Image Map

19 de novembro de 2014

۞ ADM Sleipnir


(grego: Παν; ou Lupércio, para os romanos) é o deus grego dos campos, dos bosques, das montanhas, dos pastores e dos rebanhos, venerado na Arcádia. Geralmente é dito ser filho de Hermes e da dríade Penelope (muitas vezes confundida com a esposa de Odisseu) mas alguns autores atribuem sua paternidade a Zeus sua ama de leite, a cabra Amaltéia. Há ainda autores que atribuem sua paternidade à  Apolo e também à Dioníso.

Seu nome é a base para a palavra "pânico". Existem duas explicações diferentes para isso. A primeira é que Pã (considerando que este seja filho de Zeus) estaria presente no momento em que os deuses derrotaram os Titãs, e seus gritos teriam aterrorizado e afugentado os mesmos. A segunda é que ele seria o responsável por pelos ruídos na floresta à noite que assustam os viajantes.

Características

Pã é geralmente caracterizado como um homem com os chifres, patas e a cauda de um bode. Ele possui uma barba espessa, um nariz arrebitado e orelhas pontudas. Pã é famoso por seus poderes sexuais, e devido a isso, era muitas vezes representado com um falo ereto. Ele foi muitas vezes representado entre os membros da comitiva do deus Dioníso, ao lado de outros deuses rústicos. Amante da música, Pã sempre carregava consigo uma flauta, a qual costumava tocar enquanto vagava pelos bosques e montanhas perseguindo ninfas. Como era um deus muito feio, elas comumente fugiam de suas investidas. 

Pã e Siringe

Siringe (ou Syrínx) era uma bela ninfa das águas, filha do deus-rio da Arcádia, Ladon. Um dia, enquanto percorria o Monte Liceu, Pã viu Siringe e se apaixonou por ela de imediato. Pã tentou se aproximar dela e convencê-la a se tornar sua esposa porém Siringe, apavorada, fugiu de sua presença correndo. Pã perseguiu Siringe por todo o Monte Liceu, até que ela chegou ao rio Ladon, seu pai. Este rio era muito profundo, e sabendo que não conseguiria atravessá-lo, Siringe clamou as suas irmãs ninfas e a deusa Ártemis para que a salvasse.

Ao ver Siringe encurralada, Pã logo tratou de saltar sobre ela e abraçá-la, mas só o que conseguiu agarrar foi um caniço, que era a própria transformada pelo seu pai. Ainda apaixonado, Pã levou arrancou alguns dos caniços, pois ele não pode identificar qual deles Siringe havia se tornado, e os cortou em sete peças (ou de acordo com algumas versões, nove) de tamanhos diferentes. Ele as juntou lado a lado e assim criou a flauta, que batizou com o nome de sua amada Siringe.

Pã e Pítis 

Pítis era uma oréade (ninfa das montanhas) que em certa ocasião também foi cobiçada e perseguida por Pã. Por não corresponder aos seus desejos, Pã acaba transformando-a em um pinheiro (pítis = pinheiro em grego). 

Existe uma outra versão dessa lenda, onde o amor de Pítis é disputado por Pã e Bóreas, e ela preferiu se entregar à Pã. Enciumado, Bóreas a lança do alto de um penhasco. Gaia se compadece de Pítis e a acolhe em seu seio, transformando-a em um pinheiro. Dizia-se que a alma de Pítis gemia quando Bóreas agitava a folhagem dos pinheiros, e dava com prazer seus ramos para Pã enfeitar-se com eles.


Pã e a Ninfa Eco

Uma das versões do mito da ninfa Eco atribui a Pã a responsabilidade por sua "morte". O deus se apaixona por ela, mas obtém apenas o seu desdém. Possuído por sua lascívia, Pã se enfurece e ordena aos seus seguidores para que a matassem. Eco então é estripada, e seus pedaços são espalhados por toda a Terra. Gaia, a deusa da terra, recebeu os pedaços da ninfa e guardou a sua voz e o seu talento de repetir qualquer som. 

Em algumas versões do mito, Pã e Eco chegam a se relacionar e ter dois filhos, chamados Lambe e Lynx.
 
Pã e Selene

Selene, a deusa da lua, foi a maior e bem sucedida conquista amorosa de Pã. A lenda diz que ele a seduziu após se disfarçar vestindo a pele branca de um cordeiro, para não afugentá-la com sua aparência. Ao ver o falso carneiro, Selene se sentiu atraída pela beleza de sua pele e desceu dos céus para montá-lo e assim passear pelos montes.

Em troca do passeio, o falso cordeiro pediu a Selene que atendesse a um desejo seu. Selene aceita o acordo de Pã, e afirma que estava disposta a fazer o que ele quisesse, provavelmente já sabendo qual seria o desejo do mesmo. Após o passeio, Pã e Selene desfrutaram plenamente um do outro. Posteriormente, Pã a presenteou com um rebanho de bois inteiramente brancos que ela usava para puxar seu carro noturno.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

29 comentários:

  1. VLW ouvi falar dele no livro Percy Jackson e o ladra de raios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele é citado por Grover mais ele aparece na "Batalha do labirinto"

      Excluir
  2. Este blog tem tantos visitantes, então devia ter propagandas aqui pro dono ganhar muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e bem escrito, valeu pela qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Essas imagens aí tá muito maior de 18 só acho '-'

    ResponderExcluir
  5. Seres com corpos humanos e metade animais, isso é coisa demônio fruto de bestialidade, mitologia é bonita mais tem muita coisa satânica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demônios também são coisas mitológicas.

      Excluir
    2. Essas criaturas metade homem e metade animal é os Aliens que visitaram a terra e misturaram o ''DNA'' do homem com os dos animais para fazerem experiências ai surgiam essas aberrações como o pã, os centauros e assim por diante. E Depois os homens começaram a pensar que esses seres eram deuses.

      Excluir
    3. Maria Janete Pontes22 de maio de 2016 às 18:54

      Isso é relatado no livro de Enoque sobre as origens do mal.

      Excluir
    4. QUE COMENTÁRIO DE MERDA EM FIO!!!

      Excluir
    5. Não tem como ter algo satânico em uma mitologia que não acredita em satã, que ignorância.

      Excluir
    6. Verdade a cultura é pagã.
      Adorooooo

      Excluir
  6. Parabéns pelas informações e pelas imagens....

    ResponderExcluir
  7. Esse pã é um desgraçado eu o quebraria na porrada se tivesse a oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pã é um verdadeiro tarado kkk

      Excluir
    2. Se tentasse ele te mataria ou te colocaria em castigos serveros como aconteceu com muitos personagens da mitologia grega.

      Excluir
    3. Vdd, ele é fodao, adoraria ver filmes, alguém sabe algum?

      Excluir
  8. Oq caralhos é essa segunda imagem?
    O.o

    ResponderExcluir
  9. ...A versão original do Pã é bem diferente da versão que aparece no mangá Duranki de Kentaro Miura hein

    Poderia por favor fazer um artigo sobre dríades tambêm? Eu acabei parando no artigo do Pã enquanto procurava por algo sobre dríades no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um rascunho sobre o assunto parado a muito tempo. Enquanto pesquisava sobre as Dríades,me deparei com muitas versões e conflitos que não conseguia ajustar para transformar numa postagem coerente. Mas tentarei finaliza-lo para finalmente entrar no blog.

      Excluir
    2. Obrigado. Eu estarei esperando ansioso por ele.

      Excluir
  10. Qual é o nome do artista da segunda imagem? Eu tentei procurar com o google não achei nada.

    ResponderExcluir
  11. Pã, Cernunnos, Khnum na minha opinião são o mesmo deus representado em diferentes culturas. O deus cornífero Khnum egípcio é o criador dos homens (como o sumério Enki e Prometeu).
    Pã com seu visual caprino, assim como Poseidon (que muitos identificam com Enki, pela questão das águas)e seu tridente, foram os mais usados pela Igreja para desenvolver a figura "demônio" retratando como malignos os símbolos, conceitos e estilos de vida, que iam contra a moral e a agenda cristã.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby