Image Map

1 de fevereiro de 2016

Espada Flamejante

۞ ADM Sleipnir


A Espada Flamejante ou Flamígera é uma espécie de espada envolta em chamas por algum poder sobrenatural. Espadas desse tipo figuram em muitos mitos e lendas ao redor do mundo.

De acordo com a Bíblia, um querubim (ou o arcanjo Uriel em algumas tradições) com uma espada de fogo foi colocado por Deus nos portões do Paraíso após Adão e Eva serem banidos dele (Gênesis 3:24).


A tradição ortodoxa oriental diz que depois que Jesus foi crucificado e ressuscitou, a espada flamejante foi removida do Jardim do Éden, tornando possível para a humanidade retornar ao Paraíso. 

A divindade budista Acala possui uma espada, descrita genericamente como Hoken (espada dos tesouros) ou kongo-ken (espada vajra), que conforme a lenda pode ou não ser flamejante.

Uma espada flamejante com um imenso poder destrutivo também aparece na mitologia nórdica. Ela está em posse de Surtur, o líder dos gigantes de fogo de Muspelheim

Surtur, arte de Joanna Grodecka

Na mitologia galesa, havia uma espada chamada Dyrnwyn, e pertencente à Rhydderch Hael, rei do antigo reino bretão de Strathclyde. As lendas relatam que quando ela era desembainhada por um homem digno, sua lâmina ardia em chamas, porém quando desembainhada por alguém com propósitos impuros, suas chamas envolviam a pessoa e a matava. Rhydderch nunca hesitou em entregar a arma a ninguém, daí seu apelido Hael ("o Generoso"), mas assim que as pessoas tomavam ciência das suas propriedades, sempre rejeitavam-a.



fontes:
  • Livro Mythological Swords, de Rooky Pendergrass;
  • Wikipédia.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

12 comentários:

  1. Olá gostaria de parabenizar vcs pelo blog, eu gosto muito de estudar a bíblia e algumas pastagens daqui são sobre assuntos bíblicos,como essa postagem, interessante notar o texto citado de Gênesis 3:24. Algumas traduções como a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada apresentem esse texto da seguinte forma

    Tradução do Novo Mundo
    Gên 3:24Assim ele expulsou o homem, e colocou ao leste do jardim do Éden os querubins e a lâmina chamejante de uma espada que girava continuamente, guardando o caminho para a árvore da vida.
    Podemos notar aqui duas coisas interessantes, primeiro o título querubim está no plural o que indica q Deus colocou mais de um querubim, possivelmente dois, para guardar a o caminho da árvore da vida. Segundo não há indicação aqui de que algum dos querubins estivesse segurando a espada, porque conforme o texto ela estava girando CONTINUAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado pelo comentário. Eu não sabia que a espada se movia sozinha, pois eu não usei a bíblia como fonte, e no livro em que colhi informações o autor descreveu um querubim empunhando a espada. Parece tratar mesmo de interpretações diferentes.

      Excluir
  2. Boa tarde,

    Primeiramente, parabéns por realizar um trabalho muito bem elaborado e informativo. Seu blog está me ajudando a desenvolver minha historia e varias referencias são de mitos que foram publicados aqui.

    ResponderExcluir
  3. Interessante isso ,eu já vi isso na biblia e já li mitologia nordica,acho que isos me inspirou em meu livro que estou fazendo colocar

    ResponderExcluir
  4. Da hora! Nunca me dei conta de que Espada Flamejante derivava mitologias, achei que era apenas uma criação da sociedade moderna.
    Obrigado pela postagem! ^^!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se as espadas que os homes usam hoje foi o conhecimento dado por Deus pra eles fazerem as armas porque só existiam Adão e Eva e o anjo já possuía a espada

    ResponderExcluir
  6. silvanelopes68@gmail.com1 de julho de 2021 às 12:40

    Há pouco de tempo tive um sonho,q via um anjo descendo do céu com uma espada de fogo, com essas espada ele cortava árvores grandes e prédios ,ele vinha falando em línguas ,e vinha pra perto de mim e falava em mistério no meu ouvido ,eu fiquei atenta na espada ,porq quando me abraçava eu senti o pode de fogo da espada q estáva com ele ....e até hoje nunca entendi o significado ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvane, a Palavra de Deus é a espada de fogo que que poder para salvar e levar para o céu.

      Excluir
  7. Espada também é um símbolo de poder força e proteção. No tarô este naipe se refere a mente,o ar. O Às de espadas, significa a espada da verdade. Símbolo da proteção do arcanjo Miguel e do pai Ogum. Gratidão por compartilhar e pelo excelente trabalho, agrega muito valor.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby