Image Map

12 de agosto de 2016

Melinoe

۞ ADM Sleipnir

Arte de Simichaos

Melinoe (em grego: Μελινοε) é uma obscura deusa grega do submundo citada no Hino Órfico de nº71. Este hino é a única fonte literária que atesta sua existência. O hino diz:
"A Melínoe eu chamo, ninfa ctônia em cróceo véu, que junto à foz do Cocito deu à luz insigne Perséfone, no sacro leito de Zeus Crônio; uniu-se a ela ludibriado Plutão com ardis astutos, ardoroso arrancou a dúplice pele de Perséfone. Ela enlouquece os mortais com nevoentos fantasmas, em estranhas imagens desvelando suas formas, ora às claras ora em sombras, noturno cintilarem encontros hostis nas trevas da noite. Vamos, Deusa, suplico-te, subtérrea rainha, envia o furor da alma para os confins da terra, benévola sacratíssima face revela aos iniciados."
-Tradução de Rafael Brunhara

Arte de Yuna XD

De acordo com o hino, Melinoe é filha da deusa Perséfone, porém seu pai não era Hades, e sim Zeus, que se disfarçou como Hades para se deitar com ela. Melinoe presidia as propiciações oferecidas aos fantasmas dos mortos. Durante a noite, ela vagava pela terra acompanhada por um séquito de fantasmas, espalhando medo e insanidade por onde quer que passasse. Seus membros eram pretos de um lado e brancos do outro, uma manifestação de sua dupla natureza ctônica e celestial.

Melinoe era provavelmente um título órfico para a deusa Hécate, que também era uma líder de fantasmas e às vezes descrita como filha de Perséfone.

Cultura Popular

Melinoe será a protagonista do game Hades II, sequência do aclamado roguelike publicado pela Supergiant Games em 2020. No jogo, ela será filha de Hades, irmã do protagonista do game anterior, Zagreus e uma discípula de Hécate.

Melinoe (Hades II)

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Ta ai uma vdd... Atena q deveria ser @ Deus@ d@s deus@s

      Excluir
  2. Concordo! Sempre odiei ZEUS! Seduzir a propria filha foi o cúmulo!


    Mas eu morria e nunca sabia que Perséfone havia sido mãe! Ela não era "donzela madura"??? Ou seja, sem nunca ter engravidado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mitologia grega diz que a Perséfone era uma das deusas mais belas, e segunda alguns mitos, mais bela que a própria Afrodite. Talvez seja por isso que Zeus quis se deitar com ela. Bom, mas ele é mó zoiâo, quer tudo e todos KKKK é doido

      Excluir
    2. Zeus era tio da Kore filha de Demeter sua irman, o ki pelos padroes CatoliCus eh putaria se deitar com ela mas nunca pros Helenos Gregos.
      A sacanagem foi o Hades raptar ela pros infernos pra virar Persefone e a Mae virar Ceres.
      Uma presepada a la Grega.
      Em tempo, as bizarras Deusas virgens eram DianArtemis pois Apolo seu gemeo viviam seduzindo ou matando seus pretendentes e MinervAthena ki era provavelmente lesbica por escolha propria diferente da sacaneada pelo incestuoso Febo.

      Excluir
  3. Zeus é um grandíssimo dum filho duma puta.

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR FAZEM UM DA MELINE,DEUSA VAMPIRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não existe na mitologia grega, é uma invenção de um rpg apenas

      Excluir
    2. Dei a minha filha o nome de MELINE.

      Excluir
  5. Poucas informações sobre essa deusa melinoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é tudo o que pude encontrar em livros e sites.

      Excluir
    2. O que voces esperavam encontrar em tempos sem sequer livros sobre a filha da filha?
      Prosepina filha de Ceres ki antes era Kore pra virar Persefone por ser assediada pelos incestuosos tios Hades e Zeus roubou todo o cartaz.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby