Image Map

26 de março de 2013

Enlil

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia suméria, Enlil ("senhor do vento", também conhecido como Ellil e Nunamnir) era o deus da tempestade e também deus da terra e do ar. Ele era um de um trio de deuses principais que incluíram An/Anu e Enki/Ea, os deuses do céu e da água. Enlil desempenhou um papel importante na criação, separando o céu da terra, fazendo com que as sementes crescessem sobre a terra, e trazendo ordem e harmonia para o universo.

Uma divindade complexa, que pode tanto criar como destruir, Enlil apareceu em muitos mitos da Mesopotâmia. Em uma história, ele foi enviado para o submundo como punição por estuprar a deusa Ninlil. Ela o seguiu lá e deu à luz seu filho, a deusa da lua Nanna. De forma que Nanna poderia morrer no submundo, Enlil concebeu um esquema que permitiu que sua filha escapasse e voltasse para os céus para que ela pudesse iluminar o céu à noite.

Outro mito bem conhecido revela a natureza destrutiva de Enlil. De acordo com este conto, os outros deuses se rebelaram contra Enlil porque ele os fez trabalhar muito duro. Como solução, os deuses decidiram criar seres humanos para fazer o trabalho por eles. Isso parecia bom por um tempo, mas como a população humana aumentava, seu ruído mantinha Enlil acordado à noite. Irritado com esta perturbação, Enlil enviou doenças, seca, e um grande inundação para reduzir o número de pessoas na terra.

Enlil também apareceu em histórias no papel de preservador e criador. Como a fonte de chuva, os campos e as culturas alimentadas. Ele também introduziu aos humanos a picareta e lhes ensinou como usá-la para construir cidades. Em alguns mitos, Enlil foi associado com a agricultura, a fertilidade e as estações do ano.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

18 comentários:

  1. Muito boa descrição das qualidades e defeitos de Enlil. Se bem me lembro, ele era filho de Anu, um dos outros dois deuses que compunham a trindade divina principal do Olimpo sumério.
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Não achei bons artigos desse deus em nenhum outro site. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc Gabriel! É trabalhoso encontrar bom material sobre deuses sumérios\mesopotâmicos, mas sempre que encontro algo bom faço questão de publicar aqui.

      Excluir
  3. A Energia Negativa nao pode se juntar com a positiva.se nao explode elas tem de caminhar separadas juntas mas separada como por exemplo 2 fios eletricos sao imcapadas e no final dar a Luz.voce entende.cada macaco no seu galho como fala o Brasileiro.Hyeeza.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma desconfiança que Enlin no futuro veio a se tornar o Deus dos Hebreus devido ao seu temperamento rabugento e colérico e também por causa das letrar E e L (EL) em seu nome, mas ainda preciso estudar mais para me convencer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O deus El era um deus de amor e crianção e amor, rabugento e destrutivo é yhwh

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Boa noite
    Mais uma ideia: poderiam falar do deus Ningushzida e de Adapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Sobre Adapa, conto o mito dele no post sobre o deus An/Anu, que você poderá encontrar no mapa do blog ou na barra de pesquisa. Sobre Ningushzida, vou ver o que consigo fazer. Sei que ele é um dos guardiões da entrada do palácio de Anu e recepciona Adapa em sua chegada para o banquete com o deus.

      Excluir
    2. Ninguizzida, foi o Deus Thoth do Egito e Quetzalcóatl asteca.

      Excluir
  8. Obrigado!
    Uma pergunta: Enlil, An/Anu e Ea/Enki eram uma espécie de "Trindade" Sumeria?

    ResponderExcluir
  9. Enlil e Enki eram irmãos, filhos de Deus. Enlil seria o Deus de Abraão e Enki seria Lúcifer. Leiam a história dos annunakis. Segundo consta a guerra entre os 2 irmãos continua e nós ainda sofremos por essa guerra. Estamos presos aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo nada haver, idéia mirabolante

      Excluir
    2. sim uma guerra entre irmãos que não acaba nunca

      Excluir
  10. Qual era a fraqueza desse Deus?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby