Image Map

1 de julho de 2013

Mnemósine

۞ ADM Sleipnir

Arte de El-Andyjack

Mnemósine (grego Mνημοσύνη, "memória") é a deusa grega da memória, e era considerada uma das deusas mais poderosas de sua época, pois a memória, segundo alguns acreditam, é um dom que nos diferencia das demais criaturas. É o dom que nos permite raciocinar, para prever e antecipar os resultados, e é a base para a civilização.

Mnemósine era um titânide, filha da primeira geração de divindades na Grécia. Seus pais eram Urano e GaiaExistem poucas histórias sobre ela, que é muitas vezes mencionada pelos poetas antigos que relatam sobre seus presentes impressionantes para a humanidade. Ironicamente, Mnemósine foi praticamente esquecida, perdida nas brumas do tempo, sendo mais lembrada hoje, pela sua condição de mãe das Musas, as nove deusas gregas, cujo papel era de inspirar poetas e músicos e promover as artes e ciências.



Nascimento das Musas

Após Zeus ter vencido a guerra contra os Titãs e se estabelecido como o líder dos deuses olímpicos, ele temeu que, embora ele fosse imortal, suas grandes vitórias e decisões pudessem logo ser esquecidas. Ansiando por uma maneira de preservar a memória de seus muitos grandes feitos, ele se vestiu como um pastor e foi encontrar Mnemósine. Eles dormiram juntos durante nove noites antes que ele voltasse para sua casa no Monte Olimpo.

Zeus teve então seu desejo atendido. Meses depois, Mnemósine deu à luz durante nove dias, a cada dia entregando-lhe uma filha. Coletivamente, elas foram conhecidas como as Musas, que eram responsáveis pela inspiração/criação artística e científica. As Musas são:
  • Calíope (Poesia Épica);
  • Clio (Historia);
  • Érato (Poesia Erótica);
  • Euterpe (Poesia Lírica);
  • Melpômene (Tragédia);
  • Polímnia (Hinos);
  • Terpsícore (Canto coral e Dança);
  • Tália (Comédia);
  • Urânia (Astronomia).

Os banquetes no Monte Olimpo não eram completos sem elas. Sentadas perto do trono de seu pai, elas entretinham os convidados, cantando não só sobre a grandeza de Zeus, mas sobre os feitos maravilhosos dos heróis gregos e da criação dos céus e da terra e de todas as suas criaturas maravilhosas.

Culto

Havia uma fonte dedicada a Mnemósine antes do Oráculo de Trofônio em Lebadia. Os mortais que chegavam para consultar o oráculo tinham que fazer uma escolha: ou manter sua memória e beber da fonte de Mnemósine ou esquecer seu passado e beber da fonte de Lete. Analogamente, segundo uma série de inscrições funerárias do século IV a.C. relacionadas à poesia órfica, existia no reino de Hades um rio ou lagoa chamada Mnemósine, contraparte do rio Lete. As sombras dos mortos bebiam do Lete para não se lembrar das vidas passadas quando se reencarnassem, mas os iniciados deveriam beber de Mnemósine quando morressem.

Arte de Gerard Mirabelli

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Interessantíssimo o blog, cheio de referências. Deve dar o maior trabalho mantê-lo atualizado, voces estao de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!! Gostei muito do conteúdo! Bastante explicativo, satisfez e completou aqui minha pesquisa!! Ótimo!! (Joaquim Cardoso 02/8/2016)

      Excluir
  2. Encontrei o blog por acaso, buscando referências para entender um texto que começa com Mnemósine. Muito boa a iniciativa. Muito esclarecedora a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Muito completas as informações e bem feito. Também bastante completo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. como faco par colocar no meu blog o dragãozinho voador como este do portal dos mitos

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante grande fonte de informação da mitologia "grecoromana".Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Aprepósito sou o Gonga do comentário anterior ainda não tinha posto a conta do e-mail

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas ricas informações.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby