Image Map

16 de dezembro de 2013

Chemosh

۞ ADM Sleipnir


Chemosh (Quemos, Camos) era o deus dos moabitas, e o seu nome provavelmente significa "destruidor", "subjulgador" ou ainda "deus-peixe" . Enquanto ele é mais facilmente associado com os moabitas, de acordo com o livro bíblico de Juízes 11:24, ele parece ter sido também a divindade nacional dos amonitas. Sua presença no mundo do Antigo Testamento era bem conhecida, devido à importação de seu culto por Jerusalém pelo Rei Salomão (1 Reis 11:07 ). O mesmo construiu um altar para Chemosh, “no monte que estava defronte de Jerusalém” (1Rs 11:1, 7, 8, 33). O desprezo hebraico pelo seu culto era evidente através da expressão  "a abominação de Moabe ", presente nas escrituras. O rei Josias destruiu o ramo israelita do culto (2 Reis 23).

Informações sobre Chemosh são escassas, mas apesar disso, a arqueologia e algumas escrituras podem ajudar a formar uma imagem mais clara da divindade.

A Pedra Moabita ( Estela de Mesa )

Em 1868, um achado arqueológico em Dibom providenciou aos estudiosos do assunto mais pistas sobre a natureza da Chemosh.  A descoberta, conhecida como a Pedra Moabita ou Estela de Mesa, é um monumento com uma inscrição comemorativa, criada por volta do ano 830 a.C. para exaltar a vitória do Rei Mesa sobre os israelitas, atribuindo o seu êxito à Chemosh. A vassalagem existia desde o reinado de Davi ( 2 Samuel 8:2 ), mas os moabitas se revoltaram contra isso após a morte do rei Acabe. 

É um documento que  contém a mais antiga inscrição existente de um alfabeto semita, sendo de grande importância e interessante relativo ao estudo da linguística hebraica, ou seja, a formação e evolução do alfabeto hebraico. 



Ela se encontra hoje em dia no Museu do Louvre, em Paris. Com a exceção de algumas variações, mostra que a escrita dos moabitas era idêntica ao hebraico. Menciona o Tetragrama Sagrado no lado direito da estela, na linha 18. Ela também confirma o nome de locais e de cidades moabitas mencionadas no texto bíblico: Atarote e Nebo (Números 32:34,38), Aroer, o Vale de Árnon, planalto de Medeba, Díbon (Josué 13:9), Bamote-Baal, Bet-Baal-Meon, Jaaz [em hebr. Yáhtsha] e Quiriataim (Josué 13:17-19), Bezer (Josué 20:8), Horonaim (Isaías 15:5), e Bet-Diblataim e Queriote (Jeremias 48:22,24).

A Pedra Moabita é uma fonte inestimável de informações sobre Chemosh. O texto gravado nela menciona Chemosh doze vezes. Ela também cita Mesa como sendo filho de Chemosh. Mesa deixa claro que ele entendia a ira de Chemosh e a razão pela qual ele permitiu que os moabitas caíssem sob o domínio de Israel. 

Sacrifícios de sangue 

Chemosh parece também ter um gosto por sangue. Em 2 Reis 3:27 pode-se verificar que o sacrifício humano fazia parte dos ritos de Chemosh. Esta prática, embora terrível, certamente não era exclusiva dos moabitas , pois tais ritos eram comuns nos diversos cultos religiosos dos cananeus , incluindo os de Baal e Moloque. Mitologistas e outros estudiosos sugerem que essa atividade pode ser devido ao fato de os Chemosh e outros deuses cananeus , como Baal , Moloque, Tamuz, e Baalzebub eram todos personificações do sol, ou dos raios do sol. Eles representavam o cruel, inevitável , e muitas vezes desgastante calor do sol ( um elemento necessário, mas mortal para a vida; análogos podem ser encontrados no culto asteca ao sol).

Síntese dos deuses semitas

Implicitamente, Chemosh e a Pedra Moabita parecem revelar algo sobre a natureza da religião nas regiões semitas desse período. Ambos fornecem ideías sobre o fato de que deusas eram de fato secundárias nessas regiões, e em muitos casos eram dissolvidas ou combinadas com divindades masculinas. Isto pode ser visto nas inscrições da Pedra Moabita onde Chemosh é também referido como Asthar-Chemosh. Tal síntese revela a masculinização de Astarote, uma deusa cananéia adorada pelos moabitas e outros povos semitas. Os estudiosos da Bíblia também observaram que o papel da Chemosh nas inscrições da Pedra Moabita é análogo ao de Yahweh no livro de Reis. Assim, parece que a relação semita para respectivas divindades nacionais atuavam de forma semelhante de região em região .


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

40 comentários:

  1. sou professora de escola biblica dominical e foi mt interessante entrar no blog pra absorver mais esclarecimentos sobre esse deus, toda honra e gloria ao DEUS dos DEUSES,nosso JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode falar tanta besteira.

      Excluir
    2. Bm dia a todos queria compartilhar a algumas perguntas !
      A q Deus estamos servindo ultimamente sim isso porq nossos gesto comportamento ou viver contidiano simbolicamente diz algo todos saibam que tal mae tal filhos c a mae faz os filhos fasem igual por exemplo todos esses deuses estao unidos a um so ao deus triade quem e o deus triade nao seria o deus trinity traduzir por Trindade oq e tri dade em cada pais oq sao os dogmas dela tudo q e contrario a verdade c é assim a quem estamos invoca do nas aguas batismais d o de veio essa ordem de cima i crivel qual prova disso é u assunto debatido esses deuses stao associado ao deis triade ou trinity ou trindade nao entendam mau c eu nao falar as pedras vao fala Deus lhe de sabedoria

      Excluir
  2. Esse vamos aparece em um filme do conan.

    ResponderExcluir
  3. seria interessante colocar as letras brancas ao invés de vermelhas, pois ficaria melhor de ler este site que é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post, parabéns pela pesquisa, também gostei muito do site, recheado de coisas interessantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jonatas! Continue acompanhando nossas postagens!

      Excluir
  5. Gostei muito desse site ...mas tem que mudar essa tela vermelha arde o olho...jesus esta voltando

    ResponderExcluir
  6. muito boa essas informaçoes me ajudou obrigado pelo seu empenho

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É sim!
      Jesus Cristo é Deus e, por isso, é o Criador e sustentador de todas as coisas: “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Colossenses 1.16 -17)

      Jesus é o Deus bendito para todo o Sempre: “deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!” (Romanos 9.5)

      Jesus é Deus e tem em si a glória divina: “e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.” (João 17.5)

      Jesus é o grande Deus e Salvador: “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2.13)

      Jesus é o verdadeiro Deus e a vida eterna: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5.20)

      Jesus Cristo é Deus, por isso, tem autoridade para perdoar pecados e fazer milagres: “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.” (Mateus 9.6)

      Jesus é igual a Deus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” ( João 14.1)

      Jesus é adorado como Deus: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.9 -11)

      Jesus Cristo é Deus, por isso, é o Todo-Poderoso: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Ap 1.8 )

      Excluir
    2. Você só copiou e colou essa baboseira. Cristãos parecem robôs com seus discursos prontos e falhos.

      Excluir
    3. Jesus Cristo é Jeová do velho testamento, ele é Elohim, Melquisedeque, o Logos o Cordeiro, o Espírito Santo. (DEUS)

      Excluir
  8. Honra a quem a tem.Quem não respeita não se faz digno de respeito.Esta aversão a Jesus Cristo e a biblia é lamentável mas compreensiva, afinal um livro que expõem a arrogância a soberba e faz com que os homens se dêem conta da sua efemeridade e aponta como virtude os valores éticos e morais certamente não encontrará espaço em muitos corações. Afinal a mensagem cristã só faz sentido para quem acredita em eternidade. Alguém como Shakespeare que percebeu que ha muito mais coisas debaixo deste céu e encima desta terra doque supõem a nossa vã filosofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente perfeito. Resposta dada por meio de inspiração do Santo Espírito.

      Excluir
    2. Nuca li tanta besteira, xô ateu

      Excluir
  9. Quem era yemanja de onde surgiu este nome era? uma deusa grega qual a sua mitologia origem e povo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yemanja e africana yorubá nao grega o deus do mar grego e poseidon

      Excluir
    2. A origem do nome e yeye monja a traduçao e mae cujo seus filho sao peixes

      Excluir
  10. Gostei , foi a primeira vez e me foi útil ; o aprender não ocupa espaço e o conhecer liberta da escravidão !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal querendo ou não somos filhos de DEUS. Um abençoado final de domingo, boa semana a todos.

    ResponderExcluir
  12. Seria melhor letras brancas ao invés de vermelhas, pois dificulta muito a leitura. Este site explica bem o que buscamos Tira dúvidas. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Onde sem interpretação de texto(pq interpretar é colocar a sua ideia diante de uma escrita) que revela Jesus como próprio Deus no velho testamento?
    Sobre os outros deuses existem seus nomes e seus rituais e até arqueologia que provam sua existência.
    Outros deuses lunares existem antes de Cristo e tem a mesma história que a dele.
    Por exemplo o deus Mitra que era um deus solar cujo o ritual era degolar o cordeiro e tomar o sangue e comer a carne.
    Não foram os israelitas quem escreveram o novo testamento como escreveram o velho.
    Será que Deus rejeitou as escrituras dos israelitas em hebraico o povo escolhido?
    Pq os esraelitas nem assinei que Jesus é filho de Deus.
    Cristo surgiu junto c a santa inquisição onde quem não acreditasse seria morto.
    E pq Deus não deixou que o próprio Cristo as escrevesse?
    E pq Deus usaria a mesma história de inúmeros deuses mitológicos solar p inserir em Cristo que seria ele msm aqui na terra?
    Christina
    Hórus
    M I T R A
    DIONÍSIO
    E mais outros 50 ou mais deuses lunares c a mesma história e vivência de Cristo.
    Principalmente M I T R A que usava o mesmo ritual da santa ceia?
    Pode me responder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso CEO que vc e gente como vc fala, histórias inventadas por ateus para dizer que Cristo veio de histórias passadas, e quem escreveu o nome testamento foi sim judeus, inclusive discipulos de Jesus, mais não t como falar de historia com leigos sem noçao

      Excluir
  14. Me desculpem quando disse deuses lunares queria dizer deuses mitológicos solares e basicamente todos são mais velhos de que Cristo.
    E pq ele não asseitaria outros deuses diante dele e aceitou como Deus o seu filho a quem se dá cultos?
    ELE próprio disse que não dividiria a sua horta com ninguém?
    Que ELE era o único e depois DELE não haveria nenhum outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser maid velhos que Cristo, mais não são mais que Deus, sendo que Cristo vem de Deus,

      Excluir
  15. Quero ainda mendionar que sou monoteísta:
    Acredito em um Deus único.
    Tantas mudanças literárias foram feitas na bíblia que não sei o nome DELE.
    Sei que ELE disse,eu sou o grande EU SOU .
    E confio nele como o seu povo confiava.
    Tbm vejo que até hoje às promessas assim como maldições se fazem vivas como no velho testamento.
    Sei que Baal traduzindo quer dizer SENHOR, então todos os cristãos o chamam de Senhor chamando-o de Baal e ele reclama disso tbm.
    Tudo é muito complexo.
    Prefiro acreditar apenas em DEUS que tbm traduzindo p o GREGO quer dizer ZEUS .
    MAS NÃO SEI COMO CHAMA-LO .
    MAS chamo-o de MEU CRIADOR,MEU PAI,PAI CELESTIAL.
    ESSE É O MEU DEUS.
    COMO DISSE SOU MONOTEISTA.
    Se acreditar em Cristo seria politeísta.
    Dizer que é o msm não faz sentido,pois estaria desfazendo o que ELE disse.
    EU SOU O PRIMEIRO E O ULTIMO,DEPOIS DE MIM NÃO HÁ NENHUM OUTRO!
    Disse o GRANDE EU SOU!
    pensem!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse Jesus:Eu e o pais somos um! Quem glorifica ao Pai também glorifica a mim

      Excluir
  16. Os comentários kkkk zoar cristão não é nem preconceito, é inevitável kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Um excelete subsídio que enriquece o conecimento bíblico.

    ResponderExcluir
  18. Texto bem explicativo e preciso, muito bom o conteúdo. E com base nos achados arqueológicos vemos o quão verdadeiros são os escritos bíblicos, só não ver quem não quer mesmo. Mas tudo bem, a Bíblia já falava que muitos não iriam entender. As palavras eternas que são salvação para os que creem, é loucura para os que não acreditam. Que Deus abra os olhos de todos os que estão cegos pelo deus imundo desse século, que o Amado Senhor Jesus, tenha misericórdia de todos nós no dia do juízo. Breve vem Jesus! Maranata!

    ResponderExcluir
  19. Cristãos inxiridos... ninguém pediu a opinião deles, tão no blog errado... ou é falta do que fazer...

    ResponderExcluir
  20. Cristãos se metem onde não são chamados... é culpa dos pais que não souberam criar... ou nasceram de chocadeira

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby