Image Map

15 de maio de 2015

Os Quatro "Filhos de Hórus"

۞ ADM Sleipnir


Dentre os inúmeros deuses egípcios, haviam quatro que eram especialmente chamados de "Filhos de Hórus":  Imseti (ou Imsety, Mesti, um deus com cabeça humana), Hapi (ou Hapy, um deus com cabeça de babuíno; não confundí-lo com o outro Hapi, personificação do Nilo), Duamutef (um deus com cabeça de chacal) e Kebehsenuef (ou Qebsenef, um deus com cabeça de falcão). 

Esses quatro deuses eram estritamente ligados ao culto funerário, sendo cada um responsável pela proteção de um dos órgãos internos das múmias. Os órgãos eram colocados em vasos canopos, com as tampas na forma da cabeça de um dos deuses. Foi no decorrer do Império Novo (c. 1550 a 1070 a.C.) que os quatro deuses passaram a ser representadas nos vasos canopos.


Os quatro também eram associados aos elementos da natureza, aos pontos cardeais e eram por sua vez protegidos por uma deusa.

Veja abaixo as associações de cada um deles:

  Órgão  Elemento  Ponto Cardeal Deusa Tutelar
Imseti Fígado Ar Sul Ísis
Hapi Pulmões Água Norte Néftis
Duamutef Estômago Terra Leste Neith
Kebehsenuef Intestino Fogo Oeste Serket


Mitologia

Apesar de denominados filhos de Hórus, os quatro deuses nasceram de uma flor de lótus e foram resgatados das águas primordiais por Sobek, o deus crocodilo, por ordem de Rá. Eram divindades dos quatro pontos cardeais, pois haviam anunciado nas quatro direções, ou seja, aos quatro ventos, a vitória de Hórus sobre Seth. Eram protetores do corpo de Osíris e diariamente glorificavam o seu ba. Os quatro filhos de Hórus também estavam presentes no Saguão das Duas Verdades, presidindo, juntamente com Osíris, o julgamento e a pesagem das almas dos defuntos. Nesse caso aparecem em pé, emergindo de uma flor de lótus, e ajudam Anúbis na cerimônia de abertura da boca.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby