Image Map

10 de setembro de 2013

A Boneca Annabelle

۞ ADM Berserker



Em 1970, uma mãe comprou uma antiga boneca modelo "Raggedy Ann" de uma loja para colecionadores de bonecas. A boneca foi um presente de aniversário para a filha, Donna, que na época estava cursando faculdade, se preparando para formar-se em enfermagem e morava em um pequeno apartamento com sua companheira de quarto Angie (também enfermeira). Contente com a boneca, Donna a colocou sobre sua cama como uma decoração e não lhe deu maior atenção depois de alguns dias. Com o tempo, Donna e Angie notaram que parecia haver algo estranho e arrepiante com a boneca. Ela aparentemente se movia sozinha. No primeiro momento, movimentos relativamente imperceptíveis, como mudanças de posição, mas com o tempo as movimentações se tornaram mais notáveis. Donna e Angie chegavam em casa e encontravam a boneca em uma sala completamente diferente de onde à haviam deixado. De vezes em quando, encontravam a boneca no sofá de pernas e braços cruzados, outras vezes era encontrada de pé, encostada em uma cadeira na sala de jantar. Várias vezes Donna colocava a boneca no sofá antes de sair para o trabalho, e quando voltava para casa encontrava a boneca em seu quarto sobre a cama com a porta fechada. 


As Mensagens

A boneca, não só se mexia, mas também escrevia. Após cerca um mês de experiências, Donna e Angie começaram a encontrar mensagens escritas à lápis em papel de pergaminho onde lia-se "Ajude-nos" e "Ajude-me". A escrita à mão aparentava ser de uma criança pequena. A parte arrepiante sobre as mensagens não eram os textos, mas a maneira na qual foram escritos. Na época, Donna não possuía papel de pergaminho, onde as mensagens foram escritas, em sua casa. Então, de onde veio esse papel? 

A Médium

Uma noite, Donna voltou para casa e encontrou a boneca novamente em uma posição diferente da que havia deixado, desta vez em sua cama. Donna descobrira que isso era típico da boneca, mas de alguma forma ela sabia que desta vez era diferente, algo não estava certo. Uma sensação de medo à tomou quando ao inspecionar a boneca, viu o que pareciam gotas de sangue na parte de trás de suas mãos e em seu peito. Aparentemente, do nada, um líquido vermelho apareceu na boneca. Assustadas e desesperadas Donna e Angie decidiram que era hora de procurar aconselhamento especializado. 

Sem saber para onde ir, elas entraram em contato com uma médium e uma sessão foi realizada. Donna foi então apresentada ao espírito de Annabelle Higgins. A médium contou a história de Annabelle para Donna e Angie. Annabelle era uma menininha que residia naquele lugar antes dos apartamentos serem construídos, aqueles foram "momentos felizes". Ela era uma menina de apenas sete anos de idade quando seu corpo sem vida foi encontrado no campo onde agora o complexo de apartamentos estava. 

O espírito relatou a médium que ela se sentiu confortável com Donna e Angie e queria ficar com elas e ser amada. Sentindo compaixão por Annabelle e sua história, Donna permitiu que a menina continuasse na boneca para que pudesse ficar com elas. No entanto, elas logo descobriram que Annabelle não era o que parecia ser. Esse não era um caso comum e definitivamente aquela boneca também não era. 

O relato de Lou

Lou era amigo de Donna e Angie e esteve com elas desde o dia em que a boneca chegou. Lou nunca gostou muito da boneca e por várias vezes advertiu Donna que ela era má e deveria livrar-se dela. Porém, Donna tinha um laço de compaixão pela boneca e sem dar muito crédito aos conselhos de Lou, ficou com a boneca. A decisão de Donna, ao que parece, foi um erro terrível. 

Uma noite Lou acordou de um sono profundo e em pânico. Mais uma vez ele teve um pesadelo recorrente. Só que desta vez de alguma forma, algo parecia diferente. Era como se ele estivesse acordado, mas não conseguia se mexer. Ele olhou ao redor do quarto, mas não conseguia discernir nada fora do normal, e então aconteceu. Olhando para baixo na direção de seus pés, ele viu a boneca, Annabelle. Ela começou a deslizar lentamente subindo por sua perna, moveu-se e então parou sobre seu peito. De repente a boneca estava o estrangulando. Paralisado e ofegante Lou, no ponto de asfixia, apagou. Ele acordou na manhã seguinte, certo de que não era um sonho, Lou estava determinado a livrar-se da boneca e do espírito que a possuía. Lou, no entanto, teria mais uma apavorante experiência com Annabelle. 

Preparando-se para uma viagem no dia seguinte, Lou e Angie estavam lendo sobre mapas sozinhos em seu apartamento. O apartamento parecia estranhamente silencioso. De repente, sons vindos do quarto de Donna despertaram o medo de que alguém poderia ter invadido o apartamento. Lou, determinado a descobrir quem ou o que estava lá, foi caminhando silenciosamente até a porta do quarto. Ele esperou os ruídos pararem antes de entrar e acender a luz. O quarto estava vazio, exceto por Annabelle que estava jogada em um canto no chão. 

Lou vasculhou o quarto à procura por sinais de uma entrada forçada, mas nada estava fora do lugar. Entretanto, quando se aproximou da boneca, teve a nítida impressão de que alguém estava atrás dele. Rapidamente Lou se virou e percebeu que não havia ninguém ali. Em seguida, ele se viu agarrando seu peito e se retorcendo de dor por estar cortado e sangrando. Sua camisa estava manchada de sangue e ao abrir-la, viu em seu peito o que pareciam ser sete marcas distintas de garras, três na vertical e quatro na horizontal, todas estavam quentes como queimaduras. Essas marcas se curaram quase imediatamente no dia seguinte e sumiram completamente no segundo dia. 


A Investigação Paranormal - Os Warrens




Donna finalmente estava disposta a acreditar que o espírito na casa não era o de uma garotinha, mas um espírito de natureza demoníaca. Depois da experiência de Lou, Donna sentiu que era hora de procurar aconselhamento realmente especializado e entrou em contato com um padre episcopal chamado Padre Hegan. O Padre sentiu que era uma questão espiritual e que precisava entrar em contato com uma autoridade superior na igreja, então ele recorreu ao Padre Cooke, que imediatamente contatou os Warrens.


Ed e Lorraine Warren imediatamente se interessaram no caso e entraram em contato com Donna a respeito da boneca. Os Warrens, depois de conversarem com Donna, Angie e Lou, chegaram à imediata conclusão de que a boneca em si não era de fato possuída, mas manipulada por uma presença inumana. Espíritos não possuem objetos inanimados, como casas ou brinquedos, eles possuem pessoas. Um espírito inumano pode se atar a um lugar ou objeto e isso foi o que ocorreu no caso Annabelle. O espírito manipulou a boneca e criou a ilusão de que ela estaria viva, na tentativa de obter atenção. Na realidade, o espírito não pretendia ficar vinculado à boneca, ele procurava possuir um hospedeiro humano.

O espírito, ou neste caso, o demônio, estava essencialmente em estágio de infestação do fenômeno. Ele começou a mover a boneca pelo apartamento por meio de teletransporte para incitar a curiosidade dos moradores na esperança de que eles lhe dessem atenção. Depois cometeram o previsível erro de chamar um médium ao apartamento para que pudessem se comunicar. O espírito inumano, agora capaz de se comunicar através do médium, explorou as vulnerabilidades emocionais das garotas fingindo ser uma inofensiva menininha perdida, que durante a sessão, foi dada a permissão de Donna para assombrar o apartamento. Um espírito demoníaco é tão negativo quanto os fenômenos causados por ele. Ele despertou o medo através dos movimentos estranhos da boneca, trouxe a materialização de perturbadoras mensagens manuscritas, as simbólicas gotas de sangue na boneca, e por último chegou a atacar Lou, deixando nele a simbólica marca da besta. A próxima fase da infestação do fenômeno teria sido uma possessão humana completa. Se essas experiências tivessem durado mais duas ou três semanas, o espírito teria possuído totalmente alguem, isso se não prejudicasse ou matasse um ou todos os moradores da casa. 

Na conclusão da investigação, os Warrens consideraram oportuno ter uma recitação de uma bênção de exorcismo pelo Padre Cooke para limpar o apartamento.

"A bênção episcopal da casa é extensa, um documento de sete páginas que é distintamente de natureza positiva. Ao invés de especificamente expulsar entidades malignas da habitação, o foco é em encher a casa com poderes positivos e de Deus." (Ed Warren)
A pedido de Donna, e como uma precaução adicional para que os fenômenos não ocorressem novamente na casa, os Warren levaram a boneca de pano junto com eles quando foram embora. 


A Conclusão



Padre Cooke, embora desconfortável com seu papel de exorcista, concordou em realizar o ritual de exorcismo das sete páginas, uma doutrina que ele recitou por todo o apartamento até o ponto em que os Warren estavam confiantes de que a entidade não estava mais lá. Eles concordaram em levar a boneca de pano com eles. Antes de ir, Ed colocou a boneca no banco de trás do carro e concordou que não iria dirigir pela interestadual, no caso de o espírito inumano ainda estar com a boneca. 

Suas suspeitas estavam todas corretas, os Warrens sentiram-se como objetos de um ódio vicioso. Em cada curva perigosa o carro desviar-se e morria fazendo a direção hidráulica e os freios falharem. Repetidamente o carro quase batia. Então Ed foi até o banco de trás e tirou de sua bolsa, um frasco de água benta e encharcou a boneca fazendo o sinal da cruz sobre ela. Os distúrbios foram interrompidos imediatamente e os Warrens chegaram em segurança até sua casa.

Após a chegado dos Warren em casa, Ed sentou a boneca em uma cadeira ao lado de sua mesa. No início a boneca levitou por várias vezes, em seguida ela parecia cair inerte. No entanto, durante as semanas que se seguiram, ela começou a aparecer em vários cômodos da casa. Quando os Warrens saiam e deixavam a boneca trancada em um lugar fora da casa, eles muitas vezes voltavam para casa e quando abriam a porta da frente, à encontravam sentada confortavelmente na poltrona de Ed. A boneca também mostrou um ódio por clérigos que foram até a casa. 

Em uma ocasião o Padre Jason Bradford, um exorcista católico, foi à casa. Ao ver a boneca sentada na cadeira, ele pegou e disse: "Você é apenas uma boneca de pano Annabelle, você não pode machucar ninguém", e jogou a boneca de volta na cadeira, nesse ponto Ed exclamou: "Isso é uma coisa que é melhor você não dizer." Ao sair, uma hora mais tarde, Lorraine pediu encarecidamente ao padre para que tomasse muito cuidado ao dirigir e que ligasse para ela quando chegasse em casa. Lorraine previu uma tragédia para o jovem sacerdote, mas ele teve de seguir o seu caminho. Poucas horas depois Padre Jason ligou para Lorraine e explicou que seus freios falharam quando ele entrou em um cruzamento movimentado. Ele foi envolvido em um acidente quase fatal que destruiu seu veículo. Este foi apenas um dos muitos eventos que ocorreriam durante os próximos anos. 

Os Warrens tem uma caixa construída especialmente para Annabelle dentro do Museu do Oculto (Occult Museum), onde ela reside até hoje. Desde a construção da caixa, Annabelle parece não mais se mover, mas ela é tida como responsável pela morte de um rapaz que foi ao museu em uma moto com sua namorada. O jovem, após ouvir o relato de Ed sobre a boneca, desafiadoramente começou a bater na caixa insistindo que se a boneca podia deixar marcas nas pessoas, então ele também queria ser marcado. Ed disse para o jovem: “Filho, você precisa sair" e o colocou para fora do Museu.


No caminho para casa, o jovem e sua namorada estavam rindo e zombando da boneca quando ele perdeu o controle da motocicleta e bateu a cabeça em uma árvore. O rapaz morreu na hora, mas sua namorada sobreviveu e ficou hospitalizada por mais de um ano. Quando perguntada o que aconteceu, a jovem explicou que eles estavam rindo da boneca, quando perderam o controle da motocicleta. Ed alerta você para não desafiar o mal, pois nenhum homem é mais poderoso do que Satanás. 


Curiosidade: Na próxima sexta feira (13/09), estreia o filme “Invocação Do Mal”, baseado na historia de Annabelle e os Warrens. Abaixo você confere um trailer do filme e também um vídeo contando sobre essa assustadora lenda.


Trailer do Filme



Documentário sobre a Lenda 







PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

58 comentários:

  1. É lógico q podemos enfrentar o demonio, se eu q acredito em Deus estiver com a Bíblia na mao e com alguma coisa q lembre Deus, rezar, orar, é possivel derrotar o mal e expulsa-lo. Se eu fosse esse Ed, colocaria uma pequena cruz ou um colar com cruz dentro dela e uma pequena oraçao em uma folha, e ai nenhuma pessoa morreria por causa desse boneco pq expulsaria para sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que as coisas não são tão simples quanto parecem ser se o Ed que era um médium com muita experiência não fez isso algum motivo tem muitas vezes isso não resolveria o problema só o agravaria mais!

      Excluir
    2. Nem sempre as coisas são do mesmo modo que nos queremos mais deus e poderoso e o seu espírito e muito forte e eu não acredito que a Annabelle por que deus e poderoso e por que ele não matou aquela boneca e então que diser q essa boneca nunca existiu

      Excluir
    3. Vtnc,isso naum er taão simples mesmo vooc crendo em Deus,satanás e e sempre sera mais esperto q o homem,pois o homem e coronpido pela ganancia,odio,luxuria,inveja,entre muitos outros,os homens saão impuros e altamente manipuláveis e sempre tem vários pontos fracos dos quais os demônios usam para se aproveitar e espalhara a discordia,então se mesmo o ed q e um cara q tem esperiencia nisso não fez ele teve um bom motivo,poorq já pensou q as vezes e melhor deixar o genio dentro da garrafa?

      Excluir
    4. porque que santanás faz mal ninguem lhe fez nada, porque há espiritos maus e querem matar tuda a gente quando ninguém tem culpa de que eles tenha morrido!!!!!

      Excluir
    5. porque que tem prazer de fazer mal se fosse com eles tambem nao gostavam, a vida é para aproveitar enquanto podem pois quando chegar a ora tem de se orgulhar por terem vivido e feito coisas quem ninguem tenha feito e que ninguém tenha vivido pois á bebes na barriga que nem sequer chegam a ter uma vida, por isso deviam se orgulhar

      Excluir
    6. ´já agora isto eram perguntas

      Excluir
  2. O caso Annabelle é só mais um dos muitos casos sinistros envolvendo bonecas. O fato é que nunca é om mexer com o que não conhecemos e nem sair por ai bancando o bam,bam,bam desafiando as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante. Mas será q essas coisas são reais. Ou são propias da imaginação humana? De qualquer jeito não e bom desafiar o mal.

    ResponderExcluir
  4. Essa boneca aparece aos 3:26 no clipe de Girls Just Want To Have Fun, da Cyndi Lauper!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve mesmo gostar da cyndi lauper.

      Excluir
    2. isso mesmo, eu já conhecia essa historia da boneca, esses dias vendo clip de musicas dos anos 80 reparei que a boneca estava no clip

      Excluir
    3. nunca tinha percebido, aparece mesmo no clip

      Excluir
    4. Mas já pensarão o porque de ela aparecer no clip

      Excluir
    5. Sendo que ela e um objeto ou ser do mal

      Excluir
    6. gostaria de saber tambem?? e pq sem o olho? quase que passa dispercebida!

      Excluir
    7. sim e aos 40 segundos do video uma caixa de cereal cai sem explicaçao

      Excluir
    8. O cereal é puxado com alguma linha invisível (fio de nylon/linha de pesca), e a boneca que aparece no clipe da Cyndi Lauper é uma RAGGEDY ANN DOLL, que era muito vendida na época... Comparando ela com a verdadeira Annabelle, a Raggedy Ann que aparece no clipe, é muito menor, impossível de ser a Annabelle verdadeira.

      Excluir
    9. mais ouvi dizer que a annabelle foi raggedy ann antes de ser possuida e que anabelle veio de ann

      Excluir
  5. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=PIb6AZdTr-A é verdade congele o video em 3:26 la esta A boneca em uma comoda de perna cruzada e sem um olho!

    ResponderExcluir
  6. Eu creio em DEUS todo Poderoso ED disse que nehum omem e mais poderoso do que satanas DEUS e o mais podeso do mundo isso aconteceu com essas pessoas porque ela nao colocarao as suas vidas nas maos de Deus Ele nos deu o poder de expulsar satanas em seu nome na minha opiniao eles deveriam mandar esta boneca para um pastor orar nele isso e stanas que entrou nela pois a biblia diz que quem morre descansa e quem vem no corpo da pessoa e stanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tal Stanas parece ser sinistro, pois afetou até o seu português

      Excluir
    2. ora pra ver se aparecem umas vírgulas e pontos no seu texto também.

      Excluir
    3. Se ele e tao sinistrao ese DEUS porque a tanta discórdia no mundo porque pessoas morem a cada 5 minutos em

      Excluir
    4. vai la e desafia a boneca, sóq depois não va pedi pra Deus te proteger

      Excluir
    5. Falam que Deus não é bom porque pessoas morre. Quem mata? Homens. Quem gera doenças? Homens. Não coloque a culpa em Deus se os homens que trouxeram isso para si. E se o que Deus faz nas vidas das pessoas são tão ruins retirem as igrejas e verão o que acontece. Imagino todos ex-drogados, ex-assassinos, ex-ladroes, etc voltando aos seus vicios e pecados. Reflitam. Se vários morrem, é porque homens matam usando seu livre-arbitrio.

      Excluir
  7. q ridiculo isso é uma palhaçada,as crianças irao ter medo de brincar de boneca,nao tem oq inventarem colocam a mae com a bunda pra fora para assustarem as pessoas q idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal mandar uma foto da bunda da sua mãe, talvez seja mais efetivo!

      Excluir
  8. pois eu acretito na historia dela ja ui no museu e ja vi quando agente ghega da arepiu e é muito fro e quem toca morre eu nao toquei e nunca iria tocar QUEM QUISER SABER MAIS DE MIN E SABER COMO ELA ME ADICONA NO FACE
    https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn MEU LINK É ESSE OBG !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente vai se fuder palhaçada essa Porra, vem me pegar Emília. Por Patrick , Alexandre, Ana, Rafael, Gabriel, Fellipe e Mathias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vá no museu e toque na boneca ...

      Excluir
    2. Falar com o perfil anônimo por trás do PC, longe da boneca, qualquer um faz isso...
      Nossa, é óbvio que a "Emília" vai pegar vocês, ela com certeza entra na internet...
      E é hacker pra saber sua identidade por trás do perfil anônimo...

      Excluir
    3. Boneca satânica hacker!!!!!! Hahahahahahahahahah.... Essa foi ótima!!!!!!!!

      Excluir
  10. E dps de 3 dias Anônimo morre por seu comentário infeliz #Dó

    ResponderExcluir
  11. A primeira vez que entrei neste site e vi este conto, achei natural, fiquei neutro, nao tenho o que acreditar nem deixar de acreditar.
    Agora, na segunda visita a este site, tive um calafrio terrível ao ver a foto da boneca...
    Não sei o que isso quer dizer, mas Deus provera por mim.

    ResponderExcluir
  12. Os cara são tão macho aqui...
    "Isso é uma palhaçada!" "q ridiculo isso é uma palhaçada"
    Mas comenta como anônimo, e num tem coragem de passar 1 noite sozinho lá dentro com ela, disso tenho certeza. :)
    Acho que se duvidassem mesmo, falassem com alguém que vocês conseguiam ir pra lá, até de graça...
    Num duvído nada levarem vocês até lá de graça... só pra vocês falarem isso na cara da boneca... (Y)

    ResponderExcluir
  13. Existem mais coisas entre o ceu e a terra do q julga nossa va filosofia......

    ResponderExcluir
  14. Então quer dizer que este demônio podendo possuir o Obama ou o Putin e começar uma tremenda 3a guerra mundial, prefere perturbar 2 garotas e matar um motociclista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gora que falou o que ese demônio tava pensando quando posuio a boneca aleas manipulou ela

      Excluir
  15. Em que museu essa boneca está, digo país, estado. É assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Occult Museum está localizado em Monroe, Connecticut, EUA.

      Excluir
  16. so achei estranho a mulher ver que a boneca ce mexia e n ce livrou dl e o incrivel minha vo era mesa bramca mas agora e crente ela flç que n esxiste encarnaçao mas existe um espiroto mundano entra ou manipula o curpo ou a boneca e so iso

    ResponderExcluir
  17. tenho muito medo agora vou dizet adeus bonecas e adeus espelhos por causa da maria sangrenta

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente ... Deus existe, é bom, maravilhoso, justo e mais forte que todo mal. Porém o mal tb existe e tb é muito forte; mais graças a nosso Senhor não é mais forte que Ele, não é mais forte que nosso Deus.

    ResponderExcluir
  19. Deus existe, é bom, maravilhoso, justo e mais forte que todo mal. Porém o mal tb existe e tb é muito forte; mais graças a nosso Senhor não é mais forte que Ele, não é mais forte que nosso Deus.

    ResponderExcluir
  20. O dono do tal museu deve ganhar uma grana legal com a imprensa em cima desse caso. Ninguém pensou nisso ainda? Lembre-se, afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias.

    ResponderExcluir
  21. https://www.youtube.com/watch?v=hZHeEFXRXJ0

    Vejam esse vídeo...é um documentário sobre a boneca maldita

    ResponderExcluir
  22. Satanás, é você, satanáaaaas?

    ResponderExcluir
  23. Eu acredito em deus mas não acredito na boneca Annabelle

    ResponderExcluir
  24. ai eu que não me atrevo a chegar no museu que ela ta

    ResponderExcluir
  25. eu que não que não me atrvo a chegar nem na porta do museu que ela ta

    ResponderExcluir
  26. Eu acredito qe um humabo comum nao pode msm vencer o mal , mas meu senhor Deus pode tudo , nao tenho medo dessas coisas pq sei qe deus esta cmg , nao concordo cm oq os investigadores disse , qe ngm pode eh maior qe o satanais , nenhum umano sim , mas Deus eh maior qe qualquer demonio , Deus eh maior qe tudo. Ai vc me pergunta , "ce ele eh maior qe tudo , pq ele nao destruio o capeta ainda" Desculpas meu amg , nao posso te disser issu , nao sou tao sabia assim , mas eu sei qe o diabo nao eh maior qe Deus , o diabo pode ate trabalhar na nossas mentes , mas quando eh cm Deus ele nem chega perto , acreditobqe ce eu fosse nesse museu eu nao ia nem liga para uma boneca , ela nao ia me faze nada , ela nao pode cmg , ela so pode cm aqeles qe alimentao o medo , nao tenhas medo gente , Deus eh contigo , nao alimente issu em suas mentes okay ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus só não ajeita é esse português de merda seu. Volte para a escola!

      Excluir
  27. Poderia trazer mais artefatos dos museus dos warrens por favor a maioria dos comentários as pessoas não nem escrever direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cometo erros mas nem sempre

      Excluir
    2. Meu caro sleipeir se conseguir trazer todos os objetos disponíveis no museus warren iria ser incrível pois contar a história de cada objeto ia render o blog na categoria de objetos e artefatos além de ser o primeiro a fazer isso iria trazer assuntos inéditos

      Excluir
    3. É algo difícil para mim conseguir fazer devido ao fato da maioria, senão todos serem bem desconhecidos e sem informações. Prometo pesquisar, mas não posso garantir nada.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby