Image Map

20 de novembro de 2013

Nike

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Nike (ou Nice) é a deusa alada da vitória, tanto no campo de batalha e no esporte. Os romanos conheciam Nike como Victória, um nome que significa, obviamente, "vitória", e ainda é popular hoje em dia. Segundo Hesíodo, Nike era uma dos quatro filhos do titã Palas e da náiade Estige (geralmente confundida com o rio Estige do submundo) . Seus irmãos são Kratos, Bias, e Zelos, que representavam o Poder, Força e Rivalidade, respectivamente.

Nike era representada nos vasos gregos com vários atributos, que podiam incluir uma grinalda ou faixa para coroar o vencedor, umaoinochoe (tigela) e phiale (copo) para as libações, um thymiaterion (queimador de incenso), um altar e uma lira para a celebração da vitória. Nas cenas da Gigantomaquia, ela aparece conduzindo o carro de Zeus. Em mosaicos e moedas, ela aparece segurando uma palma, como símbolo de vitória.

A maioria das pessoas reconhecem o nome Nike em parceria com a marca de calçados mundialmente popular. Isso não é por acaso. O fundador da empresa Nike, Phil Knight, escolheu o nome propositadamente por sua associação com a vitória no esporte. Na verdade, tudo sobre a marca da empresa vem da mitologia desta deusa.


Nike se encontra na mão direita de Atena, dando assim à deusa certeza de vitória em todas as batalhas travadas. Atena, em sua história, várias vezes já travou grandes batalhas contra deuses que desejavam Nike para si, e, graças à deusa alada, Atena sempre as venceu.

Curiosamente, para uma deusa de tal fama, não existem muitas histórias sobre Nike. A maioria dos mitos de Nike são misturados com contos de Atena, a deusa da guerra e estratégia. Nike e Atena foram ditas estarem entre os poucos deuses que ficaram ao lado de Zeus, na famosa batalha contra Tifão para decidir o controle sobre o Olimpo. Conta-se que ela, juntamente com seus irmãos, foram os primeiros deuses a se unirem a Zeus nessa batalha, e muitas vezes são todos descritos como de pé ao lado de seu trono como suas sentinelas. Nike recebeu uma carruagem de ouro para levar as tropas de Zeus para a batalha.


O poeta Nono, em sua obra Dionisíaca, descreve Nike confortando e protegendo Zeus durante a batalha com Tifão, na qual também atuou como cocheira, enquanto Éris lutava ao lado do inimigo e Ênio, imparcial, mantinha o equilíbrio da batalha. Terminada a guerra com Tifão, Nike desempenhou o papel de dama de honra, cantou e dançou no casamento de Cadmo (que lutara ao lado de Zeus) e Harmonia.

Ao contrário de outros deuses alados que mais tarde foram representados sem asas, Nike continuou a usar asas até o fim do período pagão, para recordar que a vitória é fugaz. Sua figura parece ter influenciado a concepção dos anjos cristãos. A derrota definitiva do paganismo no Império Romano foi marcada pela retirada definitiva de sua estátua do Senado em Roma pelo imperador Graciano, em 382 d.C.

A mais famosa estátua de Nike é o Nike de Samotrácia, uma ilha grega no mar Egeu norte. Esta estátua está agora no Museu do Louvre, em Paris. 



fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Muito legal suas postagens... Parabéns pelo trabalho!!!

    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. As duas formas estão certas!
      http://www.theoi.com/Daimon/Nike.html

      grego: Νίκη; transl.: Nice, Níkē ou Niké, "Vitória"

      Excluir
  3. Na verdade é Cratos o nome do Titã, se deixar Kratos vão achar que é o cabuloso...aquele matador de deuses que "cês" devem conhecer bem hauahauhau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com C ou K, tanto faz, continua correto. O original em grego é Κρατος. Cratos com C é a versão latina do nome.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby