Image Map

5 de agosto de 2013

Trasgo

۞ ADM Sleipnir


O Trasgo ou Trasgu é uma criatura mitológica presente na tradição de várias culturas do norte da Espanha, especialmente na cultura tradicional das Astúrias e Cantábria e também é encontrado em lendas de Portugal. Em outras partes da Europa, é também conhecido como "Gnomo," "Silfo", ou "Kobold". A origem desta criatura mitológica é celta /romana e vem do Norte da Europa.

Mitologia Asturiana

O trasgo é o ser mais conhecido da mitologia asturiana, e é compartilhado com mitologias de origem celta, tais como a Galícia. É um duende doméstico com um caráter travesso e nervoso. Muitas vezes, é representado como um homem minúsculo que manca da perna direita, possuidor de pele escura, usa roupas vermelhas e um chapéu vermelho pontudo. Ele tem um buraco em sua mão esquerda e é às vezes descrito como tendo chifres, cauda,​​orelhas de carneiro e pernas longas, e vestindo uma longa capa preta e cinza; em outros momentos ele é descrito como pequeno, com pernas longas e finas e com um vestido marrom escuro e apertado.

Ruídos noturnos são atribuídos a ele, e também pequenas brincadeiras como mudar a localização de objetos. Ele entra nas casas à noite, quando os moradores estão dormindo. Se ele estiver de mau humor, ele quebra vasos de cozinha, assusta o gado, revira baús de roupas e derrama água. Essas atividades não causam danos materiais, porque os habitantes encontram tudo como eles deixaram. Por outro lado, quando ele é tratado bem, ele faz as tarefas de casa durante a noite.


Nas Astúrias, o trasgo é conhecido por nomes diferentes, dependendo da localização. Ele é conhecido como Trasno, Cornín ou Xuan Dos Camíos nas Astúrias ocidentais. Ele é conhecido como Gorretín Colorau ou aquele com o "gorro encarnado" (ambos significando "pequeno chapéu vermelho"), nas Astúrias orientais.

Como se livrar dele

É difícil se livrar dele quando ele irrita. Se os habitantes da casa decidem se mudar para uma nova casa, ele os segue. Em um conto, os habitantes de uma casa tiveram que abandoná-la por causa de um trasgo. Em seu caminho para a nova casa, a mulher pede ao marido: "Esquecemos alguma coisa?" O trasgo, seguindo-os, responde: "Você esqueceu uma lâmpada, mas eu estou levando ela". 

Para expulsar um trasgo é necessário solicitar a ele uma tarefa impossível, como trazer uma cesta de água do mar, catar milho do chão (ele cai através do buraco em sua mão), ou clarear uma ovelha negra. Por achar-se capaz de fazer tudo, ele aceita o desafio. Em sua obstinação, ele vai tentar até que ele fique exausto. Quando ele não consegue realizar as tarefas, seu orgulho fica ferido. Ele sai e não volta. Ele também vai ficar assustado se alguém falsamente recria ações apropriadas de goblins.



Mitologia da Cantábria

Na Cantábria, o trasgo é um pequeno duende com o rosto preto e olhos verdes que habita as florestas. Sua principal atividade é zombar de pessoas e realizar brincadeiras, especialmente contra as meninas que estão envolvidas em uma atividade específica, como o pastoreio. Devido ao fato dele ter que se esconder dos humanos, suas roupas são feitas de folhas de árvores e musgo.

Presença na Literatura

As travessuras dos trasgos são contadas com variações em inúmeras cidades da Península Ibérica, e suas aventuras são evocados em obras clássicas da literatura espanhola, como o Lazarillo de Tormes, as paródias curtas de Cervantes e as comédias de Lope de Vega.

Em casos de literatura fantástica, e muitas vezes na literatura "espada & magia", o termo "trasgo" pode ser confundido com "orc", quando mais geralmente é usado para traduzir o termo Inglês "goblin" (e vice-versa do Espanhol para o Inglês ). Por exemplo, a tradução em espanhol do livro O Hobbit de J.R.R. Tolkien usa o termo "trasgo" para ilustrar os "goblins". No entanto, na tradução espanhola de O Senhor dos Anéis, os orcs são referidos pelo termo "orcos".

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Este mito em conjunto com o do Tardo são abordados neste documentário:
    https://www.youtube.com/watch?v=LHE7zBH-Pak&list=PL4QR32yKr-oSfVybipY0vA5Cg4MJhwjmg

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby