Image Map

31 de julho de 2015

Métis

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Métis (do grego Μῆτις, "mulher sábia" ou "mulher habilidosa", equivalente a deusa romana Prudênciaera uma das titânides, cultuada como deusa da saúde, proteção, astúcia, prudência e virtudes. Filha dos titãs Oceano e Tétis, Métis foi a primeira esposa de Zeus e sua conselheira durante a Titanomaquia, elaborando o plano que forçou Cronos a regurgitar seus filhos. 

Métis veio a engravidar de Zeus, e este recebeu de Gaia uma profecia que dizia que um de seus filhos com Métis iria destroná-lo no futuro, assim como ele havia feito com Cronos. Temendo que a profecia viesse a se cumprir, Zeus decidiu dar um fim em sua esposa. Propondo-lhe uma brincadeira, Zeus sugeriu a Métis que se transformar-se em uma mosca. Sem perceber as intenções de Zeus, ela voou e pousou em suas mãos. Imediatamente, ele a aprisionou e a engoliu, incorporando a si os atributos da deusa.

Após ter engolido Métis, a cabeça de Zeus passou a crescer a cada dia. Não suportando as dores, Zeus pediu a seu filho Hefesto que o libertasse. Hefesto usou um machado para abrir a cabeça de Zeus, de onde saltou Atena, a deusa estrategista da guerra e da sabedoria, já adulta e armada com sua lança.


fontes: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como anda a postagem sobre os Ents...Vocês já terminaram?

    ResponderExcluir
  2. muito bom o site, conheci a pouco tempo mas já sou um leitor ávido, gostaria por gentileza de mais artigos sobre arcanjos.

    ResponderExcluir
  3. Atena então é meio que a reencarnação de Métis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não. Atena é filha de Métis. Métis continuou a gestação dentro da cabeça de Zeus, por isso ele sentia fortes dores de cabeça depois de haver engolido Métis.

      Excluir
  4. gostaria de saber o nome do segundo filho de Métis

    ResponderExcluir
  5. Nunca entendi porque Métis não saiu de Zeus com Atena.
    Achava que, nos mitos gregos, profecias não podiam ser evitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma obra cita o que de fato se deu com Métis. Dentro do que temos para analisar, chega-se a conclusão que ela foi completamente absorvida por Zeus. E a profecia não pode ser evitada: Atena nasceu, destinada a destronar Zeus.

      Excluir
    2. Mas Atena não destronou Zeus, ele tentou mas falhou, o que não deveria ter acontecido.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby