20 de março de 2015

Matangi

۞ ADM Sleipnir


Matangi (sig "elefante") é na mitologia hindu uma das mahavidyas, um grupo de dez deusas da sabedoria, manifestações da Mãe Divina (Devi).  Ela é conhecida pelos epitetos de  "a Negra", "A Exilada" , "Aquela que vence a enganação". Ela representa a perfeição do pensamento interior e tem domínio sobre o chakra da garganta, e, portando, a palavra falada. Matangi é uma forma escura da deusa Sarasvati, a deusa do conhecimento. 

Matangi é geralmente descrita como uma bela mulher com uma pele de cor azul ou verde escuro. Ela possui longos cabelos negros e um corpo sensual. Muitas vezes Matangi é mostrada com um aguilhão, um papagaio, um laço, uma espada e uma vina, o mesmo instrumento da deusa Saraswati. Matangi tem três olhos, sendo o terceiro em sua testa. Ela é invocada pelos devotos que desejam criatividade, melhor eloqüência e conhecimento. 

Matangi também é referida como a deusa que ama a poluição. Esse epíteto estranho vem de uma história de sua origem. Vishnu e Lakshmi tinham ido visitar Shiva e Parvati, trazendo com eles vários alimentos, mas no meio do caminho alguns caíram no chão e surgiu Matangi pedindo as sobras. Então, Shiva disse que quem a adorasse seria muito bem sucedido financeiramente, e a nomeou de Matangini. Restos de comida são considerados, no hinduísmo, poluição.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby