Image Map

20 de junho de 2016

Azeban

۞ ADM Sleipnir

Azeban, Azban, Asban, Azaban | They were here and might return | Scoop.it

Azeban (Azban, Asban, Azaban, Espun, Hespuns, Hespens) é um espírito trapaceiro de um guaxinim, pertencente ao folclore das tribos nativo-americanas Abenaki e Penobscot. Ele costuma enganar animais e outros seres afim de obter alimento ou outros favores. Suas travessuras são geralmente engraçadas e bastante triviais. 

Personagem principal de muitas histórias destinadas às crianças, o Azeban muitas vezes se comporta de forma tola ou causa problemas para os outros, mas ao contrário de espíritos e divindades trapaceiras presentes em outras culturas, o Azeban não é perigoso ou malévolo. Abaixo temos uma história que ilustra bem o seu comportamento.


Certa vez, haviam dois homens cegos que viviam em uma aldeia. Eles eram infelizes porque não podiam enxergar e eles não conseguiam ajudar a si mesmos. Então eles deixaram a aldeia, indo viver em meio a uma floresta. Lá se sentaram em um tronco, e decidiram que iriam ficar. Um dia, Glooscap (um herói mítico da tribo Abenaki) os encontrou nesse lugar e lhes perguntou: -"Qual é o problema de vocês?"

Os homens disseram: -"Ninguém nos quer por perto. Não podemos cuidar de nós mesmos e não podemos ajudar ninguém, por isso decidimos ficar a sós aqui até morrer".

Após ouví-los, Glooscap preparou uma tenda para eles. Em seguida, deu-lhes uma corda e disse-lhes: "Levem esta corda até o rio. Amarre uma ponta a uma árvore e a outra à um balde. Quando vocês quiserem beber água, apenas joguem o balde no rio e puxem-lo de volta".

Glooskap

O travesso Azeban estava por perto, e ao assistir a cena, decidiu se divertir pregando uma peça nos dois homens. Quando um dos homens foi até o rio buscar água, Azeban o seguiu. Ele esperou o homem jogar o balde na água, e quando o fez, ele furtivamente pegou o balde e o encheu de areia. Quando o homem puxou a corda, constatou que não havia água no seu balde, apenas areia. 

Ao voltar para a tenda, ele disse ao outro homem: "Parece que o nosso rio está seco. Só havia areia lá. Não havia água". O outro homem não acreditou nele, e disse: "Eu acho que você é muito preguiçoso. Você provavelmente não foi até o rio. Você apenas fingiu que foi".

-" Não, eu estou te dizendo a verdade!", disse o homem que havia ido buscar a água.

A esta altura, Azeban já tinha voltado ao rio e colocado o balde de volta na água. Quando o segundo homem cego foi até o rio verificar, ele puxou a corda e o balde voltou cheio d'água.

O homem voltou furioso para a tenda. Chegando lá, tratou de tirar satisfações com o companheiro. -"Veja, eu trouxe água. Você não passa de um preguiçoso. Você simplesmente não foi buscar a água!", disse ele. Os homens então iniciaram uma luta..

Mais tarde, Azeban notou que um deles cozinhava o jantar. Haviam quatro pedaços de carne na panela. Então, ele roubou dois pedaços de carne e depois se escondeu.

Quando o primeiro homem foi até a panela, tirou dois pedaços de carne e começou a comer. Quando o segundo homem foi servir a si mesmo, notou que não havia mais nenhuma carne na panela. Mais uma vez, ele ficou muito irritado.

-"Como se não fosse ruim o bastante você ser um preguiçoso e não querer ir buscar água, você ainda rouba o meu jantar. Não há nenhuma carne aqui!", disse ele.

"Eu só peguei dois pedaços de carne. Deve haver ainda dois pedaços de carne restando" , disse o outro homem. Azeban assistia novamente a briga dos dois, e ria bastante. Glooscap voltou ao local para ver como os homens estavam, e ao encontrá-los brigando, perguntou-lhes: -"Por que vocês estão lutando?"

-"Oh!", disse o segundo homem: "Ele é tão preguiçoso que não quer ir buscar água. Ele disse que não havia água no rio, mas quando eu fui até lá e joguei o balde, havia muita água. Além disso, ele comeu a minha parte do jantar, e eu fiquei sem nada para comer".

Glooscap olhou ao redor, e viu Azeban rolando no chão e rindo. Assim, Glooscap entendeu o que estava acontecendo. Glooscap foi até a tenda dos homens, onde o fogo do jantar ainda estava aceso e pegou um carvão. Depois, ele pegou Azeban e marcou um círculo preto ao redor de seus olhos. Ele então disse ao guaxinim: 

-"Isto é pelos dois pedaços de carne que você roubou dos dois cegos. Você sempre terá essa marca no rosto, para mostrar a todos que você é um ladrão. Você será reconhecido como um ladrão aonde quer que vá!

Em seguida, Glooscap usou o mesmo carvão para marcar quatro anéis em torno da cauda de Azeban. 

-"Isto é pelas vezes que você fez os homens lutarem. E você irá se lembrar, porque as marcas que eu fiz em você, ficaram com você, onde quer que vá!". 

É por isso que até hoje, os guaxinins possuem estas marcas, que se assemelham as antigas roupas utilizadas por presidiários.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby