Image Map

2 de fevereiro de 2015

Arranca-Línguas

۞ ADM Sleipnir

Arte de Felipe Menegheti

O Arranca-línguas é uma criatura pertencente ao folclore da região centro-oeste brasileira, e sua lenda é bastante conhecida no estado de Goiás, principalmente entre as imediações do rio Araguaia. Ele também costuma ser chamado de King-Kong, em alusão ao famoso macaco do cinema. O Arranca-línguas é geralmente descrito como uma espécie de híbrido entre homem e gorila, medindo cerca de 2 metros e meio de altura. Alguns relatos mais exagerados afirmam que ele possui 10 metros de altura. De acordo com os ribeirinhos do rio Araguaia, o Arranca-línguas habita as encostas do rio, camuflando-se entre árvores frondosas e grandes troncos caídos.

 

O nome Arranca-línguas está ligado à dieta da criatura, composta principalmente de línguas de animais como bois, cavalos, cabras ou até mesmo de seres humanos. Ele costuma atacar suas vítimas durante a noite, paralisando-as com seus urros e, após matá-las, ele retira suas línguas e come.

No Mato Grosso do sul, existe uma variante do Arranca-línguas, um menino-bicho chamado Come-línguas. Segundo a lenda, quando vivia, o menino era mentiroso e sua mãe, antes de morrer, rogou-lhe uma praga. Tempos depois, o menino foi encontrado morto e sem língua. Numa ocasião, um fazendeiro encontrou um gado morto no pasto e ao olhar ao redor, viu um menino correndo no meio da mata com uma língua ensanguentada nas mãos. Ao verificar o cadáver do gado, o fazendeiro constatou que o mesmo teve sua língua arrancada.

Arte de Berje para o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro


fontes: 

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. muito legal mas parece ser uma variação da lenda do chupa cabra porque a versao que ouvia ele atacava apenas cabras e tinha aparencia humana

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby