Image Map

30 de janeiro de 2015

Papa Legba

۞ ADM Sleipnir



No vodu haitiano, Papa Legba (Legba, Legba Atibon, Atibon Legba, Ati-Gbon Legba) é o loa que atua como intermediário entre os demais loas e a humanidade. Ele é também o deus das encruzilhadas; ele abre o caminho para o Guinee (o mundo espiritual) e dá (ou nega) permissão aos mortais para que possam dialogar com os espíritos. Acredita-se que ele seja capaz de falar todos os idiomas humanos. Sua consorte chama-se Adjessi.


Papa Legba é sempre o primeiro e o último espírito invocado em qualquer cerimônia, pois sua autorização é necessária para que possa haver qualquer comunicação entre os mortais e os loa. No Haiti, ele é chamado de "a grande elocução" ou "a voz de Deus". Ele tem o poder de facilitar a comunicação, a fala e a compreensão. É muito poderoso, é o primeiro a abrir as portas para o mundo espiritual, quando solicitado, e tem o poder de remover obstáculos.

Características

Papa Legba costuma aparecer como um homem velho, com uma muleta ou uma bengala, vestindo um chapéu de palha de aba larga e fumando um cachimbo. Já no Benin e Nigéria, Papa Legba é visto como um homem jovem e viril, é muitas vezes cornudo e fálico, e o seu relicário é normalmente localizado na porta da aldeia na zona rural.



Suas cores são o vermelho e o preto, o cachorro é seu animal sagrado, e algumas de suas coisas favoritas que podem ser usadas ​​como oferendas incluem: doces, charutos, rum, tabaco e óleo de palma. Seu número é três e o seu dia da semana é segunda-feira.


No panteão Ioruba, homenageado na Nigéria, Cuba, Brasil, e no resto da diáspora Ioruba, Papa Legba é principalmente associado com Elegua, uma vez que ambos partilham o posto de "donos da encruzilhada". Ao contrário de Papa Legba, no entanto, Elegua é um trickster (deus ou animal antropomórfico que prega peças e desobedece regras normais e normas de comportamento) malandro criança.  Legba também partilha semelhanças com Orunmilá, o orixá da profecia que ensinou à humanidade como usar o poderoso oráculo Ifá.

Devido à sua posição como guardião do portão entre os mundos da vida e dos mistérios, ele é frequentemente identificado com São Pedro, que detém uma posição comparável na tradição Católica, mas ele também costuma ser representado no Haiti, como São Lázaro ou Santo Antônio, o Grande.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Gosto muito do blog e do canal de vocês e até sugiro-o para amigos. Passo horas lendo suas postagens.Gostaria de saber mais sobre os Ettin. Espécie de gigante. Enfim, valew.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!...ele é uma especie de preto velho,meio exu etc....aqui eu já ouvi falar em babá legba que deve ter o mesmo sentido d entidade (babá=pai,legba=mundo dos mortos).Gratidão e Blessedbe!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby