Image Map

10 de fevereiro de 2015

Moiras

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, as Moiras (plural, grego Μοῖραι, Moirai, "destinos", singular Μοιρα, Moira) eram uma tríade de deusas irmãs que determinavam o destino, tanto de deuses quanto de humanos. Sua ascendência varia conforme os muitos poetas antigos, sendo filhas da deusa primordial Nix ou de Zeus e Têmis (segundo Hesíodo), de Érebo e Nix (segundo Higino), Ananke (segundo Platão), Caos (segundo Quinto de Esmirna) ou ainda Oceano e Gaia (segundo Licofrão de Calcis). Seu equivalente romano eram as Parcas e seu equivalente germânico eram as Nornas

As Moiras eram as responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida dos mortais. Durante o seu trabalho, as Moiras fazem uso da Roda da Fortuna, que é o tear utilizado para se tecer os fios. As voltas da roda posicionam o fio de cada pessoa em sua parte mais privilegiada, o topo; ou em sua parte menos desejável, o fundo, explicando-se assim os períodos de boa ou má sorte de todos. O poder das Moiras de determinar o destino era absoluto e impossível de ser burlado. 


As Moiras eram geralmente descritas pelos poetas da antiguidade como frias, impiedosas e insensíveis, e representadas como velhas ou bruxas com dentes grandes e unhas longas. Já nas artes plásticas, ao contrário, elas aparecem representadas como lindas donzelas. 

As Moiras são:
  • Cloto (do grego Κλωθώ – "fiandeira") que fia o fio da vida do seu fuso para o seu carretel. Seu equivalente romano era Nona, originalmente a deusa do nono mês da gravidez.
  • Láquesis (do grego Λάχεσις – "distributriz") media o fio da vida concedido a cada pessoa com sua vara de medir. Seu equivalente romano era Décima.
  • Átropos (do grego Ἄτροπος – "inflexível", literalmente "a que não muda de direção", às vezes chamada Aisa) era quem cortava o fio da vida. Ela escolhia a maneira e o momento da morte de cada pessoa. Quando ela cortava o fio com "sua abominável tesoura", alguém morria na Terra. Seu equivalente romano era Morta (Morte). 
Supunha-se que as Moiras apareciam três noites após o nascimento de uma criança para determinar o curso de sua vida. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Muito bom.
    Já ouvi menções de que as três irmãs também diferiam em idade, sendo uma criança, uma mulher e uma velha.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã do blogue e confesso que já li todas as pastagens... Todos os adm estão de parabéns, e queria agradecer por horas de leituras tão agradáveis que vocês me proporcionaram..... Muito obrigada a todos vocês.... Eu queria fazer um pequeno pedpedido a vocês, para fazer alguma matéria sobre a Skuld... Ela é muito interessante para mim... Obrigadoa mais uma vez... :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você por apreciar o nosso trabalho :)

      Assim que possível farei uma postagem também sobre as Nornas, e então falarei de Skuld

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby