10 de setembro de 2015

Cai Cai Vilu & Ten Ten Vilu

۞ ADM Sleipnir



Cai Cai Vilu (Coi Coi-Vilu ou Caicai-Vilu, do mapudungun kaykayfilu: "Serpente do mar") Ten Ten-Vilu (Trentren-Vilu, do mapudungun trengtrengfilu: "Serpente da Terra") são um par de serpentes mitológicos da mitologia mapuche/chilota. Cai Cai-Vilu possui o poder de dominar as águas e tudo relacionado a ela, enquanto Ten Ten Vilu tem o poder de  dominar a terra e os vulcões. 

De acordo com a lenda, essas divindades míticas se enfrentaram a milhares de anos atrás, em uma batalha feroz que culminou na formação do arquipélago de Chiloé e das montanhas do sul chileno.




Lenda

A milhares de anos atrás, Chiloé era parte do continente. Um dia, o espírito das águas surgiu sob a forma de uma serpente: Cai Cai Vilu. O espírito estava irritado com os humanos, que maltratavam o mar e suas criaturas, e então decidiu destruí-los. Cai Cai Vilu fez com que o nível das águas subisse, causando inundações de planícies, vales e colinas e matando muitas pessoas. Muitos conseguiram fugir subindo para as partes mais altas, onde a água até então não havia alcançado. Os sobreviventes clamaram desesperados pela ajuda de seu grande espírito protetor, Ten Ten Vilu, que dormia entre as entranhas da terra e era o único capaz de combater a ira de Cai Cai Vilu e salvá-los da morte. 



Tão logo tomou conhecimento da situação, Ten Ten-Vilu ordenou à terra que se enrugasse em vários lugares, a fim de que se erguesse uma sucessão de montanhas onde os sobreviventes poderiam ficar fora do alcance das ondas. Poderoso, Cai Cai Vilu produziu ondas de alturas extraordinárias, superando os obstáculos criados por Ten Ten Vilu e matando mais pessoas. Ten Ten-Vilú pediu à terra que amarrotasse ainda mais a sua casca e levantasse montanhas bem mais altas e em resposta, Cai Cai-Vilu criou um furacão de espuma que ultrapassou a defesa criada por Ten Ten Vilu e matou a maioria dos sobreviventes. Após um longo e equilibrado combate, e vendo que uma não conseguiria derrotar a outra, Cai Cai-Vilu e Ten Ten-Vilu cessaram o confronto. Cai Cai-Vilu ordenou que as águas se acalmassem e então desapareceu em meio ao oceano. Já Ten Ten-Vilu usou seus poderes para trazer todos os mortos de volta a vida, sob a forma de peixes e outros animais aquáticos. 

Entre as montanhas que Ten Ten Vilu havia criado para salvar a humanidade, surgiram enseadas, baías e canais. Cada montanha se tornou uma ilha separada de suas irmãs por um braço de mar, e desta forma, surgiu o arquipélago de Chiloé


Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Um comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby