Image Map

10 de setembro de 2015

Cai Cai Vilu & Ten Ten Vilu

۞ ADM Sleipnir

Arte de Gus-L

Cai Cai Vilu (Coi Coi-Vilu ou Caicai-Vilu, do mapudungun kaykayfilu: "Serpente do mar") Ten Ten Vilu (Trentren-Vilu, do mapudungun trengtrengfilu: "Serpente da Terra") são um par de serpentes mitológicas da mitologia mapuche/chilota. Cai Cai Vilu possui o poder de dominar as águas e tudo relacionado a ela, enquanto Ten Ten Vilu tem o poder de  dominar a terra e os vulcões. 

De acordo com a lenda, essas divindades míticas se enfrentaram a milhares de anos atrás, em uma batalha feroz que culminou na formação do arquipélago de Chiloé e das montanhas do sul chileno.

Arte de Gianina Villagran


Lenda

A milhares de anos atrás, Chiloé era parte do continente. Um dia, o espírito das águas surgiu sob a forma de uma serpente: Cai Cai Vilu. O espírito estava irritado com os humanos, que maltratavam o mar e suas criaturas, e então decidiu destruí-los. Cai Cai Vilu fez com que o nível das águas subisse, causando inundações de planícies, vales e colinas e matando muitas pessoas. Muitos conseguiram fugir subindo para as partes mais altas, onde a água até então não havia alcançado. Os sobreviventes clamaram desesperados pela ajuda de seu grande espírito protetor, Ten Ten Vilu, que dormia entre as entranhas da terra e era o único capaz de combater a ira de Cai Cai Vilu e salvá-los da morte. 

Arte de lete17

Tão logo tomou conhecimento da situação, Ten Ten Vilu ordenou à terra que se enrugasse em vários lugares, a fim de que se erguesse uma sucessão de montanhas onde os sobreviventes poderiam ficar fora do alcance das ondas. Poderoso, Cai Cai Vilu produziu ondas de alturas extraordinárias, superando os obstáculos criados por Ten Ten Vilu e matando mais pessoas. Ten Ten Vilu pediu à terra que amarrotasse ainda mais a sua casca e levantasse montanhas bem mais altas e em resposta, Cai Cai Vilu criou um furacão de espuma que ultrapassou a defesa criada por Ten Ten Vilu e matou a maioria dos sobreviventes. Após um longo e equilibrado combate, e vendo que uma não conseguiria derrotar a outra, Cai Cai Vilu e Ten Ten Vilu cessaram o confronto. Cai Cai Vilu ordenou que as águas se acalmassem e então desapareceu em meio ao oceano. Já Ten Ten Vilu usou seus poderes para trazer todos os mortos de volta a vida, sob a forma de peixes e outros animais aquáticos. 

Entre as montanhas que Ten Ten Vilu havia criado para salvar a humanidade, surgiram enseadas, baías e canais. Cada montanha se tornou uma ilha separada de suas irmãs por um braço de mar, e desta forma, surgiu o arquipélago de Chiloé


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby