Image Map

24 de março de 2013

Pandora

۞ ADM Sleipnir

Arte de wisnutan

Pandora (grego: Πανδωρα), de acordo com a mitologia grega, foi a mulher que trouxe o mal ao mundo e causou a queda da humanidade. Ela foi enviada à Terra por Zeus, rei dos deuses, que queria vingar-se do titã Prometeu por este ter roubado o fogo dos deuses e o dado aos homens. Zeus ordenou ao deus artesão Hefesto que formasse a primeira mulher, Pandora, a partir de argila. Atena deu vida a esta criação, Afrodite deu a beleza, e Hermes lhe ensinou a ser esperta e enganadora.

Zeus enviou Pandora para a Terra, mas Prometeu, cujo nome significa "premeditação", não quis nada com ela. No entanto, seu irmão Epimeteu acabou por tomar Pandora em casamento, e ela trouxe consigo um recipiente (uma ânfora ou caixa) selado, como um presente enviado pelos deuses. Alguns relatos dizem que Epimeteu abriu o recipiente de Pandora, outros sustentam que Pandora mesmo o abriu. 

Dentro do recipiente haviam a doença, a velhice, a pobreza, o mal, a guerra, e todos os outros males que afligem os seres humanos desde então. Assim que ele foi aberto, seu conteúdo saiu e se espalhou pelo mundo, restando apenas a esperança em seu interior, para dar às pessoas um pedaço de conforto. Algumas histórias dizem que o recipiente continha todas as coisas boas que Prometeu planejou dar a raça humana, mas quando Pandora cedeu à curiosidade e abriu a caixa, ela deixou todas  as bênçãos escaparem.

Pandora e Epimeteu tiveram uma filha, Pirra, que aparece em um mito grego sobre uma grande inundação. Pirra e seu marido, Deucalião, foram os únicos sobreviventes da inundação e tornaram-se os pais de uma nova raça humana.

A cena da criação de Pandora foi freqüentemente retratada na pintura de vasos da Grécia Antiga, onde ela aparece como uma figura semelhante a uma estátua e cercada por deuses ou como uma mulher surgindo da terra. Às vezes, ela é cercada por sátiros dançando, em uma cena de uma perdida peça de sátiro de Sófocles.

Arte de Brendon Schumacker
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

9 comentários:

  1. Acho que em vez de jarra/caixa o termo mais correto a se usar seria ânfora.

    E a esperança era a única dádiva que ficou, pois a esperança só poderia sair se fosse permitida, ou seja, se alguém abrisse a Ânfora e desejasse que todo seu conteúdo estivesse livre, que a esperança se libertaria.

    Dai que vem o velho ditado: "A esperança é última que morre", porque somente se desistirmos totalmente dela que a esperança se vai (seria libertada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o termo correto seria caixa mesmo. Porque as representações mais antigas de Pandora representam-na com uma caixa, mas a opinião é de cada um eu só gosto de usar a história mais antiga.

      Excluir
  2. Cara,maior bosta que já vi! Ta quase tudo errado! é melhor ir na wikipedia!
    Tchau,seu pau no cu filho de uma puta!
    Porra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca mano '-' pode estar errado mas é melhor do que a Wikipédia, pois a Wikipédia é feito com qualquer pessoazinha, elas zoam até, e vc acredita nesse site de mer...? Se você acredita nessa catinga de site, que acredite, só estou falando que o Portal dos Mitos é o melhor lugar para tirar dúvidas de lenda etc. '-'

      Excluir
    2. Obrigado The Mysterious, só me dá vontade de rir quando vejo um revoltadinho desses vir perder o tempo dele comentando. Ainda é covarde por comentar aqui com perfil anônimo e sair xingando, atitude típica de um moleque.

      Excluir
    3. Devo discordar de você The Mysterious, a Wikipedia é muito mais completa que o Portal dos Mitos, sendo que o Portal dos Mitos tem muitas lendas e mitos, mas é só você pesquisar na Wikipedia e vai aparecer tudo, não nas mesmas palavras mas a mesma coisa em outras palavras e melhor que a Wikipedia é O Templo de Apolo ou Olimpo: A Saga dos Deuses, que mostram até falas dos personagens.

      Excluir
    4. A única coisa que a Wikipedia fez terrivelmente errado foi dizer que Têmis também era deusa do tênis, pelo menos que eu saiba.

      Excluir
  3. vcs bem que podiam liberar o conteudo.

    ResponderExcluir
  4. Só sei se era caixa ou jarra realmente foi aberta em 2020.mais a esperança já tá surgindo porque não foi até o momento notificado mais bem um caso covid 19 em wuham

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby