Image Map

22 de setembro de 2013

Narasima

۞ ADM Sleipnir

Narasima (ou Narasimha, sânscrito नरसिंह, literalmente "homem leão") é na mitologia hindu o quarto de dez avatares do deus Vishnuque apareceu nos tempos antigos para salvar o mundo do domínio do asura Hiranyakashipu.

Hiranyakashipu era irmão de Hiranyaksha, asura este que havia sido derrotado e morto por outro avatar de Vishnu, Vahara. Buscando vingança contra o deus, Hiranyakashipu passou muitos anos praticando penitências austeras dedicadas à Brahma, e satisfeito com a postura do asura, Brahma decidiu conceder-lhe uma benção especial de sua escolha. Hiraṇyakashipu pediu que Brahma o tornasse invulnerável a ferimentos mortais causados por homens, animais, deuses e demônios. Também, que não pudesse ser morto dentro ou fora de qualquer residência,nem no solo e nem acima dele, e nem durante o dia ou durante a noite. Brahma atendeu o desejo de Hiraṇyakashipu, que em posse de tais proteções, tornou-se um verdadeiro flagelo para toda a criação. Considerando-se um verdadeiro deus, Hiranyakashipu proibiu a adoração aos deuses, perseguindo aqueles que desobedecessem suas ordens.

Hiranyakashipu no entanto tinha um filho chamado Prahlada, o qual era um devoto de Vishnu e apesar das ameaças e torturas infligidas pelo pai, não desistiu de sua adoração. Enfurecido, Hiranyakashipu tentou matar Prahlada de várias maneiras: afogando-o, atirando-o de um penhasco, trancando-o em um quarto com cobras venenosas, dando-o como alimento a leões, fazendo-o ser pisoteado por elefantes e queimando-o vivo. Protegido por Vishnu, Prahlada escapou de cada uma dessas provações ileso. 


Frustrado com o fracasso em forçar seu filho a reconhecê-lo como o senhor supremo do universo, Hiranyakashipu perguntou ao filho a localização de Vishnu para que ele pudesse resolver o assunto diretamente com o deus. Prahlada responde ao pai que Viṣhṇu é onipresente e onipresente, estando assim em todos os lugares. Furioso, Hiranyakashipu atingiu o pilar na entrada de seu palácio e perguntou ao filho se Vishnu estava lá também. Prahlada respondeu afirmativamente, e então Hiranyakashipu continuou a chutar o pilar e golpeá-lo com sua maça. Com os golpes, o pilar acabou se quebrando, e dele emergiu Narasima, que pegou Hiranyakashipu em seu colo e o estripou com suas garras. 

Narasimha não era nem homem nem animal, havia surgido durante um crepúsculo, e o pilar de onde surgiu não estava nem dentro nem fora da casa. Dessa forma, a benção que tornava Hiranyakashipu virtualmente imortal foi sobrepujada.


Uma versão dessa história presente no xivaísmo (ramo do hinduísmo que cultua Shiva como o deus supremo) afirma que depois de libertar o mundo do governo arrogante de Hiranyakashipu, o poder subiu à cabeça de Narasima, que tornou-se ele próprio muito orgulhoso.

Para pô-lo em xeque, Shiva assumiu a forma de Sharabha, uma criatura mítica que é metade pássaro e metade leão. Sharabha então rasgou Narasima da mesma forma que ele havia feito com Hiranyakashipu, então usou a pele do homem-leão como uma vestimenta. O rosto de Narasima foi posteriormente usado como um ornamento no peito de Shiva.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby