Image Map

14 de abril de 2015

Han'yō

۞ ADM Sleipnir

Inuyasha, de shuangwen

Na mitologia japonesa, um Han'yō (kanji 半妖, romanizado como  Hanyō, Han'you ou Hanyou) é um ser híbrido sobrenatural, nascido do relacionamento amoroso entre um humano e um yokai. Geralmente, são mulheres humanas que são seduzidas por algum yokai, e eventualmente acabam engravidando e gerando um bebê, híbrido das duas espécies. 

Normalmente, um Han'yō possui a aparência de um ser humano, com certas características oriundas do pai yokai. Podem ter pele, olhos e cabelos em colorações incomuns, orelhas felinas, etc. Algumas vez, diferenças físicas extremas podem ser notadas. Sua força e resistência são maiores do que a dos seres humanos comuns, e podem possuir certos poderes sobrenaturais herdados de seu pai. Han'yōs também tendem a viver muito mais do que um ser humano normal.

Folclore

Templo Seimei, localizado em Kyoto

O han'you mais famoso do folclore japonês foi Abe no Seimei (921-1005, Era Heian). Ele trabalhou como onmyouji (uma espécie de feiticeiro que entre outras coisas era encarregado de proteger o mundo humano dos yokais) para vários imperadores da Era Heian e também era astrólogo.

Segundo a lenda, Abe no Seimei não era inteiramente humano. Seu pai, Abe no Yasuna, era humano, mas sua mãe, Kuzunoha, era uma kitsune (um "espírito de raposa"). Em uma idade muito precoce, no mais tardar aos cinco anos, ele teria sido capaz de comandar fracos Oni (demônios da mitologia japonesa). A mãe de Seimei foi então confiada a Kamo no Tadayuki para que ele pudesse viver uma vida humana adequada, não se tomando o mal para si.

Cultura Popular

Han'you são figuras bastante recorrentes em jogos, animes e mangás. Dentre muitos, podemos destacar Yusuke Urameshi (Yu Yu Hakusho), Inuyasha (Inuyasha) Nura Rikuo (Nurarihyon no Mago) e Rin Okumura (Ao no Exorcist), que são todos filhos de pais yokai e mães humanas.

Yusuke Urameshi (forma Yokai), de Yu Yu Hakusho


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby