Image Map

10 de julho de 2014

O Disco Genético

۞ ADM Sleipnir


O chamado Disco Genético é um artefato descoberto nas proximidades da cidade de Bogotá, Colômbia pelo arqueólogo Jaime Gutierrez-Lega e tem sido alvo de curiosidade, assim como um mistério para a ciência moderna desde a sua descoberta. O disco retrata homens e mulheres sexualmente, e em suas bordas exteriores exibe a progressão da vida, desde a gestação até a infância. Ele é considerado um dos achados mais interessantes dentre os Ooparts ("Objetos Fora de Lugar" - termo aplicado a quaisquer artefatos que não podem ser classificados em qualquer sistema conhecido da cultura. Eles também costumam exibir tecnologia científica que excedem em muito o que teria existido no momento em que o artefato é datado).

O disco foi feito com lydite, uma pedra com uma dureza similar à do granito, porém de estrutura tão frágil quanto uma folha, tornando impossível reproduzir esse disco utilizando o mesmo material, apesar de nossa tecnologia atual. O disco mede cerca de 27 centímetros de diâmetro e pesa 2 quilos.  Quanto à datação da pedra, mesmo não sendo possível atribuir-lhe um período histórico preciso, parece ter sido manufaturada aproximadamente 6000 anos atrás. No entanto, esse disco não se encaixa em qualquer cultura pré-colombiana existente.

A Simbologia do Disco

Os símbolos gravados no disco são separados por listras verticais individuais, e representam várias coisas que normalmente só podem ser visualizadas com o auxílio de um microscópio


Em um lado do disco (imagem acima), temos, na parte superior, várias representações de fetos em tamanhos e idades diferentes, terminando com o que parece ser uma criança pequena. Na parte de baixo podemos ver o que parece representar um homem e uma mulher. No lado direito, pode-se ver a representação de um homem, uma mulher e uma criança. Estranho porém  é a forma como as cabeças humanóides são representadas.

O outro lado do disco genético (imagem abaixo) mostra cenas de uma divisão celular. Pesquisadores foram claramente capazes de reconhecer as diferentes fases da gestação humana no disco. Muito significante são os olhos distantes e o nariz largo do zigoto. Esta é uma característica da estrutura embrionária da cabeça. 



No lado esquerdo da imagem, podemos ver um óvulo fecundado e outro não fecundado. No lado direito, podemos observar a representação de alguns espermatozóides. No disco existem ainda várias representações muito estranhas que não podemos explicar.

Hoje o disco se encontra no Museu de Ciências Naturais de Viena, na Áustria, sendo analisado ​​pelo Dr. Vera M.F. Hammer (www.nhm-wien.ac.at) e há ainda possui muitos enigmas para serem resolvidos. 


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

10 comentários:

  1. Como todo Oopart q se preze, muito intrigante e interessante ao mesmo tempo. Sugiro outros Ooparts: pedras dropa, pedras ica, sarcófago de pakal, pilha de bagdá, e o q eu acho mais interessante d todos os tempos o mecanismo de antikythera (acho q ja tem aqui na blog um post dele). Ótimo artigo, como de costume :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Realmente muito interessante e misterioso ( como Monkey D. Luffy diria "então é uma pedra misteriosa"kkk)

    Gostaria de pedir uma sugestão, q seria sobre a alquimia! Vcs poderiam fazer um post sobre a alquimia e alguns alquimistas, é um tema q estou muito curioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, eu estou a algum tempo preparando uma postagem sobre a Pedra Filosofal. Pode ser que eu faça um post sobre a alquimia e una tudo num post só. Espero atender sua sugestão em breve.

      Excluir
  3. discordo do espermatozoide , eu já acho que são serpentes

    ResponderExcluir
  4. Seria possivel,de qualquer maneira,manual ou com maquinas ,reproduzir esta peça hoje em dia?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente é falso esse disco, nunca passou por nenhum teste

    ResponderExcluir
  6. acho que seja uma coincidência mesmo, aquele fenômeno de que estamos tão obstinados a achar algo que acabamos não enxergando o óbvio

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby