Image Map

6 de novembro de 2015

Ukemochi

۞ ADM Sleipnir
                   

Ukemochi (japonês 保食神, também chamada Uke-mochi-no-kami, Uki-mochié a deusa xintoísta do arroz, da nutrição e da abundância de alimentos. Ela era casada com Inari, também deus do arroz, com quem era confundida com sua versão feminina, uma vez que Inari assumiu as funções divinas da esposa após sua morte. Ukemochi possuí vários epítetos, todos relacionados à comida. Dentre os mais conhecidos estão Ogetsu-himi-no-kami (grande princesa da comida), Wake-umi-nomi (Jovem mulher com comida) e Toyo-uke-bime (Princesa da rica comida).

Mitologia

A lenda mais famosa de Ukemochi envolve Tsukuyomi, o deus da lua, que a pedido de sua irmã Amaterasu, vai até a morada de Ukemochi verificar as plantações de arroz e o trabalho da deusa. Sabendo da visita de Tsukuyomi, Ukemochi resolveu preparar um grandioso banquete, porém, a forma como ela produziu os alimentos que iria servir ao deus o irritou profundamente. Ao invés de cozinhar os alimentos, Ukemochi os produziu a partir de si mesma de uma variedade de formas, tal como tossir arroz, vomitar animais, e até mesmo expelindo alimentos de vários lugares desagradáveis, incluindo as axilas, ânus e genitália.


Ofendido pela forma como os alimentos foram produzidos, Tsukuyomi desembainhou sua espada e matou Ukemochi, cortando-a em pedaços. Ao regressar ao céu, Amaterasu tomou conhecimento do crime cometido pelo seu irmão e ficou extremamente irritada, recusando-se a vê-lo novamente. Desde então, os irmãos vivem separados, alternando-se no céu.

Amaterasu enviou o deus Ame-no-Kumahito até Ukemochi, e ao chegar lá, ele encontrou vários alimentos e animais emergindo do cadáver de Ukemochi: da cabeça saíram bois e cavalos; suas sobrancelhas transformaram-se em bichos da seda; da testa brotou milho e trigo, da barriga saiu arroz e de sua genitália veio o feijão. É dito ainda que outros alimentos saíram do corpo da deusa, como o arroz doce, a soja e o pão. Os grãos foram coletados e semeados para uso da humanidade, dando início à agricultura. Os bichos de seda foram entregues a Amaterasu, que os colocou em sua boca e desenrolou o fio produzido por eles, dando início à sericultura.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Nossa que loucura hein. A mulher expelindo alimentos assim, Tem mitos japoneses que são de doer ehehe.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, imaginei ela fazendo isso como nos desenhos dos irmãos piologo XD

    ResponderExcluir
  3. eu amei essas informações

    ResponderExcluir
  4. Caraca hein Tsukuyomi ficou putasso kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ah não sei kkkk "There are consequences to killing a god!" rsrs

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby