Image Map

31 de agosto de 2013

Kapre

۞ ADM Dama Gótica

Arte de Clark Ocleasa

Kapre é uma espécie de criatura pertencente à mitologia e folclore filipino, caracterizada ora como um espírito, ora como um demônio. O termo kapre vem do árabe "kaffir", que significa um não-crente no Islã. Os árabes primitivos e os mouros o usavam para se referir aos não-muçulmanos que tinham pele escura. O termo foi mais tarde trazido para as Filipinas pelos espanhóis. Alguns historiadores especulam que a lenda foi propagada pelos espanhóis para evitar que os filipinos auxiliassem qualquer escravo africano fugitivo.

Um Kapre é geralmente descrito como uma criatura muito grande (podendo atingir cerca de 3 metros de altura), de cor parda e com barba e cabelos grandes. Normalmente é representado fumando um grande cachimbo, cujo cheiro forte atrai a atenção de quem passa por perto. Diz-se que usam tangas indígenas e um cinto que dá-lhes a habilidade de ficar invisíveis aos humanos. Em algumas variações, os Kapres supostamente seguram uma pedra mágica branca, um pouco menor do que um ovo de codorna, para ficar invisível. Caso alguma pessoa consiga obter esta pedra, o Kapre lhe concederia desejos. 

Acredita-se que os Kapres residem em grandes árvores como acácias, mangueiras, bambus e figueira-de-bengala, pois dizem que eles podem ser frequentemente vistos sentados fumando sob essas árvores. Além de fumar, eles gostam de beber e jogos de azar, porém seu passatempo favorito é o de pregar peças nas pessoas, frequentemente fazendo com que viajantes fiquem desorientados e percam seu caminho. Kapres não são seres necessariamente malignos, podendo fazer contatos com humanos para oferecer-lhes sua amizade ou caso tenham algum interesse amoroso. Se um Kapre faz amizade com qualquer humano, especialmente por causa de amor, seguirá seu "interesse amoroso" por toda a vida.

Relatos de avistamento de Kapres incluem o testemunho de ramos de árvore balançando, mesmo se não há ventos fortes no local, a audição de risadas altas vindas de um ser não-visto, ver muita fumaça no topo de uma árvore, ver olhos grandes e ardentes - principalmente durante a noite - vindos de uma árvore, e também ver nitidamente um Kapre andando pela floresta. Acredita-se que pirilampos abundantes em áreas de bosques são as brasas do cachimbo de tabaco iluminado de um Kapre. 

Arte de jreydomat



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby