Image Map

1 de julho de 2014

Kuzuryu

۞ ADM Sleipnir

Arte de chaos-draco

Kuzuryu (九头龙 ou くずりゅう, "dragão de nove cabeças", também chamado Kuzuryūshin (九頭龍神, "deus dragão de nove cabeças") é uma espécie de dragão presente no folclore e em lendas de várias partes do Japão, incluindo, por exemplo, Hakone (Kanagawa), e as prefeituras de Nagano e Fukui.  Sua figura teria origem em Vasuki, uma serpente presente na mitologia hindu e no budismo.
 
Como a maioria dos dragões, os Kuzuryu têm poder sobre a chuva e a água. Santuários dedicados a eles geralmente são organizados em torno de orações pela chuva e pela saúde dos rios próximos e pela proteção contra inundações.


Lendas

Na cidade de Hakone, existe uma famoso templo que leva o seu nome. A lenda local diz que um dragão feroz e venenoso se assentou no lago Ashino-ko e então passou a exigir do povo da cidade donzelas humanas como sacrifício todos os anos, como forma de apaziguar seu espírito vingativo. 

Ao ouvir sobre a história, um sacerdote chamado Mankan (万 巻 上人) decidiu impedir futuras vítimas. Ele construiu uma escadaria de pedra levando até o lago, e  lá exorcizou o dragão com seus poderes mágicos. Mankan amaldiçoou o dragão e o aprisionou de cabeça para baixo em uma rocha. Aparentemente, o povo do local ainda continuou a enviar suas jovens ao dragão, mas o inconveniente de ter que se alimentar de cabeça para baixo, eventualmente, lhe causava azia. O dragão finalmente cedeu e desde então nunca mais incomodou ninguém. Acredita-se que o dragão se transformou em Kuzuryu-Myojin (literalmente "deus dragão de nove cabeças")  e se tornou o espírito guardião do lago.

Um santuário foi construído perto da área onde o dragão foi aprisionado. Daquele dia em diante, os habitantes da cidade têm adorado um santuário dedicado ao dragão e, ao invés de oferecerem sacrifícios humanos ao mesmo, passaram a fazer oferendas de arroz cozido com feijão vermelho.


O Santuário Togakushi, na província de Nagano, é o lar de uma famosa lenda envolvendo um Kuzuryu. Em 849 d.C, um monge chamado Gakumon passou a residir em uma caverna no Monte Togakushi. Enquanto ele recitava o Sutra do Lótus, um temível Kuzuryu apareceu diante dele. O dragão disse a ele que ele já foi o administrador de um templo próximo, mas ele roubou as doações feitas ao templo e as guardou para si. Seu pecado fez com que ele se transformasse em um dragão. Enquanto ouvia as recitações de Gakumon, ele finalmente alcançou a iluminação. O dragão prometeu permanecer na caverna e proteger a área, e Gakumon selou a entrada da caverna com uma pedra. Depois disso, o dragão abençoou a terra com chuva e água. Ele também era especialmente bom em curar dores de dente para quem lhe deixasse uma oferenda de peras, que era sua comida favorita.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Exsite alguma lenda japonesa que tenha um dragão de 10 cabeças???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço nenhum. Caso encontre algo, faço questão de trazer ao blog :)

      Excluir
  2. Acho interessante como a mitologia japonesa cultiva essa caracteristica dos numeros signifcarem poder, tipo o Yamata no Orochi, a Kitsune e agora essa lenda do Kururyu tambem.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby