Image Map

3 de maio de 2013

Kelpie

۞ ADM Sleipnir


O Kelpie é um espírito aquático do folclore celta, que habita em profundas piscinas nos córregos e rios escoceses. Ele normalmente assume a forma de um cavalo pequeno - às vezes dito ser preto, mas também "verde como o vidro", com jubas e caudas pretas. O Kelpie também pode assumir a forma de um ser humano, mas sempre tem algo da água que o denuncia- como algas marinhas em seu cabelo. Em sua forma de cavalo, ele pode esperar perto de uma vau para seduzir um viajante cansado à montá-lo através do rio. Ele poderia parecer um pônei manso, mas qualquer um que fosse tolo o suficiente para montá-lo seria levado para o rio e se afogaria.

Outro nome para o kelpie na Ilha de Man é o Glashtyn. Como todos os kelpies, o Glashtyn aparece como um cavalo - mais especificamente, um potro cinza. É muitas vezes visto nas margens de lagos e só aparece à noite.


Em Portugal, uma fada conhecida como a Phooka também é dito tomar a forma de um cavalo e induz crianças para montar ele. Ele, então, mergulha com eles em um precipício e os mata.

Kelpies também eram bem conhecidos por roubar garotas humanas para tomar como esposas, as quais nunca mais veriam a família novamente. Há uma história da esposa de um Kelpie que conseguiu escapar para terra firme novamente, deixando o Kelpie e seu filho bebê. Embora ela tenha chorado ao deixar seu filho, ela ansiava por companhia humana, e ela sabia que o Kelpie amava seu filho e iria cuidar dele. Ela voltou para sua família que ficou muito feliz de vê-la novamente, pensando que ela tinha se afogado anos atrás. Mas, enquanto eles comemoravam, uma tempestade terrível teve início, com ventos uivantes e uma forte chuva. Acima do barulho da tempestade , podia-se ouvir os gritos furiosos do Kelpie. No meio da noite, quando a tempestade estava no seu auge, eles ouviram um baque forte contra a porta da casa. Eles não se atreveram a olhar, era o Kelpie que veio por sua esposa. Mas na parte da manhã a tempestade amainou, e eles abriram a porta para ver o que havia batido nela durante a noite ... e havia a cabeça decepada do bebê kelpie.


Há outra história sobre uma jovem serva que permitiu que um homem colocasse a cabeça sobre o seu colo enquanto ela penteava o seu cabelo. Ela encontrou um pouco de Liobhagach an Locha, que é uma erva verde viscosa encontrado na água, em seu cabelo. Ela penteou-o até que o homem adormeceu em seu colo, e depois usou o avental para colocar suavemente a cabeça na terra e, em seguida, fugiu. Quando ela olhou para trás, ela podia vê-lo correndo atrás dela na forma de um cavalo.

Alguns dizem que o kelpie nem sempre é do sexo masculino, mas também pode assumir a forma de uma mulher humana. Neste caso, a Kelpie é muitas vezes referida como um espectro de água e é mais freqüentemente vista vestida com um vestido verde. Ela é tão traiçoeira como um Kelpie masculino.

Existe uma maneira na qual um Kelpie pode ser derrotado e domado. Dizem que o poder de mudar de forma do Kelpie reside no seu freio, e quem puder possuir tal freio pode forçar o Kelpie a se submeter à sua vontade. Um Kelpie subjugado é altamente valorizado, tem a força de pelo menos 10 cavalos e a resistência de muitos mais, mas as raças de fadas sempre são perigosos mesmo presos, e especialmente uma tão maligna como a do Kelpie, tentar domá-lo é algo não muito sensato de se tentar fazer. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

19 comentários:

  1. No anime Hakushaku to yousei aparece um kelpie como um homem de cabelo preto e olhos também preto que tenta levar a protagonista sempre que tem chance por dizer que está "apaixonado" por ela, e quando consegue, ele comenta sobre ela ser mais violenta que uma fêmea de sua espécie.

    ResponderExcluir
  2. o que é o freio nesse caso?

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da explicação obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Se asssemelha a história de botos na região Norte do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o artigo me ajudou muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. meu trabalho esta salvo obg !
    muito bom o artigo...
    oq. seria os freios de um kelpie ?
    seriam algo como redeas ou um contrato ?
    fiquei um pouco confusa, mas tirando isso compleendi tudo ...
    mais uma vez obg ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom que a postagem pode ajuda-lo(a) com o seu trabalho. Os freios seriam as rédeas dele. Depois vou alterar no texto para que não gere mais dúvidas.

      Excluir
  7. informações muito boas. obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  8. Vim descobrir o que era um Kelpie pois ele aparece no mangá de berserk. Adorei a explicaçao. Muito bom

    ResponderExcluir
  9. Estava eu assistindo a série da Supergirl e foi mencionado o Kelpie

    ResponderExcluir
  10. O kelpie é preto ou branco?

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby