Image Map

1 de maio de 2015

Tanngrisnir & Tanngnjóstr

۞ ADM Sleipnir


Tanngrisnir ("barreira de dentes, rosnador" em nórdico antigo) e Tanngnjóstr ("dentes moedores" em nórdico antigo) são os dois bodes que puxam a carruagem de Thor, o deus do trovão na mitologia nórdica. Ele tinham a peculiaridade de que podiam ser mortos e ter sua carne consumida, e caso Thor precisasse continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder regenerador de seu martelo para trazê-los novamente à vida.

Tanngrisnir e Tanngnjóstr são mencionados em dois poemas da Edda Poética, embora não seja feita qualquer referência aos seus nomes. No Hymiskviða, eles são descritos como tendo "chifres esplêndidos" e, mais tarde, no mesmo poema, é dado a Thor o título de "O Senhor dos bodes". Já na Edda em Prosa de Snorri Stulurson, especificamente no capítulo 21 do livro Gylfaginning,  é dito que Thor possui dois bodes que puxam sua carruagem, e que atendem pelos nomes Tanngrisnir e Tanngnjóstr. 


No capítulo 44 do Gylfaginning Snorri narra a seguinte história:

Thor e o astucioso Loki haviam decidido ir até a Terra dos Gigantes (Jotunheim) para que Thor desafiasse aqueles arrogantes seres a uma disputa de força, bem ao gosto da época. Após um dia de cansativa viagem, entretanto, resolveram fazer pouso numa casa muito pobre - pois era a única que avistaram nas proximidades. Thor desceu sua carruagem puxada por dois vigorosos bodes e junto com Loki pediu alojamento por aquela noite. Estavam já sentados à mesa para matar a fome de um dia inteiro de caminhadas, quando Thor percebeu que aquela frugalíssima refeição não seria nem de longe o suficiente para saciar o seu monstruoso apetite.

- Só isto: duas nozes e um pedaço rançoso de queijo? - disse Thor, com o semblante irado, ao dono da casa e à sua mirrada esposa.

- É o que a pobreza nos permite, poderoso deus...! - disse o humilde anfitrião. Mas, neste momento, ele escutou o balir de suas duas cabras, que estavam lá fora, no pequeno redil.

- Garoto, vá até lá e traga já os dois animais! - disse Thor a Thialfi, que era o filho do dono da casa.

Thialfi deu um olhadela em seus pais e estes confirmaram, sem coragem para contestar o desejo do irascível deus. Num instante, as duas cabras estavam na sala apertada, espremidas com os demais.

- Matem-nas e façam uma bela caldeirada! - disse Thor ao casal.

O velho, entretanto, temeroso de que isto pudesse enfurecer o deus, disse:

- Mas, poderoso deus, são as suas cabras!...

- Loki, mate-as você, já que nossos anfitriões se recusam a nos saciar a fome! - bradou Thor, com o semblante ainda mais irado.


Loki deu cumprimento à ordem, e logo os pedaços das duas cabras estavam nadando dentro de um imenso caldeirão. Thor e Loki comeram com imenso prazer, mas Thialfi e seus pais mal puderam mastigar alguns bocados, pois temiam estar cometendo algum sacrilégio.

Thor custou a perceber a angústia dos anfitriões, mas, uma vez avisado por Loki, tratou de lhes acalmar a aflição.

- Não se preocupem - disse ele, com a barba ruiva manchada pelo molho. - Basta que recolham os ossos das duas cabras e os coloquem dentro de suas respectivas peles e amanhã os animais estarão inteiros outra vez.

O rosto dos anfitriões iluminou-se e, somente então, puderam comer a refeição - ou pelo menos o que sobrara dela - com gosto e alegria.

Loki, entretanto, dominado pelo seu furor em armar confusões, decidiu aprontar uma para cima daqueles pobres coitados. Cochichou, matreiramente, ao ouvido de Thialfi: - Thor não lhes deixou grande coisa: veja só o que restou...!

De fato, dentro do caldeirão restavam apenas os ossos das duas cabras, lisos como pedras.

- Abra um deles e chupe o tutano! - cochichou ainda a Thialfi. - Verá que não há nada mais saboroso do que o tutano de uma bela cabra cozida!

O jovem, esfomeado, seguiu o conselho e saboreou o petisco. Terminada a refeição, foram todos deitar, não sem antes devolver os ossos às respectivas peles.

Nunca uma noite foi tão contrastante como aquela, pois enquanto os dois visitantes dormiam e roncavam como duas sonoras tubas, os moradores da casa não podiam desgrudar os olhos, lá de seus miseráveis leitos, das peles recheadas de ossos, que jaziam atiradas a um canto. Mesmo quando tentavam fechar os olhos para dormir um pouco, tudo o que conseguiam ver nesta modorra angustiante era as duas cabras desconjuntadas, tentando se manter, desesperadamente, em pé e o deus tomado pela ira, arrebentando com tudo. Porém, tão logo amanheceu, o velho dirigiu-se humildemente a Thor, e disse, enquanto fazia girar em suas encarquilhadas mãos o seu velho gorro:

- Poderoso Thor, será que elas voltarão a ser como eram...?

- Elas quem?... - disse o deus, com as barbas emaranhadas pelo sono.

- As suas cabras! - disse o velho, apontando para as peles cheias de ossos.

- Ah, sim! - exclamou o deus, tomando de seu martelo Miollnir. - Aproximando-se, então, dos restos dos animais, tocou-os com o martelo e eis que ali estavam outra vez, inteiros e saudáveis, os dois animais!

- Viva! - exclamou Thialfi junto da mãe, que batia palmas feito uma criança. Mas cedo desfez-se a alegria, pois logo Thor percebeu que uma das cabras estava coxa. 


Thor, encolerizando-se, ameaçou matar a família inteira, enquanto Loki tapava a boca com a mão para esconder o riso.

Os dois velhos arrojaram-se diante do deus e clamaram de mãos postas:

- Por favor, poderoso Thor! Perdoa a gula de nosso irresponsável filho! Há muitos meses que não sabia o que era provar o gosto de uma carne!

Mas, Thor estava irredutível e prestes a fazer descer seu pavoroso martelo sobre a cabeça dos infelizes quando o velho, em desespero, disse-lhe:

- Leve consigo o meu filho! Ele será seu escravo para sempre! Somente então, Thor sentiu aplacar sua ira.

- Está bem, levarei o jovem comigo! - disse ele, encaminhando-se para a porta, juntamente com Loki, o causador de tudo. Depois de tudo, Thialfi acabou tornando-se o servo predileto de Thor.



fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. oi eu estou adorando o blog ele e muito bom já me ajudou em varias vezes gostaria de vocês falarem uma matéria sobre os dragonianos por fafor

    ResponderExcluir
  2. Novamente loki fazendo das suas, mas Thor também foi de certa forma insensível mesmo e nem percebera a miséria daquela família. Interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente a série Cavaleiros do Zodíaco nos enriquecendo sobre as histórias da mitologia. Tanngrisnir agora faz parte dos novos 7 guerreiros deuses.

      Excluir
    2. Isso mesmo pierrot, foi do Soul of Gold que tirei a inspiração para fazer as postagens sobre Tanngrisnir e também sobre o Gullimbursti.

      Excluir
  3. Thor & Loki formam uma dupla interessante e ensinando ou trazendo um equilíbrio. Astúcia e bravura, bom humor e ira, estratégia e força. O mais interessante do paganismo, é que não existe esse maniqueísmo e polarização de bem absoluto e mau absoluto, a aceitação da imperfeição e de diversos aspectos refletindo a natureza e nossa natureza.
    Mitologias são muito mais que mitologias, e muitos deuses estão recuperando seu espaço e sua importância, merecidos.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby