Image Map

11 de maio de 2015

Cuca

 ۞ADM Sleipnir

Arte de Rizzartt

Cuca é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, principalmente por conta da adaptação televisiva da obra "Sítio do Pica Pau Amarelo", escrita por Monteiro Lobato entre os anos de 1920 e 1947. Ela é uma espécie de bicho-papão (bogeyman)cuja lenda é utilizada pelos pais para amedrontar seus filhos e tentar fazer com que os obedeçam, sob a ameaça de serem "pegos pela Cuca" caso não o façam. 

A Cuca é descrita originalmente como uma bruxa bem velha, magra e corcunda, possuindo cabelos brancos e uma pele bem enrugada. Porém, a influência da obra de Lobato tornou a Cuca um monstro com cabeça de jacaré. Nas suas várias representações, é uma criatura perigosa e repleta de dons: por exemplo, faz feitiços, controla o sono e até invade os sonhos alheios. Ela pode ainda se transformar em criaturas noturnas, como corujas ou mariposas, para fugir ou se aproximar sem que ninguém repare.

Arte de Davi Sales

Existem muitas canções e versos sobre a Cuca. Luís da Câmara Cascudo, em seu livro Geografia dos Mitos do Brasil, cita a seguinte canção popular, muito comum no Nordeste brasileiro:

"Nana nenem
que a cuca vem pegar
papai foi pra roça 
mamãe foi trabalhar
Desce gatinho 
De cima do telhado
Pra ver se a criança
Dorme um sono sossegado"

Arte de Daniel "Daniboy" Sanches

Possível origem

Acredita-se que a lenda da Cuca seja derivada de um personagem folclórico português conhecido como Coca, e representado por um dragão que foi morto por um santo (geralmente São Jorge). A Coca até os dias de hoje costuma aparecer em procissões, como o tradicional Festival de Monção. A figura da Coca teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização, e acabou sendo modelada e transformada em um personagem completamente distinto.

Coca

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby