1 de fevereiro de 2016

Espada Flamejante

۞ ADM Sleipnir


A Espada Flamejante ou Flamígera é uma espécie de espada envolta em chamas por algum poder sobrenatural. Espadas desse tipo figuram em muitos mitos e lendas ao redor do mundo.

De acordo com a Bíblia, um querubim (ou o arcanjo Uriel em algumas tradições) com uma espada de fogo foi colocado por Deus nos portões do Paraíso após Adão e Eva serem banidos dele (Gênesis 3:24).


A tradição ortodoxa oriental diz que depois que Jesus foi crucificado e ressuscitou, a espada flamejante foi removida do Jardim do Éden, tornando possível para a humanidade retornar ao Paraíso. 

A divindade budista Acala possui uma espada, descrita genericamente como Hoken (espada dos tesouros) ou kongo-ken (espada vajra), que conforme a lenda pode ou não ser flamejante.

Uma espada flamejante com um imenso poder destrutivo também aparece na mitologia nórdica. Ela está em posse de Surtur, o líder dos gigantes de fogo de Muspelheim



fontes:
  • Livro Mythological Swords, de Rooky Pendergrass;
  • Wikipédia.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

5 comentários:

  1. Olá gostaria de parabenizar vcs pelo blog, eu gosto muito de estudar a bíblia e algumas pastagens daqui são sobre assuntos bíblicos,como essa postagem, interessante notar o texto citado de Gênesis 3:24. Algumas traduções como a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada apresentem esse texto da seguinte forma

    Tradução do Novo Mundo
    Gên 3:24Assim ele expulsou o homem, e colocou ao leste do jardim do Éden os querubins e a lâmina chamejante de uma espada que girava continuamente, guardando o caminho para a árvore da vida.
    Podemos notar aqui duas coisas interessantes, primeiro o título querubim está no plural o que indica q Deus colocou mais de um querubim, possivelmente dois, para guardar a o caminho da árvore da vida. Segundo não há indicação aqui de que algum dos querubins estivesse segurando a espada, porque conforme o texto ela estava girando CONTINUAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado pelo comentário. Eu não sabia que a espada se movia sozinha, pois eu não usei a bíblia como fonte, e no livro em que colhi informações o autor descreveu um querubim empunhando a espada. Parece tratar mesmo de interpretações diferentes.

      Excluir
  2. Boa tarde,

    Primeiramente, parabéns por realizar um trabalho muito bem elaborado e informativo. Seu blog está me ajudando a desenvolver minha historia e varias referencias são de mitos que foram publicados aqui.

    ResponderExcluir
  3. Interessante isso ,eu já vi isso na biblia e já li mitologia nordica,acho que isos me inspirou em meu livro que estou fazendo colocar

    ResponderExcluir
  4. Da hora! Nunca me dei conta de que Espada Flamejante derivava mitologias, achei que era apenas uma criação da sociedade moderna.
    Obrigado pela postagem! ^^!

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby