Image Map

20 de março de 2015

Matangi

۞ ADM Sleipnir


Matangi (sig "elefante") é na mitologia hindu uma das mahavidyas, um grupo de dez deusas da sabedoria, manifestações da Mãe Divina (Devi).  Ela é conhecida pelos epitetos de  "a Negra", "A Exilada" , "Aquela que vence a enganação". Ela representa a perfeição do pensamento interior e tem domínio sobre o chakra da garganta, e, portando, a palavra falada. Matangi é uma forma escura da deusa Sarasvati, a deusa do conhecimento. 

Matangi é geralmente descrita como uma bela mulher com uma pele de cor azul ou verde escuro. Ela possui longos cabelos negros e um corpo sensual. Muitas vezes Matangi é mostrada com um aguilhão, um papagaio, um laço, uma espada e uma vina, o mesmo instrumento da deusa Saraswati. Matangi tem três olhos, sendo o terceiro em sua testa. Ela é invocada pelos devotos que desejam criatividade, melhor eloqüência e conhecimento. 

Matangi também é referida como a deusa que ama a poluição. Esse epíteto estranho vem de uma história de sua origem. Vishnu e Lakshmi tinham ido visitar Shiva e Parvati, trazendo com eles vários alimentos, mas no meio do caminho alguns caíram no chão e surgiu Matangi pedindo as sobras. Então, Shiva disse que quem a adorasse seria muito bem sucedido financeiramente, e a nomeou de Matangini. Restos de comida são considerados, no hinduísmo, poluição.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    o site é muito esclarecedor,completo eu gostei muito e foi muito útil para mim eu recomendo,
    gratidão eobrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por este material belíssimo.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby