14 de dezembro de 2013

Pele

۞ ADM Sleipnir



Pele é a deusa do fogo e dos vulcões na mitologia havaiana/polinésia. Ela é uma divindade poderosa e destrutiva, a qual dizem viver na cratera do vulcão Kilauea, na grande ilha do Havaí. Talvez a mais conhecida divindade do Havaí, Pele aparece em muitos mitos e lendas.

A deusa nasceu em Honua-Mea, parte do Taiti. Ela fazia parte de uma família de seis filhas e sete filhos nascidos de Haumea (uma antiga deusa da Terra) e Kane Milohai (criador do céu e da terra). Como muitas figuras da mitologia polinésia, Pele é uma grande viajante. Ela chegou no Havaí a partir da ilha doTaiti, e existem uma série de variações nas lendas que falam de como Pele chegou pela primeira vez às ilhas havaianas. Uma das versões mais comuns relata que ela foi exilada por seu pai por causa de seu temperamento, e mais precisamente por brigar com sua irmã mais velha, a deusa da água Namakaokahai, cujo marido Pele tinha seduzido.

O irmão mais velho de Pele, o rei dos tubarões, Kamohoali'i , lhe deu uma grande canoa, na qual ela e sua irmã Hi'iaka (conhecida como a padroeira dos dançarinos de hula) viajaram para longe de casa através do mar, e eventualmente chegaram ao Havaí.


Sempre que Pele encontrava um lugar onde ela pudesse morar, ela criava um vulcão, e a sua vingativa irmã afundava. O embate entre Pele e Namakaokahai terminou perto de Hana, Maui, após uma batalha épica, onde Pele dilacerou sua irmã. A lenda diz que os ossos da deusa permanecem no local na forma de uma colina chamada Ka-iwi-o-Pele. Após tudo isso, Pele finalmente encontrou refúgio em Mauna Kea, na Ilha do Havaí, onde cavou sua fogueira final e eterna, a cratera Halemaumau, no cume do vulcão Kilauea, onde se acredita que ela vive até hoje.


Pele e Lohiau

Uma vez instalada em Kilauea, Pele viajou para uma ilha vizinha e se apaixonou por um jovem chefe chamado Lohiau. Após voltar para casa, Pele enviou seu jovem irmã Hi'iaka com a missão de trazer Lohiau até ela. Ela investiu Hi'iaka de poderes sobrenaturais, os quais a jovem utilizou para superar vários obstáculos durante a sua jornada.

Quando Hi'iaka chegou no lar de Lohiau, ela descobriu que o jovem chefe havia morrido de coração partido por causa da saudade que sentia da deusa Pele. Hi'iaka então pegou seu espírito e usou seus poderes mágicos para trazê-lo de volta a vida. Enquanto isso, Pele ficava cada vez mais impaciente, imaginando que sua irmã havia roubado o seu amado Lohiau. Enfurecida por tais pensamentos, Pele  enviou um fluxo de lava que matou Hopoe , o querido amigo de Hi'iaka.

Quando Hi'iaka finalmente retornou trazendo o jovem Lohiau à Kilauea, ela soube da morte de seu amigo Hopoe. Tomada pela dor da perda, ela abraçou Lohiau, a quem ela chegou a amar. Pele viu o gesto da irmã e enviou mais lava, desta vez para matar Lohiau. Protegida por seus poderes mágicos, Hi'iaka restaurado Lohiau novamente à vida e parte com ele de volta para o seu lar.


Pelé é muitas vezes descrita como um andarilha, viajando constantemente pelo seu domínio. Supostos avistamentos da deusa foram relatados em todas as ilhas do Havaí durante centenas de anos, mas especialmente perto de crateras e de sua casa, o Monte Kilauea, um dos vulcões mais ativos da Terra.

Pele é conhecida por seu temperamento violento e imprevisível, mas também pelas suas visitas comuns entre os mortais . Dizem que ela costuma aparecer como uma mulher alta, bonita e jovem, ou como uma mulher muito velha, feia e frágil. Ela é muitas vezes acompanhada por um cão branco e, normalmente, testa as pessoas. Contam-se histórias sobre Pele vagando entre as pessoas na forma de uma velha mendiga, perguntando-lhes se eles têm alguma comida ou bebida sobrando. Aqueles que compartilham com ela são recompensados ​​e poupados. Aqueles que são gananciosos e cruéis com ela são punidos, tendo suas casas ou plantações destruídas, para que eles mesmos tenham que contar com a bondade dos outros.

A Maldição de Pele

A mais notória lenda de Pele é a maldição que ela lança sobre quem perturbar ou roubar sua casa. Algumas pessoas dizem que esse mito foi inventado por um guarda florestal da Ilha Grande, xom o intuito de impedir que os turistas levem objetos da ilha como lembranças. Ainda assim, a cada ano, milhares de pedaços de rocha de lava são enviados de volta para o Havaí, juntamente com pedidos de perdão, por pessoas de todo o mundo que afirmam terem sofrido desgraças horríveis desde que levaram as pedras da morada de Pele.


Visões da deusa vulcânica não estão restritas apenas ao Havaí, em todo o mundo, existem relatos de pessoas que viram uma aparição de uma mulher próximo à erupções vulcânicas.




Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby