14 de novembro de 2014

Ceuci

۞ ADM Sleipnir


Ceuci (tupi: "mãe do pranto", também grafado Ceuici, Ceucy, Cyucy, Ceichu, Ciyucê ou Ciuce) é uma deusa virginal tupi-guarani, protetora das lavouras e das moradias. Era filha dos deuses Tupã e Luaci, e mãe de Jurupari, considerado o "Moisés" dos Tupis". Sendo uma deusa virgem e sem nenhum consorte, sua gravidez se deu de forma miraculosa.

Certo dia, Ceuci descansava debaixo da sombra de uma árvore amazônica chamada Cucura (ou Purumã, dependendo da versão do conto), cuja a ingestão de seus frutos era proibida às moças no dia em que estivessem em período fértil. Ao avistar os belos frutos maduros da árvore, Ceuci não se conteve e apanhou um deles para comer. O caldo do fruto acabou escorrendo pelo seu corpo nu e alcançando o meio de suas coxas, fecundando-a. Alguns meses depois, a sua gravidez ficou evidente, e o conselho de anciãos de sua aldeia resolveu punir Ceuci com o exílio. Longe de sua aldeia, Ceuci deu a luz à Jurupari, "o Filho do Sol". Jurupari foi enviado a terra pelo próprio sol, para reformar os costumes da terra e também para encontrar a mulher perfeita, com a qual o sol pretendia se casar.

Com  apenas sete dias de vida, Jurupari já tinha a aparência de uma criança de 10 anos, e sua sabedoria atraiu a atenção de todos, que passaram a ouvir suas palavras e o ensinamento dos novos costumes, que colocavam um fim na sociedade matriarcal e instituíam o patriarcado. Jurupari instituiu grandes festas cerimoniais, as quais somente os homens podiam tomar parte, e onde ele aproveitava para passar seus ensinamentos. Isso tudo acabou afastando Jurupari de sua mãe.

Inconformada com essas novas leis e também com saudades de seu filho, Ceuci resolveu uma noite ir espiar o cerimonial dos homens, uma infração que era punida com pena de morte. Furtivamente, ela entrou no território onde os homens estavam reunidos, mas antes do término do cerimonial, Ceuci foi fulminada por um raio enviado por Tupã (outras versões afirmam que foi o próprio Jurupari quem conjurou o raio, sem reconhecer que era sua própria mãe quem os espiava). Jurupari foi imediatamente chamado para ressuscitar Ceuci, mas nada fez, pois não podia abrir precedentes em suas leis. Jurupari então diz:

-“Morreste mãe, porque desobedeceste à lei de Tupã. É a lei que eu vivo a ensinar. Não vou te ressuscitar, mas te recomendo: sobe, bela, radiante e pura para um mundo melhor. Cumpriste a verdadeira missão de mãe, que sempre é cheia de amor, renúncia, desenganos e sofrimento. Meu pai vai recebê-la de braços abertos lá no céu”.

O corpo da deusa, então, cheio de luminosidade, começou a subir. Ele atravessou o espaço e transformou-se na estrela mais resplandecente da constelação das Plêiades. Ela permanece lá até hoje, para lembrar aos selvagens o respeito às leis de Jurupari, o Filho do Sol.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Brigaaaada!!!!! E Jurupari, não gostei de você U.U mas isso não significa que a postagem foi ruim, só acho suspeito vir um cara trocando o sistema matriarca por patriarcal quando o sistema patriarcal era coisa dos portugueses, na maioria das vezes... Mas enfim, postagem bem legal XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente essa história da mudança de sistemas foi uma inserção posterior.

      Excluir
  2. por que as lendas brasileiras são tudo zoadas? tipo nem seres mitológicos no brasil metem mais medo que o dragão da inflação, e o leão do imposto de renda.
    ja começa com o saci que e neguinho, deficiente físico e anda com um cachimbo sabe se Deus fumando o que, maconha? craque?.
    o curupira e outro deficiente que te os pés voltados para trás.
    a mula e deficiente, por falta de cabeça.
    o caboclo dagua e um corrupto viciado que se vende por fuma e cachaça, ou seja bêbado que fuma que faz qualquer coisa se você sustentar o vicio dele.
    Ceuci foi engravidada por uma fruta cara, uma fruta... mais nem que fosse a seringueira que sai leite do pau kkkkkk
    e muitos outros, mais alguém acha que as lendas do brasil são avacalhada? se sim comente e deixe sua opinião, não deixe de visitar o canal no youtube e se escrever, tem muito vídeo bom la pessoal
    https://i.ytimg.com/vi/gfzePtOR6Hk/hqdefault.jpg

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby