6 de abril de 2015

Div-e-Sepid

۞ ADM Sleipnir



Div-e-Sepid (ou Div-e-Sefid, "Demônio Branco") é um dos personagens presentes no épico persa Shahnameh, sendo o líder dos Divs (persa para "demônios") de Mazandaran, e um dos principais oponentes do herói persa Rostam.

Div-e-Sepid é um ser enorme, possuidor de grande força física, além de hábil em feitiçaria e necromancia. Sozinho, ele foi capaz de derrotar o exército de Kay Kavus (Xá do Irã naquele tempo) utilizando suas habilidades mágicas. Ele conjurou uma terrível tempestade, fazendo chover granizo, pedras e troncos de árvores sobre Kay Kavus e seus homens. Os sobreviventes, incluindo Kay Kavus, foram cegados e aprisionados em uma masmorra.


Ao tomar conhecimento do acontecido, Rostam decidiu libertá-los do domínio de Div-e-Sepid, e assim teve início os chamados "Sete Trabalhos de Rostam". O sétimo e ultimo desses trabalhos foi derrotar Div-e-Sepid, numa batalha de proporções épicas. Ao fim da batalha, Div-e-Sepid acabou sendo morto por Rostam, que usou seu sangue mágico para restituir a visão de Kay Kavus e seus homens. Rostam também arrancou sua cabeça e passando a usar seu crânio como um elmo.

Estudiosos da mitologia persa acreditam a luta entre Rostam e Div-e-Sepid simbolize o confronto entre os persas e os invasores do norte, das províncias do Mar Cáspio. 


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Um comentário:

  1. Quem quiser ler o Shahnameh tem aqui https://dl.wdl.org/11856/service/11856.pdf é de dominio publico Demora um pouco pra carregar

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby