11 de abril de 2014

Érebo

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Érebo (do grego Ἔρεβος, sig. "sombra" ou "escuridão profunda") é um deus primordial (protogenoi), a personificação da escuridão e o criador das trevas. Tem seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo", logo acima dos mantos noturnos de sua irmã gêmea Nix, a personificação da noite.

De acordo com Hesíodo, Érebo e Nix são filhos de Caos, o vazio primordial, e nasceram a partir de cisões do próprio Caos, juntamente com seus outros irmãos: Gaia (terra), Tártaro (submundo) e Eros (amor). Nix, tornou-se consorte de Érebo, e com ele gerou mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia). Uma longa lista de deuses não primordiais e demônios às vezes também são ditos serem filhos de Érebo e Nix, dentre eles Caronte, Hipnos e Tânatos, as Moiras e as Hespérides.


Érebo é conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. Segundo uma lenda, os Titãs pediram ajuda à Érebo, e ele foi pessoalmente até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades, que com ajuda de Nix, a personificação da noite e irmã gêmea de Érebo, lançaram o primordial nas profundezas do rio Aqueronte, que é a fronteira entre os dois mundos.

Érebo não possui destaque em qualquer conto mitológico embora ambos Hesíodo e Ovídio fazem menção dele em suas obras. Nas breves menções de Érebo, ele é muitas vezes usado como um sinônimo do Hades, o submundo, ou como uma região dele. Quando considerado uma região do submundo, Érebo é muitas vezes considerado a primeira região, através da qual os mortos tinham de passar imediatamente depois de morrer. Além disso, Érebo é ás vezes considerado como sendo as profundezas do submundo, embora esta seja mais comumente referida como sendo o Tártaro, onde os Titãs foram aprisionados. Acreditava-se que o deus primordial estava presente em todas as áreas do submundo, fazendo com que fosse um lugar escuro.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

10 comentários:

  1. muito bom, ajudou na minha pesquisa sobre os deuses primordiais, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esses mito

    ResponderExcluir
  3. Sempre curti esse blog, Os posts são excelentes e este é mais um ótimo post.
    Uma pena é que os deuses primordiais são pouco citados nos contos, porém a história do Érebo é bem legal,
    Queria ver ele num GOW da vida,lol.

    Leon

    ResponderExcluir
  4. sou fascianado por estes temas parabens

    ResponderExcluir
  5. Ótimo adoro as Mitologias

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby