17 de abril de 2015

Mama Cocha

۞ ADM Sleipnir



Mama Cocha ("mãe do mar" em quechúa; também Mama QochaCochamama) é a deusa inca das águas, irmã e consorte do deus criador Viracocha e mãe de Mama Quilla, (deusa da lua) e de seu irmão/marido Inti (deus do sol). Ela possui o domínio sobre todas as massas de água, desde lagos e mares até as chuvas, e era especialmente associada com o Lago Titicaca, no Peru, que até hoje é chamado por muitas pessoas de Mama Cocha. Acredita-se que esse lago era considerado a personificação da deusa ou então o seu lar.

Mama Cocha foi especialmente cultuada em toda a costa dos atuais territórios do Peru, Equador, Sul da Colômbia e no Norte do Chile, onde a pesca era e ainda é essencial para a vida. Ela também era adorada em lagos e lagoas perto de aldeias. A maior parte de seus adoradores eram marinheiros e pescadores, e acreditava-se que ela os protegia acalmando os mares e cessando tempestades, além de prover-lhes uma abundância de peixes, garantindo assim uma farta pescaria.


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

3 comentários:

  1. Interessante! Conheço um rio que recebeu o nome dessa deusa. Fiquei intrigado a conhecer um pouco mais sobre essa cultura... Quem sabe até estabelecer relações entre eles...

    ResponderExcluir
  2. Ô "amigo", lê e fica quieto!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby