evoluiu, e sofreu um pouco nas nossas mãos por conta de mitologias e religiões que nós mesmos criamos, um salva de palmas pra humanidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - E quem se importa mesmo com a sua opinião? Rsrs

      Excluir
    2. Salva de Palmas pra humanidade, sa desgraç@

      Excluir
  3. Poderia fazer uma postagem sobre bodes? Eu sei que o motivo dos demonios serem normalmente representados com partes de bode provavelmente é por que os bodes eram sagrados para alguns povos, mas você sabe alguma explicação para eles também terem pele colorida (normalmente vermelha) e cauda com ponta triangular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas características, como a coloração vermelha, vem da Igreja Romana. Já a cauda em específico não faço idéia.

      Excluir
    2. Eu pesquisei encontrei a explicação para alguns traços como barba e pele morena que veio dos árabes mas sobre a cauda sobre não achei sobre.

      Excluir
    3. Sobre a colocação, pode ser pra combinar com o fogo do Inferno, ou pode representar a violência e mal porque vermelho é a cor do sangue e também pode estar conectado com Esáu e Edom. Sobre a cauda, deve estar conectada com os dragão e serpes que muitas vezes eram representados com uma ponta de flecha na cauda e eram bastante associados ao Diabo

      Excluir
  4. obrigada pela ajuda, estava precisando para um trabalho, muito obrigada mesmo <3<3

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby