Image Map

12 de abril de 2013

Ah Puch

۞ ADM Sleipnir

Arte de Mingchen Shen

Ah Puch ( também chamado Yum Cimil, Hun Ahau ou Kisim) é o deus maia da morte, e soberano de Metnal, nono nível do submundo chamado Xibalba, e que é dito ser o pior dos infernos. Ele é geralmente descrito como um esqueleto ou cadáver, às vezes com a cabeça de uma coruja ou jaguar e adornado com sinos. Em outras representações, Ah Puch é mostrado com o abdômen exposto e inchado, marcado por feridas podres e sangrentas, e a pele coberta de manchas escuras, indicando um estado de decomposição. Um elemento característico do traje do deus é um colar composto de cachos de "olhos de morte", literalmente uma grinalda de extrusão de olhos que às vezes aparecem como cabelos na cabeça do deus, ou algemas nos pulsos e tornozelos da divindade.

Ah Puch incinerava as almas dos malfeitores como punição ou os transformava em animais domésticos úteis. Ele também caçava os homens que falharam no passado transformado em macacos-aranha. De acordo com os mitos de criação no Popol Vuh, o deus matou o deus criador Itzamná. Após sua ressurreição, Itzamná puniu Ah Puch banindo-o para o submundo, onde o senhor da morte, com raiva do confinamento, ocasionalmente chuta os pilares da terra, causando terremotos.


Ainda nos dias atuais no México, as pessoas ainda associam os gritos de uma coruja com os gritos terríveis do senhor da morte Ah Puch. De acordo com o Popol Vuh, as corujas serviram como mensageiros entre o submundo e a Terra. Durante a era colonial Choles Maya, o deus foi fortemente relacionado com o mau cheiro, e no Madrid Codex, ele é chamado de Kisim ," o flatulento".

De acordo com as inscrições no Códice de Dresden, no Ano Novo, os sacerdotes pediam a Ah Puch para afastar a mortalidade. Nas festividades, as pessoas andavam sobre uma cama de fogo de brasas, que representavam o solo do reino de Ah Puch em Xibalba. O deus também era o padroeiro do dia de Kimi, o dia da morte. 

Ah Puch possuia também conexões especiais com seres licantropos e companheiros de almas (wayob), induzidos  em um estado como o transe de um xamã durante as cerimônias de dança. Como companheiro, o deus é representado quer como um caçador de cabeças ou caçador de veados.

Dois hieróglifos são associados ao deus da morte, sendo o primeiro uma cabeça de cadáver com os olhos fechados, e outro, a cabeça do deus com um nariz encurtado, mandíbulas descarnadas, e uma faca de pedra sacrificial.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. mitologia: ele era um ser esquelético com a carne inchada e em decomposição, o seu figado era exposto devido feridas na barriga
    desenhos: abdômen de fisiculturista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo em vista as mídias para as quais tais imagens foram feitas, é compreensível a liberdade de omitir essas características.

      Excluir
  2. Interessante como o deus da morte pode estar relacionado com os lobisomens?acho eles uma raça facinante inclusive sou um lobisomem em alguns RPGs

    ResponderExcluir
  3. Ah punch aparece em bem 10 dando uma surra no quatro braço episódio arma poderosa segunda temporada aonde, Enoch e os cavaleiros eternos querem a espada do deus para destruir cidades, mas no fim acaba virando pô de acordo com os criadores Ah punch é um deus alienígena portanto o ominitrix poderia escanear o DNA mas não teria a imortalidade devido a humanidade de ben

    ResponderExcluir
  4. Essa informação foi retirado da Wiki ben10 junto com outro comentário sobre uma fada que se parece com a espécie phantorage

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby