Image Map

26 de setembro de 2013

Mãozinha Preta

۞ ADM Sleipnir



A Mãozinha Preta, também conhecida como "Mãozinha-de-Justiça". é uma estranha criatura presente no folclore da região Sudeste do Brasil . Trata-se de uma mão peluda e preta que assombra as pessoas. De acordo com os relatos, ela não possui personalidade definida, pois em alguns casos suas aparições foram úteis. Em outros casos, a mãozinha preta causou transtornos. Não há motivos evidentes para que essa criatura apareça para determinada pessoa ou em determinado lugar. 

Ela aparece do nada vagando pelo ar, e às vezes pode ajudar em serviços domésticos, executando eles com perfeição e rapidez, mas quando é ofendida, a mãozinha preta persegue, puxa, belisca e até enforca suas vítimas. De acordo com o folclorólogo Câmara Cascudo, “como a mão é negra, não castigava nem atormentava os escravos. Daí sua popularidade entre eles”.

A seguir um relato enviado ao site sobrenatural.org em 6 de Junho de 2007,que pode ou não estar relacionado a uma de suas aparições:
"Bom, meu nome é Bruno, moro no interior paulista e o que vou contar foi algo que aconteceu há muito tempo. Hoje tenho 18 anos e isso aconteceu quando tinha 12 anos. Um dia, eu estava dormindo quando acordei no meio da noite para ir ao banheiro que ficava ao lado do meu quarto. Quando ia me levantar, senti um cansaço extremo e bem quando eu estava conseguindo levantar da cama veio tipo um vulto preto ou uma mão negra, que me empurrou de volta a cama e eu apaguei. Só no outro dia que comecei a entender o que aconteceu. Bom não sei se isso foi pesadelo ou sonho, mas sei que isso aconteceu comigo. Não estou aqui para falar mentira, isso foi verdade, aconteceu mesmo. Espero respostas."

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

32 comentários:

  1. Uma vez eu vi um mão atras de uma cortina, mas sempre que eu ia ver ela sumia....quando eu deitava na cama ela aparecia e ficava lá parada

    ResponderExcluir
  2. Até no Folclore o Brasil é uma vergonha.
    Enquanto nos outros países existem dragões, Deuses, etc, no Brasil existe uma merdinha de uma mão.
    kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você devia gostar da mãozinha do Família Adams, né? E deve ter achado aterrorizante a mão negra que quase enforca John Snow no Game of Thrones? São exatamente a mesma coisa! A diferença é que vc leu que era um mito brasileiro e já viu com certo preconceito. :-) Acontece, hehe. Eu também via o folclore brasileiro assim, até começar a descobri-lo de verdade.

      Excluir
    2. Pesquise por Hairy Hands e por La Mano Peluda.
      Abraços.

      Excluir
    3. Acho que você ia gostar do Ataíde, me parece seu tipo.

      Excluir
    4. Rapaz, fui pesquisar por Ataíde, e se eu resolvesse postar aqui certamente tomaria flag do adsense kkk

      Excluir
    5. Viralatismo puro, sabe o mínimo da nossa cultura e fica vangloriando o que é do exterior. Todo folclore é igual, não temos dragões, mas nós temos cobras gigantes flamejantes com vários olhos pelo corpo, se isso é o suficiente pra você.

      Excluir
  3. Porra. Existem coisas legais na mitologia brasileira, essa mão negra mesmo é bem original e sinistra.

    ResponderExcluir
  4. Nos anos 80 eu e um primo vimos essa mão.
    Na década de 80 eu tinha 18 anos e eu fui a casa de uma namorada mais não havia ninguém em casa
    como eu já frequentava a casa por algum tempo eu sabia onde ficava a chave (A chave sempre fica escondida debaixo de um tapete na área da casa) Era cerca de 8:00 hs da noite tive a liberdade de entrar e ficar aguardando ela voltar , foi quando meu primo chegou me convidando pra trabalhar com ele (ele trabalhava de balconista em uma lanchonete e precisava de ajuda naquele dia) combinamos de esperar até as 09:00 hs da noite se minha namorada não voltasse eu iria com ele.
    Detalhe é que ao lado da porta da sala havia uma janela com um dos vidros quebrado sendo coberto somente pela cortina, Por volta das 8:30 ouvimos barulho na fechadura da porta quando olhamos vimos uma mão preta cabeluda com as unhas grandes e eu perguntei ao meu primo o que exatamente ele tinha visto e ele me descreveu exatamente a mão preta peluda. tinha certeza que se tratava de alguma brincadeira de um dos irmãos de minha namorada poi isso me levantei e abri a porta na certeza de que ia ser ele, mais pre minha surpresa não havia ninguém esta um silencio assustador e nesse momento me arrepiei e tive a certeza de se tratar de um fenômeno paranormal.
    Hoje tenho 47 anos e nunca me esqueci deste dia. acreditem é pura verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi a mesma coisa so
      Que na cosinha tinha 5 anos
      E HOJE tenho 8 anos também nunca me esqueci disso

      Excluir
  5. eu já tive uma visão que tinha uma mão preta aproximando de mim

    ResponderExcluir
  6. aconteceu comigo a mesma coisa

    ResponderExcluir
  7. O problema do folclore brasileiro está na arte. Os artistas que retrataram os mitos gregos eram excepcionais, e não eram direcionados às crianças.

    ResponderExcluir
  8. Tenho quase certeza que essa lenda inspirou a Maõzinha da Família Adans... '-' e, quando estava lendo, lembrei-me de um livro de terror que tenho, uma coletânea de histórias de terror de escritores clássicos famosos, entre eles Edgar Allan Poe, e, em uma das histórias, o "vilão" era uma mão decapitada que enforcava o pessoal. '-' Não lembro quem escreveu essa história, mas que é parecido com a Mãozinha Negra é...
    Além disso, adoro mitos brasileiros, e quem diz mau deles é porque não tem costume de pegar um (ou mais) livros de lendas brasileiras e ler, além de que o brasileiro quase sempre pensa que tudo o que temos é pior que os demais países do mundo. Nossos mitos são muito originais e surpreendentes, com monstros tão sinistros e perigosos quanto dragões, e também deuses específicos de nossa cultura. O único e verdadeiro problema é que poucos são documentados, ou então não são documentados com dedicação nem esmero. Isso quando eles não são editados para serem mais "leves" para as crianças...

    ResponderExcluir
  9. uma vez fui dormir comendo uma maçã, eu tinha uns 8 anos. A maçã sobra aquele meio com os caroços e uns restos da fruta, botei do lado da cama entre a parede e a madeira. Adormeci

    No outro dia, as 6 da manhã deu vontade ir ao banheiro, quando olho pra maçã vejo uma mão, cabeluda preta mesmo indo em direção a maçã.

    Achei que estava sonhando e nada fiz, apenas dormi. Minutos depois acordei e vi novamente porém ela estava com um pedaço de maçã nos dedos, creio que estava com fome. Quando fui cutucar ela sumiu.

    Na outra noite fui mais solidário, deixei um pedaço de bolo, pão com mortadela, leite com chocolate e uma melancia de sobremesa

    Nunca se sabe se essa mão tem filhos ne..
    Kkkkk

    Mas a mão foi de verdade mesmo, contando aqui me deu uns arrepios lembrando.. até hoje ela não veio me dar nem um jóia de agradecimento, mão mal agradecida kkkkk

    ResponderExcluir
  10. a verdade e que o folclore brasileiro e todo zoado mesmo, para pra pensar:
    na categoria Deficiente físico, temos o saci sem uma perna, o curupira com os pés virados pra traz, a mula que não tem cabeça, e uma mão desprovida de corpo.
    na categoria corruptos temos, o Curupira e o caboclo d'água, que quando deixamos alguma coisa para eles eles esquecem o que deviam fazer ou ate faz coisas por você.
    e por ai vai, tem uma índia que engravidou de um fruta, iara que não passa de um plagio da sereia grega, agora me digam? e ou não e zuado os mitos brasileiro? Mais vou dizer aqui dos seres mitológicos que realmente assusta o povo brasileiro e ate hoje impede muita gente de bater a cabeça no travesseiro e ter um sono tranquilo, os nomes deles são:
    Dragão da Infração e Leão do Imposto de Renda
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade a Iara não se parecem com a sereia grega já que as sirenas possuem metade ave e não peixe.

      Excluir
  11. Vocês podem achar o folclore brasileiro uma merda, mas mesmo o folclore brasileiro tem similaridades com outras mitologias classicas.
    Alguem ai encima disse que nos outros paises existem mitos de dragões, mas o que é o Boi ta-ta se não um dragão? uma serpente de fogo com cabeça de boi(chifres) que vive na agua e solta fogo? claro que é só uma lenda nativo-brasileira sem sentido e lixenta né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele provavelmente está falando dos dragões europeus, e essa descrição não se parece com de um dragão europeu, o boi-tá-tá esta mais para um wrym. E é verdade existem similaridades mas isso não quer dizer que isso o torna melhor ou pior.

      Excluir
  12. Agora sao 5:18 acordei as 4:30 depois de um sonho maluco, a qual tinha uma maozinha atras de mim, igual da familia addans, só q era branca mesmo, ela voava e nao importasse onde fosse la estava ela ... Acordei com alguem assobiando de levinho no meu rosto.. Achei q era minha respiracao mas nao era pq assobiou tres vezes e. Parou e eu continuei respirando igualzinho na mesma intensidade q estava e nada.. Ai vim ler pra saber se no astral existe

    ResponderExcluir
  13. Se existe relatos sobre esse sonho e significadod.. Parece q é a mao da justiça, q quando vc aprontar algo nao importa onde vc for ela estara la para cobrar.. No sonho me apoderei de muito dinheiro que nao era meu, cerca de 15 milhoes, porque foi achado por uma outra pessoa na varanda de um restaurante e todo mundo queria pegar.. Ai eu peguei primeiro e pulei pra rua e corri kkkkkk mas quem achou primeiro e
    Era dono ne entao no caso nao fui eu foi uma outra pessoa,,, mas eu falei antes pra essa pessoa esse dinheiro é seu mas se eu nao fugir com ele todos vao pegar... E de coracao mesmo eu iria devolver.. as sei la oq a maozinha achou ne

    ResponderExcluir
  14. ontem a noite tive um sonho ou pesadelo se ila, eu estava em um laboratório em formato de cruz as luzes estava apagadas tentei liga-las mas demoravam a acender olhei em vários quartos fui ate a cozinha beber água pós no sonho eu estava com muita sede peguei um copo e liguei a torneira logo senti um puxão e o copo avia virado um balde verde tentei beber a água assim mesmo foi quando vi um braço negro vindo do meu lado direito e puxando meu ombro esquerdo, foi q soltei o balde e empurrei o braço virei e não vi ninguém foi quando o braço tento me sufocar dai eu tentei morde-lo porque não conseguia mover meus braços. foi que acordei fiquei meio que paralisado por uns 20 segundos com meu corpo todo tremulo. alguém poderia me ajudar a entender oque essa aparição pois nunca havia sonhado desse modo.

    ResponderExcluir
  15. Após pensar um pouco, os mitos e lendas do Brasil realmentenão um pouco ruim (minha opinião), claro a exceções, mas o Brasil não é o único eu também acho os mitos e lendas alguns outros países também um pouco ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e muito existe mesmo aconteceu comigo quando erra criança

      Excluir
  16. Eu nem sabia que isso era lenda,eu einha irmã via ela tsoa dias a noite na janela,nos chorava tdos dias c medo. Pavoroso

    ResponderExcluir
  17. Eu estava deitada com a minha vo de 86 anos e vi a mão preta saindo debaixo da cama tentando pegar no braço da minha vó porém minha avó viu e gritou e a mão sumiu,porem era uma mao preta parecendo enborachada , nao vi com pelos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby