Image Map

25 de maio de 2013

Tamamo-no-Mae

۞ ADM Sleipnir


Tamamo-no-Mae (japonês 前 ou たまものまえ, literalmente "senhora lentilha-d'agua") é uma figura lendária da mitologia japonesa. No Otogizoshi (御伽草子), uma coleção de prosa japonesa, escrito no período Muromachi, Tamamo-no-Mae era uma cortesã ao serviço do Imperador japonês Konoe. Haviam rumores de que ela era a mulher mais inteligente e bonita de todo o Japão, e notava-se que suas roupas nunca ficavam amassadas ou sujas, e que ela sempre emitia um cheiro maravilhoso. Tamamo-no-Mae não era apenas bonita, mas ela possuía um infinito conhecimento em todas as disciplinas. Embora ela parecesse ter apenas vinte anos de idade, não havia dúvida a qual ela não pudesse responder. Ela respondia a cada pergunta feita a ela, seja sobre música, religião e astronomia. Por causa de sua beleza e inteligência, todos na Corte Imperial adoravam-na, e o Imperador Konoe caiu profundamente de amores por ela.


Passado algum tempo, com Konoe esbanjando o tempo todo o seu carinho pela bela Tamamo-no-mae, o Imperador ficou doente súbita e misteriosamente. Ele foi a muitos sacerdotes e adivinhos para obter respostas, mas eles não tinham nenhuma. Finalmente, um astrólogo, Abe no Yasuchika, disse o Imperador, que a Tamamo-no-Mae era a causa de sua doença. O astrólogo explicou que a jovem mulher bonita era na verdade um maligna raposa de nove caudas (Kyuubi no Kitsune), que fazia o imperador ficar doente, em um enredo tortuoso para tomar-lhe o trono. Após a revelação, Tamamo-no-Mae desapareceu da Corte.

O imperador enfurecido ordenou a seus guerreiros mais poderosos, Kazusa-No-Suke e Miura-No-Suke, que caçassem e matassem a raposa. Depois de iludir os caçadores por algum tempo, a raposa apareceu para ao Imperador Konoe em um sonho. Mais uma vez, na forma da bela Tamamo-no-Mae, a raposa previu que seus guerreiros iriam matá-la no dia seguinte, e implorou por sua vida, mas o Imperador recusou.


Mais tarde, no dia seguinte, os caçadores encontraram a raposa na planície de Nasu, e Miura-no-suke atirou e matou a criatura mágica com uma seta. O corpo da raposa tornou-se num obelisco chamado Sessho-seki, ou "Pedra Assassina", que mata qualquer um que entrar em contato com ela. O espírito de Tamamo-no-Mae se tornou numa entidade que passou a assombrar a pedra.

O espírito de Tamamo-no-Mae passou a assombrar a pedra na prefeitura japonesa de Nasu, até um dia que um sacerdote budista chamado Genno parou para descansar perto da pedra e foi ameaçado por ela. Genno realizou certos rituais espirituais, e implorou ao espírito que considerasse sua salvação espiritual, até que finalmente Tamamo-no-Mae cedeu e jurou nunca mais voltar a assombrar a pedra.

No famoso livro de Matsuo Bashō, "A Profunda Estrada Estreita do Norte" (Oku no Hosomichi), Bashō conta sobre a visita à pedra na prefeitura japonesa de Nasu. Essa lenda é a base tanto na tradicional peça de teatro “Sessho-seki”, quanto na peça kabuki “Tamamo-no-Mae”.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. de onde foi tirada essa ultima imagem ???

    ResponderExcluir
  2. Ela é meu perssonagen favorito do folclore japones!

    ResponderExcluir
  3. O conto da Tamamo no Mae é tão excepcional, que a Marvelous fez um jogo com esta personagem ,chamado Fate .

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby