Image Map

6 de fevereiro de 2015

Gayatri

۞ ADM Sleipnir


Na tradição indiana mais antiga, "gayatri" é o nome de uma métrica utilizada nos hinos védicos; depois, esse passou a ser o nome de um mantra específico, tirado do Rig-Veda; e esse mantra se tornou tão importante, que passou a ser considerado como a essência de todos os ensinamentos vêdicos - a "mãe dos Vedas". Assim, Gayatri passou a ser considerada uma grande deusa. 

A deusa (devī) Gayatri é uma personificação do Gāyatrī Mantra. O nome Gayatri é pronunciado com o primeiro "a" longo, e também com o último "i" longo, como se fosse Gaayatrii. Gayatri é uma deusa considerada uma representação de Parabrahman, a realidade imutável que está por trás de todos os fenômenos. É também considerada Veda Mata, a mãe de todos os Vedas. Mitologicamente, é a cônjuge do deus Brahma, o deva criador e a quem são atribuídos os Vedas; por isso, às vezes é identificada a Sarasvati. Ela também é considerada a culminação da trindade das deusas Lakshmi, Parvati e Sarasvati. Gayatri é, enfim, identificada como a Grande Deusa, o Grande Poder (Shakti), a Deusa Primordial, da qual tudo se originou.

 Iconografia

A deusa Gayatri é geralmente retratada sentada em um lótus vermelho, significando riqueza. Ela aparece em diversas formas. Em sua representação mais comum, Gayatri aparece como tendo cinco cabeças, com dez olhos olhando nas oito direções, para o céu e a terra; com dez braços segurando todas as armas do deva Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações; Ela segura um padma (lótus), o  udra tarjani (indicando aviso), uma gada (clava), omudra varada (concedendo bênçãos), o mudra abhaya (concedendo destemor), um cakra (roda), uma sankha(concha), um kalasha (vaso), um parashu (machado), um pasha (laço).


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. vocês podiam fazer um post sobre o deus hindu hanuman, seria muito grato

    ResponderExcluir
  2. O artigo acima é o artigo mais claro sobre o Mantra Gayatri que li até hoje!
    /\

    ResponderExcluir
  3. Que os bons auspícios e a grande prosperidade sejam concedidos pela Grande Deusa Gayatri a todos os que lerem essa mensagem.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby