Image Map

11 de novembro de 2015

Ganímedes

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Ganímedes era um jovem e belo príncipe troiano, que foi levado para o Olimpo por Zeus para ser seu amante e copeiro dos deuses. Seu nome é derivado das palavras gregas ganumai ("alegrando") e mêdon ou medeôn, ("príncipe" ou "órgãos genitais"). O nome pode ter sido formado para conter um duplo significado proposital. Ganimedes era freqüentemente representado como o deus do amor homossexual, e, como tal, aparece como um colega dos deuses Eros (amor) e Hymenaios (amor marital).

O Rapto de Ganímedes

Ganímedes era um príncipe troiano, que, ao despertar a puberdade no corpo e na alma, trazia uma beleza rara. Seus traços de homem-menino reluziam pelos campos aos arredores da cidade de Tróia, onde cuidava dos rebanhos do pai. Foi numa tarde de primavera, que a beleza maliciosa de Ganímedes chamou a atenção de Zeus. O senhor do Olimpo, ao avistar beleza tão sublime, foi fulminado pela paixão. Impossível resistir à graciosidade do rapaz, ao rosto ainda imberbe, a transitar entre a juventude e à idade viril. Enlouquecido pelo desejo e pela paixão, Zeus transformou-se em um águia, indo pousar junto ao jovem. Encantado pela beleza onipotente da ave, Ganímedes aproxima-se, acariciando-lhe a plumagem. Imediatamente Zeus envolve o rapaz, tomando-o pelas garras, levando-o consigo para as alturas. Cego de paixão, o senhor do Olimpo possui o jovem ali mesmo, em pleno vôo. Ganímedes, após ter sido ludicamente amado por Zeus, foi levado para o Olimpo.


Ao contrário das lendas das amantes de Zeus, que após o ato do amor, eram perseguidas pelos ciúmes de Hera ou pela ira dos pais, sofrendo até o momento do parto do filho do deus, Ganímedes, apesar da fúria de Hera, chega ao Olimpo intacto. Ele foi recebido com honras, assumindo o posto privilegiado de servir o néctar da imortalidade aos deuses, substituindo Hebe na função. Após servir aos deuses, Ganímedes derramava os restos sobre a terra, servindo também aos homens.

Mais tarde, Ganimedes também recebeu um lugar entre as estrelas como a constelação de Aquário.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

16 comentários:

  1. Amei a primeira foto, amo Ganimedes acho ele um dos personagens mais fodas de todas as mitologias...

    ResponderExcluir
  2. Há várias versões. Em algumas ele ficou contente com Zeus porque ganhou asas e era honrroso servir os deuses e noutras ele pediu tais asas pois desejava fugir com elas. Aquário, teria, então as características de ser frio e ansiar pela liberdade, por causa dessas passagens. Ganimedes tb, em algumas hostórias, não sucumbia aos apelos de zeus. O q traz a característica da frieza. O aguadeiro, ao qual teria se transformado na constelação aquariana, tb condiz com essa característica de frieza. Mas, essa mitologia, representava os costumes socialmente aceitável entre os gregos de os homens terem amantes jovens. Ele era o modelo ideal, o mais belo e que servia com plena satisfação, apesar de forçado. Ou noutras versões possivelmente mais reais, não aceitavam tão facilmente se subjugar. O aguadeiro, nem sempre aceito em todas as versões, significaria a dor, a dissolução de uma pessoa. Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pederastia era comum na Grécia, mas havia jovens que submetiam-se à homens da alta classe e/ou nobres e poderosos. Assim como os escravos, houve aqueles que provavelmente não desejavam ter relações com homens. Porém, não podemos deixar de fora que era comum, que havia jovens que procuravam homens para relações. A questão das versões de Ganimedes não sucumbir a Zeus como amante, pode-se estar atrelado ao fato dos romanos sentirem-se repudiados com a pederastia, mudando alguns pontos do mito para adaptação a Roma, ou para esconder esse ato. Sabemos que a Grécia foi "mexida" várias vezes e muitos valores e crenças de outras regiões foram misturadas com o tempo - assim como acontece com todos os lugares e com a maioria das crenças, se não todas. Além, esse arquétipo de servil também pode ser uma forma de modelo para os gregos, um modelo que mostra como devemos servir aos deuses, estarmos em prontidão para eles. Bom, temos várias chaves para identificar o mito, para desvendá-lo. Por isso que amo mitologia e religiões, é uma discussão gostosa com tantos mistérios.

      Excluir
    2. A própria bíblia teve os fatos descritos e "mexidos" ao sabor de quem os escreveu, portanto, concordo plenamente com você!

      Excluir
  3. Nem sabia que Zeus era bissexual legal gostei dessa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só ele. Poseidon, Apolo e Héracles também são.

      Excluir
    2. Nossa...
      Apolo eu já sabia mais Poseidon.
      Com que?

      Excluir
    3. Poseidon é até zoofilo...

      Excluir
    4. Quando foi que Poseidon e Heracles tiveram relações amorosas com homens? Apolo eu já sabia que tinha tido um caso com o Jacinto Pinto.

      Excluir
    5. Poseidon teve relacionamentos amorosos com Nérites (um deus menor das águas, filho de Nereu e Dóris)e Pélope, a quem Poseidon protegia e inclusive foi levado ao Olimpo pelo deus. Alguns também afirmam que Pátroclo também foi seu amante mas sobre esse não encontrei nada. Héracles tinha um séquito de jovens rapazes que o seguia em suas aventuras, sendo Iolaus o mais famoso deles. Existem histórias de pelo menos 50 com quem Héracles teria tido relações amorosas.

      Ainda que alguns ainda achem estranho, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, principalmente entre homens, era algo comum e cultural na Grécia.

      Excluir
  4. Está correto, sobre o Poseidon é apenas uma das versões que diz isso na outra Neretis é amante de Afrodite

    ResponderExcluir
  5. "Isso foi por que tava testando ele."
    Zeus sobre Ganimedes

    ResponderExcluir
  6. Foi de grande ajuda
    Thanks galera do blog

    ResponderExcluir
  7. Zeus era bem "galinha" mesmo kkk. Inclusive Ganímedes é o nome de uma das Luas de Júpiter (Zeus para os gregos), assim como a princesa Calisto que provocava o ciúme de Hera por ser uma das paixões platônicas de Zeus, e mais tarde deu origem a constelação da Ursa Maior.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby