Image Map

31 de agosto de 2016

Ninkilim

۞ ADM Sleipnir

Arte de Genzoman

Ninkilim ("Senhor dos Roedores") é uma divindade suméria associada aos ratos silvestres e aos parasitas dos campos. Também conhecida como Azalulu, “senhor das criaturas abundantes”, e em acadiano como Bēl-nammašti, “senhor dos animais selvagens”), ela aparece em muitos textos de encantamentos contra pragas dos campos, como por exemplo o Zu-buru-dabbeda.

Embora referida como uma divindade feminina na grande lista de deuses e no Almanaque do Fazendeiro Sumério (que pede ao fazendeiro que reze para Ninkilim, deusa dos ratos do campo, para que ela mantenha "seus pequenos súditos de dentes afiados longe do grão crescente"), os encantamentos das pragas de campo, assim como outros textos dos períodos posteriores, referem-se a ela como sendo uma divindade masculina.

Ninkilim era frequentemente considerada a criadora de várias pragas dos campos, embora esse papel também pudesse ser atribuído ao deus agrícola Ennugi ou à Alulu, um lendário rei primordial de Eridu que aparentemente detestava cevada.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby