27 de abril de 2016

Erlik

۞ ADM Sleipnir


Erlik (também Erlig, Erik, Erklik ou Erklikhan) é o deus da morte e do submundo na mitologia turca/mongol. Ele é descrito como um monstro, tendo o rosto e os dentes de um porco combinado com um corpo humano bem definido. Ele possui também olhos negros, além de sobrancelhas e bigode grandes. Ele às vezes é representado por um totem de urso.

Segundo a mitologia, Erlik foi a primeira criação de Ülgen, o deus criador, mas o orgulho de Erik levou os dois a entrarem em atrito. Erlik julgava ser igual a Ülgen, e desejava criar para si sua própria terra. A sua audácia levou Ülgen a bani-lo para a nona camada da terra, onde Erlik se proclamou senhor do submundo, em oposição ao mundo superior governado por Ülgen.



Erlik propaga todos os tipos de doença existentes, e exige dos homens sacrifícios para aplacar suas atividades. Se ele não receber seus sacrifícios, ele pega os cadáveres das pessoas que ele matou e os arrasta para o mundo inferior, onde os torna seus escravos. Assim, especialmente entre os povos Altay, quando alguma doença começa a se espalhar em seu meio, eles temem que seja obra de Erlik, e realizam muitos sacrifícios de animais para ele.

Erlik comanda uma legião de espíritos malignos, responsáveis por trazer infelicidade, doenças e morte para a humanidade. Além destes servos, Erlik tem nove filhos, e filhas, chamados Karaoğlanlar ("meninos negros") e Karakızlar ("negras"), que também o auxiliam na tarefa de propagar o mal.

Os filhos homens de Erlik se chamam Karash KhanMatyr KhanShingay KhanKomur KhanBadish KhanYabash KhanTemir KhanUchar Khan e Kerey Khan. Em relação a suas filhas, não se conhece o nome delas.

Uma curiosidade: o dinossauro Erlikosaurus recebeu seu nome em homenagem a Erlik.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Gostaria de saber qual símbolo era usado para representalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não conheço nenhum símbolo que represente especificamente este deus.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby