Image Map

29 de junho de 2016

Qiong Qi

۞ ADM Sleipnir


Qiong Qi (em chinês: 穷 奇, pronuncia-se Tchion tchi), é uma espécie de besta demoníaca citada no clássico texto chinês Shan Hai Jing (chinês 山海經,"Clássico das Montanhas e Mares") e no Zuo Zhuan ("Crônicas de Zuo") como um dos Quatro Perigos (chinês: 四凶, Si Xiong), um grupo de 4 seres malévolos antagonistas aos Quatro Deuses Celestiais. Ela é descrita como tendo a aparência de um tigre (ou touro conforme algumas versões), porém possui chifres, um par de asas gigantescas e reproduz um som semelhante ao latido de cães.


Qiong Qi é dito ser uma besta gananciosa e cruel e que se deleita com a maldade, recompensando aqueles que praticam atos perversos e punindo os virtuosos. Ele é capaz de falar a linguagem humana, e dessa forma confunde as mentes das pessoas e as induz a criarem conflitos. Seu prazer pelo mal é tão grande que dizem que devora espíritos demoníacos; por isso, sua presença é frequentemente invocada para afastar espíritos malignos. Apesar disso, Qiong Qi também possui uma predileção por devorar carne humana. Quando captura um ser humano, começa a devorá-lo pela cabeça até chegar nos pés.

O nome Qiong Qi é frequentemente usado como uma metáfora para aqueles que agem de má fé e difamam aqueles que mostram lealdade. 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Não conheço muito sobre a mitologia Chinesa e seus monstros, muito obrigado por me apresentar este novo ser.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho me interessado por mitologia chinesa recentemente, por causa dos livroas Xianxia/Wuxia, é realmente muito bom ter um blog que explique um pouco sobre os monstros desta cultura tão rica de histórias e personagens! Muito obrigada s2

    ResponderExcluir
  3. Ótima informação, eu havia visto esse ser nos manhwas apotheosis e martial peak e fiquei um pouco curioso sobre.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby