Image Map

4 de janeiro de 2016

Zduhaći

۞ ADM Sleipnir


De acordo com o folclore sérvio, bósnio e montenegrino, os Zduhaći (no plural, singular: Zduhać) são homens que possuem uma habilidade sobrenatural inata  para proteger sua propriedade, aldeia ou região contra condições climáticas destrutivas, tais como tempestades, granizo ou chuvas torrenciais. Uma pessoa é identificada como um zduhać se tiver nascido envolto na placenta ou se nascer em uma sexta-feira específica de um determinado momento específico. Em algumas partes dos Balcãs, acredita-se que um menino nascido na véspera de certos dias festivos irá se tornar um zduhać. É difícil diferenciar um zduhać de um homen comum, porém algumas características os distinguem. Zduhaci possuem um sono pesado, e seus rostos são muitas vezes inchados, e seus olhos são sombrios. Eles são sábios e perspicazes, bem sucedidos em tudo o que fazem e são engenhosos em lidar com problemas. 

Petar Petrović I-Njegos, Prince-Bispo de Montenegro (1782-1830), foi acreditado para ser um zduhać.
Quando o mau tempo ameaça sua aldeia, o zduhać cai em uma espécie de transe/sono e seu espírito sai de seu corpo, às vezes na forma de uma mosca, e leva as tempestades para longe. Se o corpo de um zduhać for movido de lugar enquanto o seu espírito está fora, ele não será capaz de retornar, e então morrerá. Após conduzir o mau tempo para longe, o espírito do zduhać irá retornar ao seu corpo, e ele vai acordar exausto.

Às vezes, um zduhać poderá levar as tempestades para o território de outro zduhać. Se isso acontecer, eles irão lutar, e as culturas da aldeia do zduhać perdedor serão destruídas. Além disso, às vezes, os zduhaći de uma área irão se unir e batalhar contra os zduhaći de outra área. A área vencedora irá prosperar enquanto a área perdedora irá perecer.

Uma crença relacionada aos zduhaći é a lenda sérvio-bulgara dos homens dragões. Esses homens são ditos possuirem características dracônicas, e segundo as lendas também deixam seu corpo para proteger sua aldeia do mau tempo, porém os homens dragões lutam contra os Ale, demônios que trazem tempestades e granizo, a fim de arruinar colheitas.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby